Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Domingo de Carnaval traz Elba Ramalho na Bomba do Hemetério, programação diurna no Mercado da Boa Vista, Gaby Amarantos no Arsenal e Spok no Parque Santana

O domingo de Carnaval do Recife começa pontualmente às 13h30. No Mercado da Boa Vista, tradicional ponto da boemia no Centro, Bia Marinho abre os trabalhos, seguida de Betto do Bandolim, que começa às 15h.

No mesmo horário, só que no Pátio de Santa Cruz, acontece o Encontro de Bois, garantindo muita diversão em uma das maiores manifestações da folia do Recife. Perto dali, na Rua da Aurora, e também às 15h, se apresenta a Orquestra 100% Mulher Itinerante.

Seguindo na tarde, também às 15h, só que no Parque da Jaqueira, o Maracatu Leão Teimoso anima um dos mais tradicionais polos infantis do Recife, levando à meninada a tradição dos tambores.

No Bairro do Recife, às 16h, no renovado Polo Samba – que esse ano acontece aos pés da Ponte Giratória – acontece a apresentação do Clube Saberé. Seguindo na direção da Zona Norte, às 17h, no Polo da Bomba do Hemetério, é a vez do Coco de Roda e Ciranda do Mestre Goitá.

Imperdível mesmo será a apresentação do Maestro Spok no Parque Santana, às 17h30. Vale a pena conferir o show de um dos maiores nomes da história do frevo, acompanhado de sua renomada orquestra.

No Recife existe folia nos quatro cantos da cidade. Na Zona Oeste, no Polo Jardim São Paulo terá, às 19h10, o som de Terezinha do Acordeon. E, voltando à Zona Norte, outra pedida daquelas que não dá para ignorar é o show do Devotos no Polo Alto José do Pinho. Ícones do punk rock local, Cannibal, Neilton e Cello vão, literalmente, jogar em casa.

Fechando a noite, um dos maiores nomes da música brasileira vai agitar o Polo da Bomba do Hemetério: Elba Ramalho, presença cativa na folia do Recife, fará a primeira de suas apresentações no Carnaval 2026. O show começa às 23h40.

E quem estiver pelo Bairro do Recife, não deixe de conferir o suingue da paraense Gaby Amarantos, que se apresenta às 0h no Polo da Praça do Arsenal.

Prefeitura do Recife lança atendimento oficial do Carnaval no WhatsApp e amplia uso da tecnologia na folia

Acesso a informações e serviços públicos durante a folia será feito pelo mais famoso aplicativo de mensagens do planeta. Ferramenta torna mais fácil verificar a programação, montar roteiros e acompanhar as transmissões ao vivo

A Prefeitura do Recife não para quando o assunto é inovação e tecnologia no Carnaval. Depois de lançar o Conecta Folião, iniciativa que ampliou as conexões entre quem vive a festa dentro e fora da rua, a gestão municipal anuncia agora uma nova ferramenta para facilitar o acesso à informação e aos serviços públicos durante a folia: o Conecta Zap Carnaval, canal oficial do Carnaval do Recife no WhatsApp

Com a novidade, o folião passa a ter, diretamente no celular, acesso à programação completa de todos os polos, possibilidade de montar roteiros personalizados, acompanhar transmissões ao vivo dos shows, ativar alertas dos artistas favoritos e localizar serviços essenciais, como banheiros químicos, postos médicos, transporte público e outras informações úteis para quem está curtindo o carnaval.

O atendimento é guiado por um personagem já conhecido do público recifense: a capivara Méry Cristina, que assume o papel de guia oficial do Carnaval 2026 e torna a experiência mais intuitiva, leve e interativa. Para acessar o serviço, basta enviar a palavra CARNAVAL para o WhatsApp da Prefeitura ou clicar no link: https://bit.ly/carnavalrecife2026.

Além das funcionalidades já disponíveis, o canal também contará com conteúdos exclusivos e surpresas, que serão liberados ao longo dos dias de festa.

Com o lançamento do Conecta Zap Carnaval, a Prefeitura do Recife reforça seu compromisso em usar a tecnologia como aliada da cultura, da organização da cidade e da experiência do público, garantindo que o Carnaval mais democrático do país esteja cada vez mais acessível, conectado e próximo das pessoas.

João Campos recebe Lula no Galo da Madrugada

Presidente da República está encantado com o maior bloco do mundo e a alegria do povo recifense

O prefeito João recepcionou, neste sábado (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Recife. Juntos os dois acompanham o desfile do Galo da Madrugada, que detém o título de maior bloco carnavalesco do mundo.

Encantado com a grandiosidade do Galo, o presidente destacou a força da cultura popular e a energia contagiante do povo recifense. O bloco é símbolo da criatividade e da identidade do Recife e Pernambuco.

A grande festa, marcada pela imensidão de pessoas nas ruas do bairro de São José, faz a capital pernambucana ganhar ainda mais projeção nacional com a presença do presidente da República.

Marconi Santana relembra protagonismo na construção da Maternidade Socorro Godoy, em Serra Talhada

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, reafirmou seu protagonismo na reivindicação da Maternidade Socorro Godoy, em construção às margens da BR-232, em Serra Talhada. Segundo ele, o pleito foi apresentado ainda quando Raquel Lyra era candidata ao Governo do Estado.

Marconi possui de fato um vídeo cobrando publicamente o compromisso durante ato político em Floresta. “Foi um compromisso assumido e cobrado por mim”, declarou. Ele destaca que a escolha de Serra Talhada ocorreu pela localização estratégica, facilitando o acesso do Pajeú, Moxotó e Sertão Central, além da logística da BR-232.

A proposta, segundo ele, nasceu da necessidade histórica do Sertão contar com uma maternidade moderna e humanizada, evitando transferências para o Agreste e a Região Metropolitana.

Em março de 2025, ao anunciar oficialmente a obra, a governadora recebeu reconhecimento público de Marconi, que reafirmou seu protagonismo, embora também reconheça a mobilização de outras lideranças ao longo do processo.

No entanto, disse que os parabéns são de forma especial para a governadora Raquel Lyra, que é quem, de fato, está tornando realidade essa obra tão importante para o Sertão.

Orçada em R$ 120 milhões, a maternidade avança em ritmo acelerado e deverá gerar mais de mil empregos diretos após a conclusão, consolidando-se como um dos maiores investimentos em saúde no interior pernambucano.

Prefeitura de Itapetim entrega kits escolares aos alunos da rede municipal

O Governo Municipal de Itapetim, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na última quinta-feira (12) e sexta-feira (13), a entrega de kits escolares aos alunos da rede municipal de ensino. Além dos materiais, também foram distribuídos fardamentos para os estudantes iniciantes.

A prefeita Aline Karina acompanhou as entregas ao lado do vice-prefeito Chico, da secretária de Educação, Paula Cilene, e da diretora de Ensino, Valdinete, visitando todas as escolas do município para acompanhar de perto a distribuição dos itens.

De acordo com a gestão municipal, além dos kits, a Prefeitura também garante merenda de qualidade, material pedagógico e transporte para os estudantes.

A entrega dos kits escolares é considerada uma ação importante para o desenvolvimento educacional dos alunos, pois assegura que todos tenham acesso aos materiais necessários para acompanhar as atividades em sala de aula desde o início do ano letivo.

A iniciativa também representa um alívio para as famílias, já que os pais ou responsáveis não precisaram arcar com gastos na compra de material escolar básico. Segundo a administração municipal, este é mais um ano em que os estudantes da rede municipal recebem os kits escolares.

Carnaval de Direitos: Acessibilidade e inclusão são prioridades na Folia de Momo do Recife

Recife amplia espaços acessíveis e leva serviços de direitos humanos para polos centrais e descentralizados

No Carnaval do Recife 2026, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, bate recorde em termos de iniciativas em prol das pessoas com deficiência e grupos vulneráveis. Além dos Espaços Acessibilidade no Galo da Madrugada, no Marco Zero e na Praça do Arsenal, Cais da Alfândega e Central do Samba, os 12 polos descentralizados também vão contar com essas áreas acessíveis, com mais conforto e boa visibilidade para os shows. A festa oferece ainda a Caravana de Direitos com novas vans realizando o transporte de quem tem mobilidade reduzida e atendimentos ao público em defesa dos direitos humanos. A identificação de crianças, através de pulseiras com geolocalização em QR Code, também está garantida nos dias de folia.

“O Carnaval do Recife é uma celebração popular que precisa ser vivida com respeito, segurança e oportunidade para todos. Neste ano, ampliamos os Espaços Acessibilidade para polos descentralizados, reforçamos a Caravana de Direitos com vans adaptadas, estruturamos uma Central com equipe multidisciplinar e garantimos identificação infantil com tecnologia de QR Code. São ações integradas que colocam a inclusão no centro da festa e mostram que é possível unir alegria, cultura e responsabilidade social, assegurando que pessoas com deficiência, idosos, crianças e demais públicos tenham condições reais de participar da folia com dignidade e autonomia”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.

ESPAÇOS ACESSIBILIDADE – A novidade é que os polos descentralizados do Alto José do Pinho, Ibura,  Bomba do Hemetério, Brasília Teimosa, Campo Grande, Casa Amarela, Cordeiro, Graças, Jardim São Paulo, Lagoa do Araçá, Linha do Tiro, Poço da Panela, Várzea agora contam com espaços acessibilidade, a média é de 20 vagas por polo, sendo 10 para pessoas com deficiência e 10 para seus acompanhantes. O atendimento será por demanda espontânea. Caso pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou com transtorno do espectro autista (TEA) não ocupem as vagas, elas serão abertas para idosos também.

No desfile do Galo da Madrugada, o Espaço funcionará das 8h às 17h. São 160 vagas, sendo 80 destinadas a pessoas com deficiência ou autismo e 80 para seus acompanhantes. O local contará com serviços de audiodescrição e com a distribuição de abafadores de ruídos e intérprete de Libras.

Para o Marco Zero, serão 25 vagas para pessoas com deficiência e 25 para os seus acompanhantes. Já para a Praça do Arsenal, serão 20 vagas para o público-alvo e outras 20 para os acompanhantes.

No caso desses três Espaços Acessibilidade da área central da cidade, as vagas foram sorteadas na última quarta-feira (11), no canal da TV Conecta, no YouTube, com resultado divulgado no mesmo dia. O resultado segue disponível no Conecta Recife ou no https://espacoacessibilidade.recife.pe.gov.br/.

O horário máximo para chegada ao Espaço Acessibilidade no Galo da Madrugada será até às 11h. Após esse horário, as vagas poderão ser destinadas à demanda espontânea. No caso do Marco Zero e da Praça do Arsenal o horário máximo será 20h.

TELÕES – Outra novidade é que os telões do Marco Zero, os da Avenida Rio Branco e da Avenida Marquês de Olinda vão apresentar os trabalhos dos intérpretes de Libras, que atuam no palco do Polo Marco Zero, durante os shows.

CARAVANA DE DIREITOS E ROTA DA ACESSIBILIDADE – Na última quarta-feira (11), a Prefeitura lançou a Caravana de Direitos com vans acessíveis. Os três veículos têm estrutura de escritório e contam com rampa de acesso, espaços para cadeiras de rodas com cintas de fixação e assentos removíveis. Neste Carnaval, de quinta-feira (12) à terça-feira (17), duas das vans circulam, no horário das 18h à 0h, entre a Prefeitura do Recife e o Polo Marco Zero, realizando o transporte dos usuários do Espaço Acessibilidade do local, configurando a Rota da Acessibilidade. Outra van ficará na Praça do Arsenal, na esquina da Rua do Observatório, a serviço da Central de Direitos Humanos e Acessibilidade.

Ademais, pela primeira vez, o Carnaval do Recife vai contar com a van destinada à arte e à inclusão. O veículo vai percorrer os polos descentralizados, apresentando uma esquete teatral. O objetivo é sensibilizar recifenses e turistas em prol do respeito e da busca por equidade social. Através das apresentações, o público conhecerá as campanhas “Recife 60+: Recomeço, Respeito e Protagonismo”, “Respeito, Proteção e Afeto”, “Recife sem Preconceito e Discriminação” e “Recife Sem Racismo”.

BRAILLE – A Arena Gastronômica também celebra a inclusão ao disponibilizar cardápios em braille, garantindo que a folia possa ser apreciada com autonomia e dignidade por todos.

CENTRAL DE DIREITOS HUMANOS E ACESSIBILIDADE – A Central vai realizar a identificação de crianças com pulseiras, com geolocalização em QR Code; atendimento e orientação em caso de violação de direitos humanos; além da divulgação das campanhas contra racismo e LGBTfobia durante todo o Carnaval. O espaço contará com uma equipe multidisciplinar composta por agentes e técnicos de direitos humanos, psicólogos, advogados e assistentes sociais para atender à população. Essa Central contará também com intérpretes de libras e audiodescritores para garantir acessibilidade comunicacional às pessoas com deficiência.

IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS – Agentes de Direitos Humanos, em equipes itinerantes, vão atuar nas proximidades da Ponte Giratória, Ponte Maurício de Nassau, na Central de Direitos Humanos e Acessibilidade e em locais de acordo com a demanda, em todos os dias de festa, colocando pulseiras de identificação nas crianças. Com isso, caso elas se percam, podem ser rapidamente encontradas e logo acolhidas pelos pais ou responsáveis.

O sistema pioneiro de identificação infantil foi lançado no início de novembro de 2025. Em cada pulseira há um QR Code que leva a informações importantes de cada menino ou menina e de seus respectivos responsáveis, tais como contatos e dados referentes à saúde. Todo o cadastramento é feito em cerca de 1 minuto, contendo dados pessoais das crianças, pais e/ou responsáveis, foto, dentre outras informações.

RECIFE SEM PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO – A Campanha “Recife sem Preconceito e Discriminação” está presente no Carnaval do Recife promovendo sensibilizações nos polos de Carnaval centralizados e descentralizados. São afixados adesivos de divulgação das leis municipais que punem e proíbem atos discriminatórios no Recife (Lei nº 16.780/2002 e Lei nº 17.025/2004), dos serviços do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTI+ do Recife e da plataforma de denúncias do município https://denunciaslgbt.recife.pe.gov.br, que também pode ser acessada através do aplicativo Conecta Recife.

RECIFE SEM RACISMO – A Campanha Recife Sem Racismo também vai atuar por meio de sensibilizações nos polos e afixando adesivos em prol da equidade racial. A SDHJ disponibiliza a plataforma Recife Sem Racismo que pode ser acessada pelo aplicativo ou site Conecta Recife, ou através do https://semracismo.recife.pe.gov.br/denrs/. Trata-se de um canal seguro e acessível para que vítimas ou testemunhas de atos racistas possam registrar ocorrências, garantindo que os casos sejam devidamente apurados. A ideia é contribuir com a promoção da igualdade racial na cidade e conscientizar a população sobre o preconceito racial.

CONCURSOS – O Carnaval do Recife 2026 oferece a simpatia, o ritmo e o frevo das suas majestades para recifenses e turistas que apreciam fantasia e música, e também inclusão social e empoderamento. Através da SDHJ, a Prefeitura realizou o  1º Concurso para Eleição da Rainha e do Rei da Diversidade, o 5º Concurso do Rei e da Rainha com Deficiência do Carnaval e o 15º Concurso da Rainha e do Rei do Baile Municipal da Pessoa Idosa. Os reis e rainhas seguem participando da folia, desfilando pelo Recife.

BAILE MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA – O 23º Baile Municipal da Pessoa Idosa já se tornou uma tradição no Carnaval do Recife. O evento reuniu cerca de 10.000 pessoas 60+, na quarta-feira (11), no Classic Hall. A iniciativa proporciona integração social e bem-estar aos idosos, embalando os participantes com muito frevo e alegria. Com isso, a  Prefeitura reforça a importância das políticas públicas de inclusão em todas as fases da vida, garantindo que a população idosa tenha acesso a lazer, cultura e convivência social.

Prefeitura de Brejinho renova acordo de parceria com o SEBRAE

You are currently viewing Prefeitura de Brejinho renova acordo de parceria com o SEBRAE

A Prefeitura de Brejinho recebeu a gerente regional do SEBRAE, Rossana, e a analista Ana Karolina para uma importante reunião de alinhamento das ações para 2026 e renovação do acordo de parceria entre a Prefeitura e o SEBRAE.
Na pauta, o planejamento de iniciativas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo e ao crescimento econômico do município.
Durante a reunião, também ficou definida a realização da Expo Brejinho 2026, que acontecerá de 20 a 22 de novembro, consolidando o evento como um dos principais impulsionadores do comércio, do turismo e da geração de oportunidades em nossa cidade.
A gestão de Brejinho segue trabalhando com planejamento, união e compromisso para promover cada vez mais desenvolvimento para o município, disse em nota a Prefeitura.

Duque entrega novo aparelho de ultrassom ao Hospital Eduardo Campos e anuncia novo investimento para 2026

Nesta sexta-feira (13), o deputado estadual Luciano Duque realizou a entrega de um novo aparelho de ultrassonografia portátil ao Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. O equipamento, adquirido por meio de emenda parlamentar, foi entregue à diretora da unidade, Dra. Patrícia Queiroz, ampliando a capacidade de diagnóstico e fortalecendo o atendimento à população do Sertão.

Duque destacou que o investimento contribui diretamente para a eficiência da assistência hospitalar. “Esse equipamento garante mais rapidez nos exames e mais segurança na decisão clínica. Nosso mandato tem compromisso com a saúde pública e com o fortalecimento das unidades que atendem Serra Talhada e toda a região”, afirmou o parlamentar.

A diretora da unidade ressaltou os avanços proporcionados pelo novo aparelho. “O ultrassom portátil permite exame à beira leito, trazendo mais agilidade no diagnóstico, conforto ao paciente e comodidade para o profissional. Além disso, assegura qualidade no exame e evita o deslocamento de pacientes em estado delicado, o que impacta diretamente na rapidez da decisão clínica”, explicou Dra. Patrícia.

Durante a agenda, o deputado também anunciou que já está assegurada para 2026 uma nova emenda destinada à implantação de um dispensário eletrônico de medicamentos no hospital, modernizando o controle e a distribuição de remédios e ampliando a segurança no atendimento.

Somente nos anos de 2024 e 2025, Luciano Duque já destinou quase R$ 2 milhões em emendas para o município de Serra Talhada, contemplando ações na saúde e em outras áreas estratégicas. Além do Hospital Eduardo Campos, o parlamentar também direcionou recursos ao Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), à Fundação Altino Ventura e ao Instituto de Terapia Renal (ITR) viabilizando melhorias na infraestrutura e reforçando o compromisso do mandato com o fortalecimento da rede pública de saúde no Sertão.

Governadora Raquel Lyra e presidente Lula visitam expansão da fábrica da Aché no Cabo de Santo Agostinho

Unidade pernambucana da farmacêutica é responsável pela produção de anti-hipertensivos, antidepressivos, medicamentos cardiovasculares e para asma

A governadora Raquel Lyra visitou, nesta sexta-feira (13), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a expansão de uma das fábricas do Aché Laboratórios Farmacêuticos, localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Após a agenda, a chefe do Executivo estadual destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsiona a inovação, gera empregos e fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS).

“A presença da Aché em Pernambuco reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento econômico aliado à inovação e à geração de empregos. São investimentos que fortalecem o SUS, ampliam o acesso da população a medicamentos essenciais e consolidam o nosso Estado como um polo estratégico da indústria farmacêutica no Brasil”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Durante a visita, foram apresentados os investimentos realizados pela farmacêutica no Estado, que somam R$ 1,6 bilhão desde o início da operação da unidade, em 2019, consolidando Pernambuco como polo estratégico da indústria farmacêutica nacional. As novas etapas, lançadas em 2026, receberam R$ 267 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contarão com a produção de até 40 milhões de medicamentos por ano.

Na ocasião, o presidente Lula ressaltou a importância da fábrica para o crescimento do mercado farmacêutico no Brasil. “No que depender da governadora, do presidente da República e do Ministério da Saúde, a Aché vai seguir produzindo mais medicamentos, pois eu quero o Brasil soberano na questão da saúde”, pontuou o presidente.

A unidade pernambucana da Aché é responsável pela produção de medicamentos essenciais para milhões de brasileiros, como anti-hipertensivos, antidepressivos, medicamentos cardiovasculares e para asma, muitos deles distribuídos por meio do Programa Farmácia Popular. “Essa fábrica representa oportunidade para os jovens de Pernambuco. Para o SUS, a Aché significa segurança. É uma empresa nacional que produz no país e constrói parcerias com o poder público”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Com a expansão da fábrica de estéreis, o complexo passará a produzir, em Pernambuco, corticoides de uso nasal, que atendem cerca de 8,5 milhões de pacientes por mês. “A nossa fábrica escolheu Pernambuco porque queremos expandir no Estado. Somos a primeira farmacêutica do Brasil carbono neutro. Qualidade, para nós, é inegociável. Escolhemos sempre a melhor matéria-prima e a melhor tecnologia”, frisou José Vicente Marino, presidente da Aché.

Acompanharam a governadora na visita os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); além do presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto. A agenda também contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin; do prefeito do Recife, João Campos; de ministros, senadores e deputados, além de representantes da empresa farmacêutica.

Escolhidos Rei e Rainha da Diversidade do Carnaval do Recife 2026

1º Concurso para Eleição da Rainha e do Rei da Diversidade ocorreu no Palco do Parador, durante a Quinta da Diversidade.

Com muito brilho, cores e adereços carnavalescos, o 1º Concurso para Eleição da Rainha e do Rei da Diversidade foi realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, nesta quinta-feira, no Palco do Parador, que configurou um Polo da Diversidade. A Rainha coroada foi Daniele Santos de Azevedo, e o Rei, Madson Murilo.

“Estou muito feliz e grata, aqui ao lado do Rei. Sou a primeira Rainha desse concurso tão importante que teve a participação de pessoas gays, lésbicas e trans. Não foi fácil, tive grandes concorrentes”, afirmou a Rainha Daniele.

“O Recife já vem construindo, ao longo dos anos, um Carnaval mais representativo, com concursos destinados às pessoas idosas e às pessoas com deficiência, iniciativas que reconhecem o protagonismo desses públicos na festa. Ao instituir o 1º Concurso da Rainha e do Rei da Diversidade, a gestão municipal amplia esse olhar e passa a incluir de forma direta a comunidade LGBTQIAPN+, reforçando o respeito às diferenças e à pluralidade que marcam a cultura recifense. Para a Prefeitura do Recife, inclusão não é apenas discurso, mas uma prática que se traduz em políticas e ações efetivas”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.

Já o Rei, Madson, lembrou da importância de resistir às adversidades ao longo da vida para alcançar os objetivos. “Estou lisonjeado em ser o primeiro Rei deste concurso que traz inclusão e nos lembra da necessidade da resistência. Para estarmos aqui hoje, muita gente passou por muita luta e resistiu. Espero que tenhamos mais reis nos próximos anos”, disse.

Depois da coroação, o público presente conferiu as performances das drag queens: Fabiana Oliveira, Makusa Hoax, Jeniffer Stronger, Robson Haed, Drag Xu, Nina Poison, Kira Cairoshell, Drynavox, Shiva Saimon, Mayven Hoffmann, Rayssa Botelho, Britney Hill, isela Popovick e Ruby Nox. A apresentação foi de Sayuri Heiva e Macarrão Flyer.

Os foliões e as foliãs também dançaram ao som do frevo, coco de roda, pop, brega funk, hip hop, ijexá e rock de Caetana com o seu show Bicha Treme Terra. A apresentação da artista, considerada a primeira artista trans a gravar um frevo no Brasil, contou ainda com as participações de Guilherme Kastrup (SP), Juan Guiã (Rec), Rodrigo Ciampi (SP) e Roberto Junior (Olinda).

O 1º Concurso para Eleição da Rainha e do Rei da Diversidade teve também o samba e o pagode de Gabby Moura, que foi participante do The Voice e defende a causa LGBTQIAPN+. A cantora se destacou pela presença de palco e carisma.

Por fim, o Carnaval da Diversidade teve Eliza Mell, a Rainha do Gogó, no palco. A cantora pernambucana tem destaque no movimento musical do brega, com mais de 20 anos de carreira e inúmeros sucessos no repertório do gênero.