Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Grande comício de Aline e Chico reúne multidão no Distrito de São Vicente

Na noite desta sexta-feira (27), o Distrito de São Vicente foi palco de um importante comício mostrando a força da candidatura de Aline para prefeita de Itapetim, ao lado de Chico, seu candidato a vice. Apoiada pelo prefeito Adelmo Moura, a dupla foi calorosamente recepcionada por uma multidão, que os aguardava na entrada do distrito. O grupo seguiu em arrastão até a Praça Central de São Vicente, onde uma grande concentração popular ocupou o espaço, demonstrando apoio massivo à chapa.

Além de Aline e Chico, o evento contou com a presença do prefeito Adelmo Moura, do presidente da Câmara, Júnior de Diógenes, do ex-prefeito Arquimedes, do ex-deputado Gonzaga Patriota e dos candidatos a vereador da coligação. Aline destacou o compromisso de dar continuidade ao trabalho que transformou Itapetim e reforçou a importância de lutar por mais avanços para o município, melhorando cada vez mais a qualidade de vida da população.

De acordo com dados da última pesquisa do Instituto Opinião, , a candidata do PSB abriu uma vantagem expressiva de 45 pontos sobre seu adversário, Anderson Lopes. Aline lidera com 66,6% das intenções de voto, enquanto Anderson aparece com apenas 21,1%. Da Assessoria

João Campos percorre ladeiras em maior caminhada da história de Casa Amarela

Uma multidão acompanhou o prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), na manhã deste sábado (28), em caminhada no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte da cidade. O ato, que também contou com a participação do candidato a vice-prefeito, Victor Marques (PCdoB), de postulantes à Câmara Municipal, de deputados e de outras lideranças políticas, foi mais uma demonstração da força da Frente Popular, externada em manifestações de carinho de quem estava nas ladeiras da região.

João percorreu toda a avenida Doutor Eurico Chaves, passou pela Rua Santa Izabel e discursou em um palco montado ao lado do pátio da Feira de Casa Amarela, que teve obras de requalificação entregues por sua gestão no mês de julho deste ano. No local, citou campanhas históricas dos ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos na Zona Norte e em outras áreas de morro da cidade, disse que “honrou essa camisa” nos últimos quatro anos e pediu uma nova chance para seguir fazendo mais e melhor.

“Sou só gratidão. Agradeço ao povo de Casa Amarela, aos partidos que estão aqui com a gente, aos vereadores e vereadoras que serão eleitos. Não tem como chegar no dia de hoje sem que passe um filme na cabeça, da nossa história, da nossa caminhada, e relembrar quatro anos atrás, quando disputei aquela eleição e enfrentei o desafio da falta de reconhecimento pela pouca idade. Mas, com a generosidade do povo do Recife, através do voto, me foi dada a confiança de ser prefeito, e eu retribuí com trabalho e dedicação. Meu sentimento é que hoje chego com o reconhecimento das pessoas”, afirmou João Campos.

O prefeito reafirmou ainda o compromisso em levar mais ações para Casa Amarela e região. “O favoritismo na política não é por acaso. O meu sentimento é que honrei essa camisa e fiz pelo povo que mais precisa no Recife. Foram USF+, creches, três obras por dia em áreas de morro, o Parque da Tamarineira, que vai ter uma segunda etapa e vai ter a entrada principal pela Avenida Norte, para o povo de Casa Amarela poder descer e usar o parque. Vamos fazer uma UPAE para o povo de Casa Amarela. Vamos fazer muito mais. Só cheguei aqui porque tenho o time da política, bons técnicos e, principalmente, o povo comigo”, discursou.

Também no palco do evento, o candidato a vice-prefeito, Victor Marques, destacou o compromisso da gestão de estar sempre próximo à população para ouvir as demandas do povo do Recife. “A gente fez uma caminhada muito bonita, que é o reflexo da nossa gestão. Passamos os últimos quatro anos todo dia na rua, ouvindo as pessoas, conversando com o povo, mostrando o tanto de coisa que a gente fez pelo Recife. E o que mais nos motiva é tudo aquilo que a gente ainda vai fazer, porque eu tenho certeza que o Recife vai reconhecer que esse é o time capaz de tirar do papel os sonhos da nossa cidade”, disse.

Uma das moradoras que fizeram festa quando o prefeito passou pelas ladeiras da região foi Beatriz Ramos, 32 anos, que tem um dos três filhos estudando em uma creche inaugurada em junho pelo prefeito. Ela disse que a duplicação do número de vagas desse tipo de equipamento na cidade fez a diferença na vida dela. “Antes da creche, eu estava tendo dificuldades para conseguir uma vaga. Foi ele abrir aquela creche que eu consegui colocar meu filho. Ele fez muito. A gente aqui vai tudo votar nele”, declarou.

Em Araripina, governadora Raquel Lyra lança segundo edital do PE Produz, com R$ 16 milhões em investimentos para os arranjos produtivos

A governadora Raquel Lyra lançou, nesta sexta-feira (27), em Araripina, no Sertão do Araripe, o segundo edital do Programa PE Produz, com um investimento de R$ 16 milhões, podendo abranger até 60 projetos e impactando diretamente cerca de dez mil pessoas. A iniciativa permite aporte financeiro estadual em entidades e associações sem fins lucrativos para ampliação da produção dos arranjos produtivos, promovendo o fortalecimento de diversos setores da economia pernambucana. Dentro do projeto, serão destinados valores que variam entre R$ 180 mil e R$ 800 mil. O programa é conduzido pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), beneficiando todas as regiões do Estado.

“A gente lançou o edital do PE Produz em um dia em que o Caged anunciou que nós somos o terceiro estado do Brasil a mais gerar emprego, só perdemos nesse último mês para São Paulo e para o Rio de Janeiro, e no Nordeste brasileiro nós somos os primeiros. É um trabalho de quem pelejou na adversidade, mesmo diante de condições pouco favoráveis. Continuamos trabalhando, empreendendo, investindo para que a gente pudesse chegar até aqui”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Os projetos poderão ser submetidos a partir da próxima segunda-feira (30) e as categorias de aporte irão variar de R$ 180 mil a R$ 800 mil. O edital e o sistema para submissão de projetos estão disponibilizados no site da Adepe (www.adepe.pe.gov.br).

O segundo edital do programa chega mais robusto. O investimento será de R$ 16 milhões e é superior aos R$ 7 milhões que foram apresentados no primeiro edital. Já a quantidade de projetos, que agora será de até 60, também é superior ao primeiro processo, onde foram contemplados 33 projetos. Ainda no primeiro edital, estima-se que três mil pessoas foram impactadas. Agora, projeta-se que este número chegue aos dez mil.

O presidente da Adepe, André Teixeira Filho, antecipou que o próximo edital contará com mais recursos, para atender ainda mais famílias pernambucanas. “A gente quer impulsionar e fazer crescer cada dia mais esses arranjos produtivos, que são mais fortes ainda no interior. São R$ 16 milhões investidos nesse edital, e a gente tá dobrando o valor. Ano que vem, o edital deve aumentar mais ainda o valor, para a gente poder complementar e atender mais de dez mil famílias”, destacou.

A deputada estadual Socorro Pimentel destacou que o PE Produz permite estimular as diversas particularidades de cada região de Pernambuco. “O Governo vem promovendo a interiorização das ações. Temos muita riqueza e cultura para mostrar”, afirmou.

Já a deputada estadual Roberta Arraes reforçou que o edital mostra o esforço da gestão estadual com o Sertão do Araripe. “É importante demais esse segundo edital ser lançado aqui no Sertão do Araripe. A gente vê o esforço do Governo para garantir a interiorização do desenvolvimento de Pernambuco”, frisou.

O vice-presidente da Associação de Artesãos e Agricultores de Ouricuri (AAAMO), Rogeverson Holanda, que teve a associação contemplada neste segundo edital, conta que a iniciativa estadual está permitindo o crescimento da associação. “Fomos contemplados com um trator, algo que buscávamos há muito tempo. Somos em torno de 120 associados e agora já estamos pensando em um próximo edital, já que essa máquina vai facilitar a vida dos associados no trabalho”, disse.

Em Araripina, a governadora Raquel Lyra também visitou a Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana e de Trânsito e Transporte de Araripina. A Central de Controle Operacional conta com 30 pontos de monitoramento.

Também estiveram o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel; o secretário estadual da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede, e a secretária da Mulher, Juliana Gouveia.

PE PRODUZ – Todas as regiões de desenvolvimento deverão ser beneficiadas no segundo edital, e entre os arranjos produtivos a serem contemplados, estão: confecção, fruticultura, tecnologia da informação, agricultura familiar, apicultura, mandiocultura, laticínios, caprinovinocultura, avicultura, piscicultura, aquicultura, panificação, turismo, artesanato e panificação.

Os critérios prioritários para seleção de projetos seguem a seguinte ordem: importância econômica e social, impacto econômico, adequação e compatibilidade do orçamento aos objetivos, atividades e metas propostas, setores priorizados, contrapartida, apoio ao empoderamento econômico feminino, apoio aos povos e Comunidades Tradicionais (PCTs), Produtos de Agroecologia e produção orgânica, Vulnerabilidades, Inovações e Tecnologias.

Rodrigo Pinheiro: “Minha parceria é com Raquel Lyra e o povo de Caruaru”

Foi com esta frase que o prefeito e candidato à reeleição na Capital do Agreste, nestas eleições municipais 2024, Rodrigo Pinheiro (PSDB), fechou a grande caminhada ocorrida, na noite dessa sexta-feira (27), nos bairros Kennedy e Vila Padre Inácio. Ao lado de sua candidata à vice-prefeita Dayse Silva (PSDB), ele recebeu o carinho gigante dos milhares de apoiadores presentes, comprovando ainda mais ser de fato, o escolhido para ser o representante do povo caruaruense, na Prefeitura de Caruaru.

“A população caruaruense está com Rodrigo Pinheiro, pois quer ver a sua cidade continuar sendo governada por um prefeito sério e compromissado com os interesses do povo. Chega de políticos de conveniência. Por aqui, o tempo deles já passou!”, comentou o apoiador Fernando Silva. “Rodrigo fez a nossa cidade crescer e melhorar, inclusive, por aqui na Vila Padre Inácio, e tenho certeza que fará ainda muito mais pelos próximos quatro anos. O povo de Caruaru está com ele!”, acrescentou a apoiadora Caroline Sousa.

Responsável por diversas requalificações, ao longo de sua gestão, tanto no Kennedy como na Vila Padre Inácio, o candidato à reeleição exaltou o seu desejo de fazer ainda muito por toda Capital do Agreste. “No próximo dia 6 de outubro, quem sairá como grande vencedora das eleições será a população de Caruaru, com a renovação da parceria entre Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro. Seguiremos juntos fazendo as transformações necessárias na cidade para melhorarmos cada vez mais as vidas dos caruaruenses”, destacou Rodrigo Pinheiro.

Prefeitura de Afogados entregou à população nova praça do São Francisco

Com investimentos de 1,3 milhão de Reais – com recursos próprios – a Prefeitura de Afogados entregou na noite de ontem (27) mais uma belíssima obra, a nova praça do bairro São Francisco, uma antiga reivindicação dos moradores.

A praça leva o nome de uma das primeiras professoras e moradora do bairro, a senhora Gercina de Sá Maranhão. Em uma área de mais de 4 mil metros quadrados, a nova praça conta com academia da saúde, parque infantil, fonte com espelho d’água, pista de cooper, ciclofaixa, passeio em piso intertravado, iluminação em LED, novos quiosques, bancos, paisagismo, recuperação do Cruzeiro e uma rotatória, que irá melhorar o fluxo de trânsito na região.

Além de um importante espaço de convivência e integração social, promovendo o bem-estar e a saúde da população, a nova praça também servirá para fomentar e incrementar o comércio local, que já está sentido os efeitos de um espaço novo, belo e revitalizado, atraindo novos visitantes para a região.

A inauguração contou com as presenças do Padre Luiz Marques, da paróquia de São Francisco, representantes da família de Dona Gercina, do conselho de moradores, vereadores Erickson Torres e Toinho da Ponte, além de secretários e gestores municipais. O secretário de cultura e esportes, Augusto Martins, falou em nome da gestão municipal. Em sua fala, Augusto Martins destacou a importância da preservação e do cuidado com a nova praça, e do envolvimento da comunidade nesse cuidado. Ele também destacou algumas das obras que foram ou estão sendo realizadas no bairro, a exemplo da Ponte Antônio Mariano, que liga os bairros São Francisco e São Cristóvão; a pavimentação dos seus acessos; o recapeamento asfáltico da Rua Maria Leopoldina; a pavimentação de 15 ruas; a reforma e ampliação da escola José Rodrigues, e as obras de reforma da escola Geraldo Cipriano, que está em andamento.

A nova praça do São Francisco foi projetada pelos arquitetos Marília Acioly e Eliseu Lira, e executada sob a supervisão do engenheiro Fernando Braga, da compacta construções.

Carlos Veras reforçará campanha em Jaboatão na reta final

O deputado federal Carlos Veras também estará presente na carreata em Jaboatão dos Guararapes neste domingo (29/09), reforçando o apoio do PT nesta reta final da campanha. Veras, que vem se dividindo entre o interior e a região metropolitana, retorna a Jaboatão para fortalecer o time de Lula e garantir a presença no segundo turno em um dos maiores colégios eleitorais de Pernambuco.

“O momento é decisivo, e estar em Jaboatão reforça nosso compromisso com a vitória do time de Lula, levando Elias Gomes para o segundo turno. Precisamos derrotar o bolsonarismo eís extremismo, garantir que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa e promover mais desenvolvimento. Estamos unidos para conquistar essa vitória para o povo de Jaboatão”, afirma Carlos Veras.

Petrolina é a cidade que mais gerou emprego no interior de Pernambuco e top 12 no Nordeste

O prefeito de Petrolina e candidato à reeleição, Simão Durando, celebrou os números positivos de geração de emprego e renda referentes ao mês de agosto. A cidade sertaneja segue em um crescimento expressivo e ficou em segundo lugar no saldo de empregos, ficando atrás apenas da capital, Recife. No somatório do ano de 2024, Petrolina também é segundo lugar estadual e 12° em todo o Nordeste. Os dados foram divulgados pelo Governo Federal, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED.

Segundo os dados apresentados, mais de 5 mil novas vagas de emprego foram criadas no mês passado, com um saldo positivo de 1.231 empregos, reflexo direto de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da economia da região. Mais uma vez, o agronegócio foi o grande influenciador com mais de 2500 postos de trabalhos criados. Também foram importantes os setores de serviços e comércio.

Ao longo do ano, Petrolina gerou mais de 36 mil empregos e tem saldo positivo de 4.239 postos de trabalho. Esse desempenho possibilitou para a cidade sertaneja ser a 12ª que mais emprega no Nordeste e 2º lugar em Pernambuco. Petrolina gerou mais empregos em 2024, por exemplo, que a capital do Maranhão, São Luís.

O prefeito Simão Durando ressalta que, nos últimos anos, a administração tem investido em programas de capacitação profissional, parcerias com o setor privado e incentivos fiscais para empresas que optam por se instalar na cidade. “Os números de agosto são reflexo da força de nossa economia. Estamos, nos oito últimos anos, sendo referência em geração de emprego. E a tendência é isso crescer mais porque estamos preparando a cidade com grandes obras de mobilidade, infraestutura, atraindo mais investidores. Ao mesmo tempo seguiremos preparando a mão de obra, investindo em educação e qualificação profissional para que os petrolinenses sigam se beneficiando diretamente por esse momento espetacular de nossa economia”, declarou Simão.

Justiça Eleitoral Reconhece Legalidade de Pesquisa do Instituto Ultraliberal em São José do Egito-PE

A Justiça Eleitoral da 068ª Zona Eleitoral de São José do Egito, Pernambuco, julgou improcedente a ação movida pela Coligação “Com a Força da Esperança” contra a divulgação da pesquisa realizada pelo Instituto Ultraliberal de Pesquisa e Estatística. A pesquisa, divulgada em 22 de setembro de 2024, havia sido questionada pela coligação, que alegava irregularidades em sua execução.

No entanto, ao analisar os fatos, a juíza Daniela Rocha Gomes indeferiu o pedido liminar feito pela coligação, reconhecendo a legalidade do levantamento realizado pelo Instituto Ultraliberal de Pesquisa e Estatística LTDA. Com a decisão judicial, a validade da pesquisa está oficialmente confirmada, assegurando sua conformidade com as normas eleitorais vigentes.

Desta forma, a pesquisa divulgada pelo instituto permanece como parte legítima do processo eleitoral em São José do Egito, reconhecendo que Dr George Lidera 48,7 %, enquanto Fredson Brito segue com 42,%.

A pesquisa realizada reafirma a transparência e a importância de estudos estatísticos no cenário democrático local.Da Assessoria

Prefeitura de Iguaracy e Secretaria de Saúde: Realizam entrega de novo fardamento para servidores da Unidade Mista de Saúde

Ontem, dia 20 de setembro, na Unidade Mista de Saúde em Iguaracy, a Prefeitura Municipal, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de novos fardamentos para as auxiliares de limpeza, copa, cozinha, recepção, farmácia e SAMU. O prefeito Zeinha Torres (PSDB) e a secretária de Saúde do município, Joaudeni Cavalcante, participaram da cerimônia e reforçaram seu compromisso com os servidores, destacando a importância de valorizar aqueles que dedicam suas vidas ao atendimento da população.

Essa ação visa valorizar os profissionais que atuam na área da saúde, garantindo mais conforto e dignidade no desempenho de suas funções. A iniciativa demonstra o compromisso da gestão com a qualidade do serviço prestado à população.

Carlos Santana faz grande caminhada em Ipojuca ao lado de Silvio Costa Filho

De volta a Pernambuco depois de uma semana intensa de agendas administrativas em vários estados do país, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi à Ipojuca, na noite dessa sexta (27), para grande caminhada promovida pelo futuro prefeito Carlos Santana, candidato do Republicanos na cidade. O ato foi realizado no distrito Camela, com as participações de lideranças como o presidente estadual da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, seu filho Gabriel Porto, a deputada estadual Simone Santana, o presidente do partido, Samuel Andrade, e o time de vereadores do Republicanos.

Durante o percurso, Silvio Costa Filho e Carlos Santana puderam receber o carinho das pessoas e várias demonstrações de apoio. “Uma alegria voltar à Ipojuca na noite de hoje para caminhar com essa grande liderança que é Carlinhos. Um homem público sério, trabalhador, que já fez muito por esta cidade; e que terá a oportunidade de fazer ainda muito mais. Vamos trabalhar muito ao lado presidente Lula para ajudar Carlinhos e fazer uma bela administração a partir de janeiro de 2025”, pontuou o ministro.

CORTÊS – Mais cedo, Silvio Costa Filho esteve em Cortês, na Mata Sul, para grande caminhada da prefeita e candidata à reeleição, Fátima Borba. O evento, que contou com as presenças de Samuel Andrade e do presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, ocorreu no distrito de Barra de Jangada.

“Quem conhece Fátima Borba, vota Fátima Borba! Não tenho dúvidas que, se esses quatro anos foram bons, os próximos quatro anos, agora com o presidente Lula, serão melhores. Apesar de toda dificuldade, Dona Fátima cumpriu muitos compromissos! Estamos aqui pisando no calçamento que era um sonho do povo Barra de Jangada”, destacou Silvio Costa Filho, responsável por assegurar os recursos para a intervenção.