Governo de Pernambuco garantiu apoio ao município nas contratações artísticas, na segurança e em ações de conscientização contra a violência de gênero, além do palco Pernambuco Meu País instalado na cidade
A governadora Raquel Lyra esteve em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, nesta segunda-feira (16), para prestigiar o Desfile de Maracatus, um dos eventos mais tradicionais da cultura pernambucana. Durante a agenda, que deu continuidade ao giro carnavalesco, a gestora reafirmou o incentivo da gestão estadual ao Maracatu Rural e destacou a importância do respeito às mulheres e da rede de proteção oferecida pelo Estado, em referência ao tema da festa no município neste ano: “O Maracatu Rural Veste as Cores da Folia e o Respeito pelas Mulheres”. O município conta ainda com o palco Pernambuco Meu País na programação.
“Estamos investindo no Carnaval em todo o Estado, e em Nazaré não é diferente. Nosso Governo apoia essa festa tradicional, que aqui tem como tema a violência contra a mulher e, por isso, aproveito para reforçar que, se um homem se aproxima e a mulher diz não, tem que respeitar. Para aquelas mulheres que se sentirem assediadas ou violentadas, saibam que temos uma rede de acolhimento à disposição”, afirmou a chefe do Executivo estadual.
A vice-governadora Priscila Krause destacou a necessidade de debater a violência contra a mulher de forma permanente. “Todo dia é dia de falar sobre esse assunto, e um dos pilares do Programa Juntos Pela Segurança é justamente o combate à violência contra a mulher. A construção de uma sociedade mais justa e igualitária começa justamente nesse papel que as mulheres exercem na sociedade”, destacou.
Já a secretária da Mulher, Juliana Gouveia, detalhou as ações da pasta durante a festa no município. “É muito importante que um Carnaval tradicional como o de Nazaré da Mata tenha esse tema. Nós estamos com uma Unidade Móvel aqui na cidade, fazendo uma campanha de prevenção e acolhimento nos casos de violência e fortalecendo os espaços das mulheres”, pontuou.
Nesta edição, 33 grupos de maracatu de Nazaré e de outros municípios, incluindo o Cambinda Brasileira, com 108 anos de história, o Maracatu Coração Nazareno das Mulheres AMUNAM (Associação das Mulheres de Nazaré da Mata) e o Maracatu Mirim, saíram em cortejo do Parque dos Lanceiros até o palco principal, montado na Praça Papa João XXIII, conhecida como Praça da Catedral. O simbolismo cultural e a continuidade das tradições pernambucanas vão além do encanto dos que passam pelo Carnaval nazareno, movimentando também o comércio e o setor turístico do município e de toda a região.
Por meio de incentivos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), bandas, orquestras e artistas reforçam as atrações culturais de Nazaré da Mata. A presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressaltou a importância do fomento às manifestações culturais de Pernambuco. “Estamos apoiando o Carnaval de Nazaré da Mata não apenas em celebração ao Maracatu, mas como maneira de salvaguardar, difundir e incentivar a transmissão dos saberes que estes mestres da cultura popular têm para propagar”, reforçou.
A expectativa é de que 20 mil foliões por dia acompanhem a programação, fazendo girar o comércio e a rede hoteleira local. O município terá, ainda, um reforço na segurança para o período momesco, com 862 lançamentos extras das forças policiais.
Nazaré da Mata respira Carnaval e Maracatu durante todo o ano, com festividades como o Viva o Maracatu, realizado todos os dias 1º de agosto, em alusão ao Dia Estadual dessa manifestação cultural. Para a prefeita Aninha da Ferbom, o apoio do Governo do Estado é fundamental para difundir ainda mais a cultura local. “Somos polo para toda a Mata Norte, e todo ano buscamos crescer, sempre representando a nossa cultura viva, que é o Maracatu, levando Nazaré e Pernambuco para o Brasil. É justamente esse apoio institucional que nos possibilita embelezar e propagar ainda mais a nossa festa”, ressaltou.
Acompanharam a agenda os secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Xisto Freitas (executivo da Casa Civil) e Yasmim Neves (executiva de Cultura). Também participaram o deputado estadual Gustavo Gouveia, o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, e os prefeitos Éder Waltter (Vicência) e Henrique Queiroz (Buenos Aires).


O deputado estadual Luciano Duque acompanhou, neste domingo (15), a governadora Raquel Lyra durante a programação do Carnaval de Pesqueira. Ao lado da chefe do Executivo estadual, do prefeito Cacique Marcos, além de vereadores e lideranças locais, o parlamentar prestigiou o tradicional desfile do Bloco da Lira e a apresentação dos Caiporas, manifestações culturais que marcam a identidade da festa e atraem visitantes de diversas cidades do Agreste.




Na manhã deste domingo 15, de fevereiro de 2026, uma ação conjunta envolvendo a Guarda Municipal de Sertânia, a Polícia Militar, o Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (BEPI), o Conselho Tutelar e o SAMU resultou no resgate de duas crianças e de sua genitora, que estavam sendo mantidas em cárcere privado e como reféns pelo companheiro da mulher e pai das crianças, usuário de drogas.
Seguindo a agenda pelos principais polos de folia do estado, a governadora Raquel Lyra acompanhou, neste domingo (15), o carnaval dos papangus, no município de Bezerros, no Agreste Central. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, da anfitriã Lucielle Laurentino, secretários estaduais, deputados e prefeitos da região, a chefe do Executivo foi recebida com alegria pelos foliões que acompanhavam o desfile de papangus, tradição que é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.





A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) instalou, no Palácio do Campo das Princesas, em Santo Antônio, o ônibus da saúde: “Prevenção para Tod@s”, com oferta de serviços voltados à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o período carnavalesco. Os serviços são gratuitos e não exigem agendamento prévio.
durante o período carnavalesco e oferece atendimento, prescrição e dispensação de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV), além da distribuição de autotestes de HIV, preservativos, gel lubrificante e materiais informativos.
“Inovando neste Carnaval 2026, a SES-PE vem realizando o atendimento para PrEP e PEP, no Palácio do Campo das Princesas, das 16h até as 00h, com a oferta dessas estratégias de profilaxias, autoteste de HIV, além de orientações por meio de material de divulgação e orientação em saúde. No local, os foliões também podem recolher os novos preservativos e gel lubrificante do Ministério da Saúde (MS)”, disse a gerente de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis e AIDS da SES-PE, Grazielle Vasconcelos.
No penúltimo dia de programação do maior palco do Carnaval do Recife, houve uma mudança de horários: Alok irá se apresentar às 21h e Nação Zumbi toca 0h30. Forró e sua OPBH, além de Seu Jorge também embalam a festa 
Foliões de Salgueiro e de outras cidades lotaram o Polo Bomba neste sábado, 14, para curtir o show de Dilsinho, uma das atrações mais aguardadas de toda a programação do Carnaval de Salgueiro. O público disputou cada espaço em frente ao palco principal da festa para assistir à apresentação do pagodeiro carioca, que cantou sucessos de sua carreira e de outros artistas, incluindo músicas de cantores nordestinos.

Em funcionamento desde a quinta-feira, espaços reúnem 14 restaurantes na Arena Gastronômica e Central de Serviços, 60 expositores na Central de Artesanato e serviços de proteção e acolhimento às mulheres na Central da Mulher