Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Escola da zona rural de Caruaru recebe prêmio da 1º Olimpíada de Empreendedorismo

Após a conclusão da primeira edição da Olimpíada de Empreendedorismo na Rede Municipal de Ensino de Caruaru, a instituição que obteve o primeiro lugar na classificação geral, a Escola Municipal Capitão João Velho, recebeu, nesta quinta-feira (12), a premiação de forma oficial.

Para a escola campeã da temporada, foi entregue uma impressora 3D, que ficará disponível em um dos laboratórios da unidade para uso dos estudantes. “Participar desta olimpíada, além de ter sido algo enriquecedor, foi também uma experiência única vivida. Muitos desafios enfrentamos, porém o resultado foi muito gratificante”, pontuou a estudante Maisa Kaline.

Na ocasião, ainda foram entregues os laboratórios de matemática e ciências requalificados, além da inauguração oficial da Sala Maker. “A premiação é fruto do resultado e trabalho conjunto de todos vocês que fazem a Escola Capitão João Velho, vocês são protagonistas da própria história”, afirmou o secretário de Educação, Kaio Colaço.

A Escola Capitão João Velho está localizada na zona rural do município, na comunidade de Serra Velha. Atualmente, a unidade contempla quase 250 estudantes, do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Evento de distribuição de sementes pelo IPA em Afogados da Ingazeira foi um fiasco

Nesta quinta-feira (12), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), presidido por Miguel Duque, realizou eventos de entrega de sementes nos municípios de São José do Egito e Afogados da Ingazeira.

Em São José do Egito, a agenda contou com a participação do prefeito Fredson Brito. Já em Afogados da Ingazeira, o evento ocorreu sem a presença das principais lideranças que apoiam a governadora Raquel Lyra no município, simplesmente porque não houve convite à oposição local. Ficaram de fora a maior liderança política do grupo, o ex-candidato a prefeito Danilo Simões, além dos vereadores Zé Negão e Edson do Cosmético.

O episódio evidencia a falta de articulação e sensibilidade política por parte da direção do IPA. Em vez de construir pontes e fortalecer a base do Governo do Estado na cidade, Miguel Duque e seu aliado local, Mário Viana, conduziram uma agenda desorganizada, excludente e sem diálogo com quem, de fato, defende o projeto da governadora no município.

Em pleno ano eleitoral, a condução atrapalhada expõe despreparo político e transforma uma ação institucional importante em um gesto de isolamento uma oportunidade perdida de somar forças em favor do desenvolvimento da região.

Marconi entra em trend nas redes, recebe comentário de Raquel Lyra e reforça sintonia política com o Governo do Estado

O ex-prefeito de Flores, Marconi Santana (PSD), voltou a movimentar o cenário político estadual ao entrar em uma trend nas redes sociais e receber, publicamente, o reconhecimento da governadora Raquel Lyra. O gesto digital, aparentemente leve, revelou mais do que interação: evidenciou alinhamento político e proximidade institucional.

Em seu perfil no Instagram (@marconimsantana), Marconi aderiu à trend da caricatura para parabenizar a governadora pelas ações que vêm sendo executadas em Pernambuco. Na publicação, destacou os avanços nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura, enfatizando o impacto direto das políticas públicas na vida da população.

“É gratificante ver o trabalho chegando com força onde mais se precisa: na educação, na saúde, na segurança e em infraestrutura que transforma vidas. Esse compromisso garante um presente de entregas reais e um futuro repleto de oportunidades para todos os pernambucanos. Pernambuco segue avançando no caminho certo, com dedicação e cuidado com a nossa gente. Valeu, Raquel!”, escreveu.

A resposta veio de forma imediata. A própria governadora comentou a publicação, reforçando o vínculo político: “Adoreeei, meu amigo! Seguimos firmes, nesse compromisso com nosso povo! É entrega em todos os cantos!! Avante”, declarou Raquel Lyra.

Filiado ao mesmo partido da chefe do Executivo estadual, Marconi é apontado nos bastidores como a principal aposta do Palácio do Campo das Princesas na região para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Itapetim realiza final do Campeonato de Sinuca

O Governo Municipal de Itapetim realizou, na noite da quinta-feira (12/02), a grande final do Campeonato de Sinuca. A competição faz parte do calendário esportivo do município e reuniu atletas e o público ao longo da disputa.

O campeonato contou com premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas. Os vencedores foram Devan em primeiro lugar, Romário conquistou a segunda colocação e Zé de Negrada ficou em terceiro.

A primeira fase foi realizada na Diretoria de Esportes e também em estabelecimentos comerciais, como bares, movimentando a economia e ajudando o comércio local.

A final contou com a presença da prefeita Aline Karina, do vice-prefeito Chico, do diretor de Esportes Matheus Patriota e equipe, da vereadora Cleubia, além de secretários e diretores municipais.

O evento foi promovido pelo Governo Municipal de Itapetim, por meio da Diretoria de Esportes e Lazer.

Governadora Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval de Recife e Olinda

Estado tem expectativa de receber 2,5 milhões de turistas na Folia de Momo

Dando início ao Carnaval na Região Metropolitana do Recife, a governadora Raquel Lyra destacou os investimentos do Estado para garantir segurança, infraestrutura e apoio cultural à festa, que mobiliza milhares de foliões e impulsiona a economia em todas as regiões. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual acompanhou a abertura da festividade em Olinda e no Recife, na noite desta quinta-feira (12), e ainda ressaltou o efetivo da segurança pública destinado aos municípios. Em Olinda e no Bairro do Recife serão empregados mais de 12 mil postos de trabalho extras das forças de segurança, entre esta quinta e a Quarta-Feira de Cinzas.

“Estamos aqui ao lado de todos os que fazem o Carnaval mais democrático do Brasil, que é o de Pernambuco. Estamos investindo mais de R$ 80 milhões no Estado inteiro. Do Litoral ao Sertão pernambucano tem a marca do Governo do Estado, apoiando as festas e eventos. São mais de 1,3 mil atrações contratadas, e mais de 90% destes artistas são pernambucanos. Também nos fazemos presentes com as Polícias Civil e Militar, para garantir que tenhamos o Carnaval mais seguro da história. Queremos que as pessoas venham curtir com o coração em paz e tranquilo”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões com ações em diversas áreas, como saúde, cultura e segurança. “O nosso efetivo está preparado para garantir a segurança na folia, e também utilizaremos a tecnologia ao nosso favor, com câmeras em pontos estratégicos, reconhecimento facial e drones que podem sobrevoar por até 12 horas ininterruptas”, reforçou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

A expectativa é de que 2,5 milhões de turistas venham a Pernambuco ao longo do ciclo carnavalesco. “O Estado se preparou para receber os turistas. Temos todo planejamento para bater recordes, com a expectativa de movimentação de R$ 3,2 bilhões nas atividades turísticas, além de ocupação de 95% de toda a rede hoteleira”, afirmou o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.

O Governo de Pernambuco segue atuando em parceria com as prefeituras, viabilizando a contratação de artistas de alcance local e nacional, fomentando as potencialidades e pluralidades culturais do Estado. A secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, enfatizou que o governo preparou uma programação especial na Marim dos Caetés. “Neste ano, o Estado será o maior apoiador do Carnaval de Olinda. Também estamos com o Palco Pernambuco Meu País na Praça do Carmo, com o Cortejo de Brincantes, e com a mobilização de diversas secretarias”, destacou.

Para a prefeita de Olinda, o Carnaval do município transcende a folia. “Muito além da festa, o nosso Carnaval é a maior expressão cultural que temos a oferecer, fala sobre a geração de emprego, economia circular de longo prazo. A parceria com o Governo de Pernambuco nos possibilita a garantia de uma estrutura de qualidade”, pontuou a gestora municipal.

SEGURANÇA – A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco atuará de forma integrada em todo o Estado, com mais de 68 mil lançamentos das forças de segurança, contando também com o apoio de delegacias móveis e funcionamento em regime 24 horas das delegacias da Polícia Civil.

YOUTUBE – A governadora prestigiou, ainda, em Olinda, a abertura da Casa Carnaval das Memórias, iniciativa do YouTube Brasil com o Ministério da Cultura que abrigará influenciadores digitais no período momesco, propagando o Carnaval olindense para espectadores de todo o Brasil e até de outros países.

Acompanharam as agendas os secretários Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas); Túlio Vilaça (Casa Civil); Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência); André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Juliana Gouveia (Mulher), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário), além dos presidentes de autarquias Renata Borba (Fundarpe) e Eduardo Loyo (Empetur); e o coronel Ivanildo Torres, comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco.

Também estiveram presentes o senador Fernando Dueire; deputados estaduais Joãozinho Tenório, Antônio Moraes e Jarbas Filho; os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Júnior de Irmã Teca (Itapissuma), Padre Joselito (Gravatá), Juliana de Chaparral (Casinhas) e o vice-prefeito Felipe do Veneza (Paulista).

Coluna do Finfa

Emendas rendendo frutos – O deputado estadual Diogo Moraes, esteve ontem (12) na cidade de Carnaíba para prestigiar mais uma ação do Governo Berg Gomes. O gestor ao lado do deputado, vereadores, secretários municipais, anunciou que o Governo Municipal adquiriu um terreno no Bairro Carnaíba Velha, graças às intervenções das emendas parlamentares do deputado estadual Diogo Moraes, onde será construído um campo de futebol, uma reinvindicação antiga daquela comunidade. “Será efetuado primeiramente os serviços topográfico e de terraplanagem, irei solicitar o processo de licitação para cercar toda a área, e também neste campo de futebol iremos construir dos vestiários. Nosso governo continua investindo em qualidade de vida no incentivo ao esporte e lazer do nosso município”, disse o prefeito Berg.

Abriu carnaval – O Bloco dos Caretas Femininos abriu oficialmente ontem (12), as festividades carnavalescas da cidade de Flores, a Capital do Carro de Boi, levando alegria e identidade às ruas do nosso município. Uma manifestação cultural que representa a força da nossa história e o orgulho do nosso povo. “Mais do que festa, é valorização das nossas raízes, é respeito às tradições que atravessam gerações e mantêm viva a essência de Flores. O Governo Municipal segue apoiando e incentivando iniciativas que fortalecem a cultura e celebram aquilo que é genuinamente nosso”, disse o prefeito Gilberto Ribeiro.

Poderá anunciar chapa – Este blogueiro foi informado por um político socialista pernambucano, nesta madrugada, que com a presença do Presidente Lula em Recife, amanhã tem tudo para acontecer uma grande surpresa na política pernambucana. Segundo a fonte, neste sábado, ao lado do Presidente Lula, João Campos poderá anunciar a chapa completa da Frente Popular. Resta aguardar se procede a informação!

Marconi avança na Casa Civil e articula plano estratégico para segurança hídrica no Pajeú e nos eixos Araripe e São Francisco

O pré-candidato a deputado estadual Marconi Santana intensificou sua atuação no centro das decisões do Governo de Pernambuco e colocou a segurança hídrica no topo da agenda. Em reunião de trabalho na Casa Civil com o secretário executivo Xisto Freitas, o foco foi claro: transformar planejamento em obras, articulação em investimento e discurso em resultado concreto para o Semiárido.

A pauta tratou de ações estruturantes voltadas ao fortalecimento dos sistemas de abastecimento, à gestão eficiente de mananciais e à integração de estratégias que garantam estabilidade hídrica às cidades sertanejas. O encontro também alinhou medidas para potencializar o uso estratégico do Rio São Francisco e integrar as demandas do Araripe e do Pajeú em um plano técnico unificado e funcional.

A proposta é direta: assegurar que os investimentos em infraestrutura acompanhem as necessidades reais de quem vive, trabalha e produz no Sertão. Segurança hídrica não como promessa, mas como política pública estruturada, com impacto socioeconômico duradouro.

Com trânsito consolidado na Casa Civil e diálogo permanente com o núcleo estratégico do Governo do Estado, Marconi amplia seu protagonismo como articulador das grandes pautas do interior. Ao pautar recursos hídricos para o Pajeú, o Araripe e o eixo do São Francisco, o pré-candidato consolida seu discurso em torno de uma agenda estruturante, técnica, regionalizada e focada em resultados.

Abertura do Carnaval do Recife 2026 é marcada por shows de Lenine, João Gomes, Jota Pê, Mestrinho e Priscila Senna

Primeira noite da folia no Marco Zero reuniu milhares de foliões, celebrou a cultura popular e deu início oficial ao reinado de Momo na cidade

O Carnaval do Recife 2026 foi oficialmente aberto na noite desta quinta-feira (12), no Marco Zero, com uma grande celebração que marcou mais uma tradicional Quinta-feira de Carnaval. A abertura reuniu milhares de foliões e deu início à maior festa popular da cidade com shows de Lenine, João Gomes, Jota Pê, Mestrinho e Priscila Senna, reafirmando o protagonismo da cultura pernambucana e da música brasileira.

Presente na abertura oficial, o prefeito do Recife, João Campos, destacou a força cultural do Carnaval da cidade, o impacto positivo para a economia e o caráter democrático da festa. “São mais de 3 mil apresentações, com cerca de 98% da programação formada por artistas da nossa terra, representando dezenas de linguagens culturais, do maracatu ao frevo, da ciranda às agremiações de samba. É um carnaval de rua, gratuito, democrático e inclusivo”, afirmou.

Ao som dos tradicionais clarins de Momo, o Palco do Marco Zero deu início oficial à folia com o Tumaraca, abrindo caminho para uma noite marcada por emoção, tecnologia e celebração da cultura popular. Com o tema “Carnaval do Futuro”, a edição de 2026 homenageia grandes nomes da cultura brasileira.

Após o toque dos clarins, o palco recebeu o show de Lenine, um dos homenageados deste ano, que contou com participações especiais de Ana Vitória, Os Garotin, Bongar, Maestro Spok e Lula Queiroga. Na sequência, João Gomes, Jota Pê e Mestrinho apresentaram o espetáculo Dominguinho, vencedor do Grammy Latino 2025 na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”, emocionando o público no coração do Carnaval recifense.

Fechando a primeira noite do Palco do Marco Zero, os foliões apaixonados cantaram junto com o brega de Priscila Senna.

Prefeitura realiza vistoria no Centro de Operações do Recife
Como parte da agenda de abertura do Carnaval 2026, a Prefeitura do Recife realizou uma vistoria no Centro de Operações do Recife (COP), espaço responsável por coordenar, planejar e acompanhar, em tempo real, tudo o que acontece durante a festa. A partir do COP, é integrado o trabalho de 16 secretarias e órgãos municipais, mobilizando mais de 7.500 servidores e cerca de 7.800 lançamentos nas ruas, garantindo uma operação organizada, segura e com os serviços funcionando do começo ao fim da folia.

De acordo com o prefeito, a atuação integrada permite um acompanhamento proativo das áreas envolvidas e reforça o compromisso da gestão municipal com um Carnaval bem organizado e seguro. “Estamos acompanhando de forma proativa o trabalho de cada área, como limpeza urbana, segurança, ordem pública e controle urbano, atuando de maneira integrada para cuidar e organizar a cidade e garantir que o Carnaval aconteça da melhor forma”, afirmou.

Transmissão on-line
Pelo quarto ano consecutivo, a TV Conecta Recife, braço de streaming da Prefeitura do Recife vinculado à Empresa Municipal de Informática (Emprel), realizou a transmissão ao vivo da abertura do Carnaval e segue com cobertura até o fim da festa. Consolidada como uma das maiores vitrines digitais do Carnaval brasileiro, a operação de 2026 trouxe inovações tecnológicas e uma transmissão ainda mais próxima do folião, permitindo que o público acompanhe a festa ao vivo pelo canal da Prefeitura do Recife no YouTube e pelo canal oficial da TV Conecta Recife.

Mantendo o modelo de “sinal limpo” e pool de imprensa, a cobertura contou com um repórter posicionado no front stage, levando ao público de casa a energia da multidão em tempo real. Entre as novidades deste ano, destaca-se a implementação dos Momentos Replay 360°, que permitiram a reprise de momentos marcantes dos shows em ângulos imersivos, oferecendo uma experiência visual inédita nas transmissões públicas.

A estrutura de captação também foi ampliada, com 14 câmeras de última geração, incluindo drones e unidades móveis espalhadas pelo Bairro do Recife. Direto do estúdio montado nos bastidores do Marco Zero, foram realizadas entrevistas exclusivas com artistas, além da exibição de conteúdos especiais sobre a história do Carnaval, os homenageados e os serviços oferecidos pela Prefeitura, como mobilidade, limpeza urbana e organização dos polos.

Polos Centralizados e Descentralizados
Além do Marco Zero, a programação do Carnaval 2026 teve início nos polos centralizados, com destaque para o Pátio de Santa Cruz, Praça da Independência, Polo do Samba e Polo do Arsenal, cujas agendas começam em dias distintos ao longo da semana.

Já os polos descentralizados reforçam o caráter democrático do Carnaval do Recife. Ao todo, são 13 polos espalhados pela cidade, incluindo o Polo Mercado da Boa Vista, a Terça Negra Especial de Carnaval, no Pátio do Terço, e o Polo Pátio de Santa Cruz. Com 98% da programação formada por artistas locais, os polos reúnem shows, cortejos e encontros culturais, fortalecendo o Carnaval de Rua. A programação nesses espaços tem início no domingo (15).

Programação completa
A programação completa do Carnaval do Recife 2026 está disponível no site carnaval.recife.pe.gov.br e no aplicativo Conecta Recife, disponível gratuitamente para download.

Estudantes celebram Carnaval com grande arrastão de frevo no Centro de Salgueiro

Na tarde desta quinta-feira, 12, um dia antes da abertura oficial do Carnaval de Salgueiro, um grande arrastão de frevo reuniu estudantes de diversas escolas do município no projeto “Educafrevo”. O evento teve participação de centenas de pessoas, entre estudantes, familiares, professores e equipes administrativas das unidades escolares, em uma celebração cultural que levou a folia carnavalesca para as ruas e avenidas do Centro da cidade.

A iniciativa da prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Esportes e de Educação, contou com o apoio da Gerência Regional de Educação (GRE) do Sertão Central. Os foliões se reuniram na Academia das Cidades e seguiram até o Polo Bomba.

O arrastão foi animado por diversos grupos culturais do município. Marcaram presença, o Maracatu Baque Virado Nação Salgueirense; as orquestras de frevo Cultura Pernambucana, Imperial, Urbana, do PROAC e do Maestro Paixão; passistas de frevo dos grupos Traço Mágico, Groove de Rua e Cia Soul Dance; e integrantes do projeto DançaTerapia.

A ação contagiou quem estava nas calçadas, anunciando o início de um período de muita festa, alegria e diversão na cidade.

Coluna do Finfa