Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Crônica de Ademar Rafael

Foto exclusiva deste Blogueiro, quando o então prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, recebeu este trator, através de emenda do deputado federal Pastor Eurico. em maio de 2015

LIDERANÇA INCONTESTE

Na terceira semana deste mês perdemos um grande líder, o Deputado José Patriota nos deixou. Seu legado ficará para gerações futuras, sua ação política servirá de exemplo para os que pretendem exercer cargos públicos eletivos ou por nomeações em perfeita sintonia com o que determina o artigo 37 da Constituição Federal. Fazemos questão de citar tal dispositivo constitucional porque seus princípios – “legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência” -, sempre estiveram colados nas ações de Patriota. Arisco-me a atestar que ele por conhecer como poucos os limites orçamentários e as crescentes demandas sociais cumpria todos, mas, deva atenção redobrada para a “eficiência”. Era dotado de alta capacidade para fazer mais com menos.

É possível afirmar que Patriota entrou na política pela porta do sindicato. Contudo, é necessário dizer que em sua privilegiada visão as entidades associativistas devia extrapolar a estética estatutária e lutar pela ampliação da dignidade humana, preservação do meio ambiente e harmonização dos interesses coletivos. Sua ação desde cedo se aproximou da tese levantada pelo advogado paranaense Casemiro Lacorte, ao falar sobre os objetivos de um sindicato: “O sindicato não se limita a tratar dos problemas coletivos, decorrentes do exercício da própria profissão, mas igualmente se preocupa com a condição social dos trabalhadores enquanto cidadãos, estando aí a ação sindical direcionada para questões extra profissionais”. Esta tese foi ampliada pelo nosso líder na ação sindical, no executivo, no legislativo e na Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE.

Um experiente político do estado do Pará me disse: “Ademar o prefeito de Afogados da Ingazeira, falando sobre o não cumprimento do pacto federativo pela União, foi tão coerente e assertivo que não deixou espaço para questionamentos.” Patriota estudava com profundidade cada assunto a ser debatido, tinha argumentos incontestáveis e por isto era respeitado pelos seus pares e pelos adversários. O vácuo deixado por ele demorará de ser ocupado, carecemos de um herdeiro para esse rico patrimônio.

Por: Ademar Rafael

Arrastão de Dr. George e Roseane Borja reúne multidão em São José do Egito

A exatamente uma semana das eleições, o candidato a prefeito Dr. George e sua vice, Roseane Borja, realizaram um mega arrastão, que atraiu uma multidão de apoiadores, demonstrando a força da Frente popular e o engajamento da população com os dois.

O evento, que aconteceu na noite desse domingo (29), começou em frente ao Estádio Municipal seguiu pela 25 de agosto, até a Rua da Baixa, com os candidatos sendo recebidos com entusiasmo e gritos de apoio.

A movimentação envolveu diversos setores da sociedade, desde jovens a idosos, todos unidos pelo desejo de transformação na administração municipal. Com a eleição se aproximando, a multidão presente no arrastão reforça o apoio em torno da candidatura de Dr. George e Roseane Borja. Da Assessoria

Coluna do Finfa

Debate – Será nesta terça-feira, 1º de Outubro, que o Blog do Finfa, estará realizando no Cine São José, o Debate com os candidatos a prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB) e Danilo Simões (PSDB).

A ideia é de uma ampla interação de representantes da sociedade civil com os candidatos, gerando um encontro de nível e propositivo.

Dentre os representantes de entidades que estarão participando do debate, confirmaram presenças o Pe. Gilvan Bezerra da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, Aderval Vicente, Presidente do CDL Afogados, Manoel Belarmino, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e Teresa Paula, Diretora da Escola Municipal Maria Gizelda Simões Inácio.

O debate contará com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube e Facebook do @BlogdoFinfa, além do site www.blogdofinfa.com.br pela Rádio Pajeú, com a participação do assessor jurídico advogado Jonas Cassiano.

As regras já foram entregues aos coordenadores, serão seis blocos.

Comício e carreata – No último sábado (28), O prefeito de Brejinho e candidato à reeleição, Gilson Bento e seu vice, Naldo de Valdim, realizaram uma carreata e comício na cidade. O evento reuniu apoiadores e militantes, que percorreram as principais ruas do município. A carreata teve início no povoado de Vila de Fátima e se estendeu por diversas ruas da cidade. Após a carreata, que teve fim na Rua Major Cláudio Leite de Andrade, na Rua do Cruzeiro, os apoiadores se concentraram para o comício. O Prefeito anunciou um grande arrastão para a próxima sexta-feira (04/10), o Sextou do G10, onde percorrerão as principais ruas com a presença da Carreta Tenebroso.

Mudanças – O Bispo Diocesano de Afogados da Ingazeira, Dom Limacêdo Antônio da Silva comunicou ontem (29) a transferência de alguns padres. Em Afogados da Ingazeira, o Pe. Gilvan Bezerra de Lima – deixa a Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em Afogados da Ingazeira e exercerá o ofício de Pároco na Paróquia Nossa Senhora das Dores, na cidade de Triunfo, quem vai assumir no seu lugar é o Pe. Miguel Nunes Neto (foto), que deixa a Paróquia de Santo Antônio e São João Maria Vianney, em Carnaíba.

Arrastão – Nesta sexta-feira (27), a Coligação “O Trabalho Continua”, de Iguaracy, da chapa de Dr. Pedro Alves para prefeito e Marquinhos Melo para vice-prefeito, ao lado do atual prefeito Zeinha Torres e dos candidatos a vereadores, realizaram um grande arrastão pelas ruas de Iguaracy-PE. O evento, que começou na COHAB e seguiu até o Bairro Santa Ana, reuniu uma multidão de apoiadores em um claro sinal da grande força política do grupo.

Na quinta-feira – A chapa Fredson Brito prefeito e Zé Marcos de Lima, vice-prefeito, realizam na próxima quinta-feira (03), o segundo comício que é tratado como ‘Comício da Esperança”, que será a partir das das 19:10 horas na Rua da Baixa. grande comício.

Centenário – Ontem dia 29 de Setembro de 2024, quem estaria completando 100 anos, era o meu amigo, segundo pai, companheiro de muitas conversas, Dr. Aloisio Arruda. Homem íntegro, que prestou muitos serviços em Afogados da Ingazeira. “A vida é efêmera, mas o impacto de um ser querido é eterno”. Onde estiver meu amigo, meus parabéns!

Você sabia – Que Serra Talhada vive um momento de crescimento e desenvolvimento! Com 428 novas admissões, alcançamos o 2° melhor mês de agosto na década em geração de empregos. “Vamos expandir nossos programas de capacitação, fortalecer a qualificação para o emprego e o empreendedorismo, e aumentar a instalação de indústrias certificadas, impulsionando nossa economia. Além disso, vamos apoiar e fomentar as micro e pequenas empresas, para que possam vender mais para o poder público”, disse a prefeita Márcia Conrado.

Lidera todos os cenários – A pesquisa mais recente realizada pela Simplex no município de Garanhuns, encomendada pelo Blog do Elielson, revela o atual cenário das eleições municipais de 2024. Ao considerar apenas os votos válidos, ou seja, excluindo os eleitores que declararam votar em branco, nulo ou que não souberam responder, o atual prefeito Sivaldo Albino (PSB) aparece com 77,6% das intenções de voto, seguido por Izaías Régis (PSDB) com 19,8%. Gersinho Filho (PL) possui 2,6% das intenções de voto, consolidando uma forte vantagem para o candidato do PSB.O levantamento foi conduzido entre os dias 22 e 23 de setembro de 2024, com uma amostra de 400 eleitores residentes no município, com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 4,89%, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada sob o número PE-06124/2024.

Perguntar não ofende – Haverá novidades daqui para domingo na política do Sertão do Pajeú?

Tribuna 40: Sandrinho movimenta Afogados em carreata rumo à reeleição no bairro Padre Pedro Pereira

O prefeito e candidato à reeleição, Sandrinho Palmeira (PSB), realizou no último sábado (28) uma das maiores mobilizações de sua campanha até agora, com uma carreata que saiu do comitê em direção à tribuna 40, no bairro Padre Pedro Pereira.

Motos, carros e bicicletas formaram uma longa comitiva que percorreu as principais ruas do centro de Afogados da Ingazeira. Nas laterais da nova praça da Rua Nova, uma multidão se reuniu para saudar Sandrinho e Daniel Valadares pela obra recentemente inaugurada.

A tribuna 40 foi instalada próximo à nova praça do bairro Padre Pedro Pereira, que será inaugurada em breve. O ex-prefeito Totonho Valadares foi uma das primeiras lideranças a discursar, exaltando o desenvolvimento de Afogados. “Nossa cidade é uma das melhores para se viver em Pernambuco, orgulho do Pajeú e referência no Estado em qualidade de vida. Isso é fruto do trabalho da Frente Popular ao longo de suas gestões”, afirmou.

Daniel Valadares destacou o recapeamento asfáltico das principais ruas da cidade. “Afogados está de cara nova. A mobilidade urbana melhorou, os imóveis se valorizaram e mostramos nossa capacidade de atrair recursos”, disse Daniel, mencionando os mais de cinco milhões de reais conseguidos via emenda do deputado Pedro Campos.

Sandrinho agradeceu o crescimento de sua campanha e reforçou a importância de seguir em frente. “Nessa reta final, os ataques vão aumentar, mas vamos continuar com a mesma energia e respeito pelas pessoas”, declarou.

“Nós já entregamos obras importantes este ano, como a ponte Antônio Mariano e a praça da Rua Nova, e ainda temos mais de trinta para inaugurar até o fim do ano”, completou o prefeito.

No bairro Padre Pedro Pereira, além da pavimentação e recapeamento das ruas, Sandrinho já conseguiu recursos federais para construir uma nova Unidade Básica de Saúde, reforçando o atendimento no local. Da Assessoria

Multidão sobe as escadarias do Monte do Bom Jesus no Abraça Caruaru, com Raquel Lyra, Rodrigo Pinheiro e Dayse Silva

Milhares de caruaruenses subiram as escadarias do Monte do Bom Jesus, na tarde deste domingo (29), durante o Abraça Caruaru, com as participações de Raquel Lyra (PSDB) e os candidatos à Prefeitura de Caruaru, nestas eleições municipais 2024, Rodrigo Pinheiro (PSDB) e Dayse Silva (PSDB). O evento representou mais grande um marco na campanha de rua do candidato à reeleição, que lidera a corrida eleitoral na cidade tendo como principais aliados a governadora de Pernambuco e, principalmente, o povo caruaruense.

Foi na gestão Raquel Lyra/Rodrigo Pinheiro à frente da Prefeitura que o Monte foi totalmente requalificado deixando para trás o aspecto de abandono em que se encontrava. “Quando lançamos o nosso Plano de Governo de 2016 lembro-me muito bem de como se encontrava este lugar. Resgatamos a sua história com todos os investimentos que foram realizados, assim como, fizemos por toda a cidade. Nestas eleições, Caruaru já demonstrou que quer continuar seguindo em frente, com Rodrigo e Dayse na Prefeitura e Raquel, no Governo do Estado”, discursou a governadora.

Ao lado de Raquel, desde o início de sua carreira política, Rodrigo enumerou as transformações realizadas pela dupla em benefício da cidade e da população, bem como ainda reforçou a importância desta parceria ser renovada. “Por vários anos Caruaru foi negligenciada pelos antigos governos, que nada fizeram em prol da população. Mas hoje a realidade é totalmente diferente. Com Raquel e Rodrigo, a água vem chegando até as torneiras da zona rural, as caruaruenses têm tido os seus filhos na própria cidade, porque há maternidade municipal e muito mais ainda será feito para melhorar a vida dos caruaruenses, com a renovação do nosso mandato”.

Justiça suspende falso direito de resposta de Gilson Machado contra a Frente Popular

Depois de ficar sete dias sem guia eleitoral em razão de sucessivos descumprimentos de decisões judiciais, Gilson Machado (PL) voltou a ser punido pela Justiça Eleitoral por espalhar mais desinformação. O candidato a prefeito, que desde sábado (28) vem usando o próprio tempo de TV para veicular, contra a Frente Popular do Recife, um direito de resposta que nunca existiu, foi alvo de uma decisão do juízo da 4ª Zona Eleitoral neste domingo (29) e está proibido de seguir divulgando essa propaganda irregular na televisão, no rádio e nas redes sociais. A previsão de multa chega a R$ 50 mil por veiculação, em caso de descumprimento.

A propaganda impugnada emula as características de inserções veiculadas, até a quarta-feira (25), pela Frente Popular, com o texto “Direito de resposta” escrito na tela e uma apresentadora com semblante sério proferindo o posicionamento da campanha. A desinformação, porém, está no fato de que Gilson usa o próprio tempo de TV para passar a impressão de que obteve um direito de resposta e que ele é fruto de uma punição judicial contra a Frente Popular por conta de uma “ação mentirosa”, o que não procede.

“Excelência, vê-se no referido vídeo uma mulher informando aos eleitores que numa ação mentirosa João Campos praticou fake news, acusando-o de mentiroso e criminoso ao acusar Gilson Machado de mentir ao denunciar as irregularidades da creche, fazendo crer que o trecho anterior se tratava, de fato, de um cumprimento do direito de resposta” e que “a Justiça lhe foi favorável, quando que na verdade se trata do contrário”, argumentou a Frente Popular, em ação apresentada ao juízo da 4ª Zona Eleitoral.

Na decisão liminar, a Justiça Eleitoral constatou que a propaganda de Gilson tem “potencial de confundir o eleitorado” e configurou-se como “uma simulação de Direito de Resposta que não fora referendado por meio da Justiça competente”. “Os representados [Gilson Machado e o PL] se utilizam de uma ‘fake news’ para acusar os demandantes [Frente Popular do Recife] de, supostamente, produzirem ‘fake news’”, avaliou a Justiça, determinando, em seguida, a suspensão do material irregular.

Não é a primeira vez que a campanha de Gilson veicula notícias com potencial de confundir o eleitorado. Em 8 de setembro, após sofrer as primeiras derrotas judiciais, o candidato chegou a divulgar nota à imprensa celebrando um parecer do Ministério Público Eleitoral como se fosse uma decisão judicial, induzindo à crença de que peças impugnadas por desinformação sobre a rede de creches do Recife estariam liberadas para divulgação. O teor da notícia nunca se confirmou e, pouco depois, sucessivas decisões judiciais agravaram as punições contra Gilson, sendo a maior delas a perda de 293 inserções e 38 minutos do guia eleitoral.

Decisão contra Gilson Machado – 29.09.2024

João Campos e Vinicius Castello percorrem 13 bairros do Recife e de Olinda em carreata

Conhecidas por compartilharem até o dia do aniversário, Recife e Olinda, as cidades-irmãs, viveram mais um momento simbólico dessa união neste domingo (29). O prefeito da capital pernambucana e candidato à reeleição, João Campos (PSB), promoveu uma carreata conjunta com Vinicius Castello (PT), postulante a prefeito da Marim dos Caetés. Além de demonstrar o alinhamento político entre as campanhas, o ato também evidenciou o compromisso dos candidatos com a população das áreas limítrofes das duas cidades. Uma multidão acompanhou a carreata por ruas e ladeiras de 13 bairros, totalizando 15 quilômetros percorridos.

Intitulado “Carreata da Pressão”, o ato começou na Avenida Dr. Jayme da Fonte, em Santo Amaro, na área central do Recife, e seguiu para a Zona Norte, passando por Campo Grande, Peixinhos, Campina do Barreto, Água Fria, Cajueiro, Bomba do Hemetério, Linha do Tiro e Beberibe. Na outra margem do Rio Beberibe, o trajeto incluiu os bairros de Águas Compridas e Alto da Bondade, em Olinda, e os trechos olindense e recifense do Passarinho, com finalização no bairro de Dois Unidos, na capital.

“Estamos aqui em mais uma carreata. É Vinicius e João, é Olinda e Recife”, declarou João Campos, que, durante o trajeto, visualizou conquistas entregues em sua gestão, como a requalificação do Campo do Onze, em Santo Amaro, e aproveitou para reforçar compromissos como o de promover obras de urbanização no entorno do Rio Beberibe, que ganhará um parque linear. “Em Olinda, o povo quer mudança e estamos aqui para renovar. Olinda é 13 e Recife é 40”, complementou Vinicius Castello.

Também participaram do ato o candidato a vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, ex-prefeita de Olinda e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, a deputada estadual e presidente do PSB de Olinda, Delegada Gleide Ângelo, e postulantes aos cargos de vereador e vereadora das duas cidades. A carreata marcou mais um capítulo da reta final da campanha, que, nos últimos dias, levou eventos semelhantes para oito bairros das zonas Oeste e Sul do Recife e para a região do Ibura e da Cohab, no limite entre a capital e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.

Romero Sales Filho destaca revitalização da Orla de Tamandaré

A Prefeitura de Tamandaré entregou no sábado (28) a revitalizada Orla de Tamandaré e a Vila Pescador Caboclo, em parceria com o deputado estadual Romero Sales Filho e a empresa Gramado Parques. A nova estrutura inclui 17 quiosques e dois banheiros públicos, e faz parte de uma iniciativa público-privada voltada ao desenvolvimento turístico e econômico do município.

O deputado estadual Romero Sales Filho destacou a importância da gestão atual na execução do projeto e os avanços que Tamandaré tem alcançado. “Estamos entregando não apenas uma nova orla, mas também dignidade e oportunidades para os quiosqueiros e todos que dependem do turismo em Tamandaré. A cidade tem se destacado como um dos principais destinos do litoral sul de Pernambuco”, afirmou Romero.

A revitalização da orla também contemplou o Projeto “Praia sem Barreiras”, promovendo mais acessibilidade para os visitantes. A entrega dos novos quiosques é resultado de uma luta de mais de 15 anos dos quiosqueiros, que enfrentaram disputas judiciais pela revitalização da área.

Durante a cerimônia, Dona Ana, esposa do pescador Caboclo, homenageado pela Vila Pescador Caboclo, ressaltou a importância da obra para a comunidade local. “Ver essa homenagem ao meu marido é uma honra. Hoje, temos uma orla onde podemos continuar nosso trabalho e acolher os visitantes”, disse.

O secretário de Infraestrutura de Tamandaré, Jonnatha Cardoso, afirmou que a cidade tem apresentado crescimento econômico e turístico nos últimos anos, o que se reflete na criação de empregos e no desenvolvimento local.

Grande carreata de Queiroz ganha as ruas de Caruaru ao lado de Silvio Costa Filho

“Volta, Zé!” É o que pedia o povo de Caruaru durante a grande carreata realizada pelo futuro prefeito Zé Queiroz e seu vice, Tonynho Rodrigues, neste domingo (29). O ato político, que parou a cidade para celebrar o time de Lula, contou com as presenças do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do secretário-executivo do Ministério da Previdência, Wolney Queiroz, do ex-prefeito Tony Gel, da deputada estadual Rosa Amorim, do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, e do exército de candidatos a vereador.

Durante todo o percurso, uma festa para Queiroz, Tonynho e Silvio. “Volta, Zé! O sentimento de mudança tomou as ruas de Caruaru hoje! Zé Queiroz foi um grande prefeito e vai voltar a governar esta cidade junto com Tonynho. Ao lado do presidente Lula, vamos trazer muitos investimentos para gerar emprego e renda; transformando a vida do caruaruense”, destacou o ministro de Lula.

De Caruaru, Silvio Costa Filho seguiu para São Caetano para um grande arrastão do prefeito Josafá Almeida, candidato à reeleição. Em seguida, para Venturosa, onde participa de ato do candidato a prefeito Adrianno do Posto.

Padre Gilvan Bezerra confirma participação no Debate com os candidatos a prefeito de Afogados da Ingazeira

O Pároco do Senhor Bom Jesus dos Remédios, Padre Gilvan Bezerra, confirmou que estará participando do Debate do Blog do Finfa com os candidatos à Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

O embate propositivo, com representantes da sociedade civil e os candidatos Sandrinho Palmeira (PSB) e Danilo Simões (PSD), será na próxima terça-feira, 1º de setembro, às 20 horas no Cine Teatro São José.

Além do Padre Gilvan, estarão participando Aderval Vicente, Presidente do CDL Afogados, Manoel Belarmino, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e Teresa Paula, Diretora da Escola Municipal Maria Gizelda Simões Inácio.