Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Shows de Adão Silva, Fabiana Santiago, Kevi Jonny e Patusco encerram Carnaval de Salgueiro

Depois de cinco dias de muita alegria, animação e curtição, o Carnaval de Salgueiro chegou ao fim nesta terça-feira, 17. A programação de encerramento contou com shows de Adão Silva, Fabiana Santiago, Kevi Jonny e Patusco, no trio elétrico e no Polo Bomba, além de cortejos nas ruas da cidade e shows no Beco da Folia (ao lado da Casa da Cultura) e no distrito de Umãs.

Os festejos desta terça começaram no turno da tarde com os blocos dos Sanfoneiros e dos Idosos desfilando pelas ruas e avenidas, acompanhados por passistas de frevo da Cia Groove de Rua, em clima de muita felicidade e diversão.

Em seguida, o artista salgueirense Adão Silva se apresentou no palco do Polo Bomba e Fabiana Santiago, uma das cantoras mais premiadas do Vale do São Francisco comandou o trio elétrico no circuito da folia, entre o Polo Bomba e a Rua Joaquim Sampaio.

A programação teve continuidade com apresentação do cantor e compositor baiano Kevi Jonny, fazendo um show repleto de romantismo para um grande público no palco do Polo Bomba. Ele cantou vários sucessos que marcaram sua carreira em ritmo de arrocha, como “Te Love” e “Moça do Espelho”.

Última atração da noite, a banda pernambucana Patusco finalizou o Carnaval de Salgueiro com muito samba e ainda homenageou o Carcará do Sertão. O vocalista do grupo realizou todo o show vestido com a camisa do time da cidade. Nos minutos finais da apresentação, alguns integrantes da banda desceram do palco e foram para o meio do público fazer uma roda de samba.

Paralelamente, o último dia do Carnaval de Salgueiro teve shows de Jailson Lima e Mateus O Matt no Polo Umãs e apresentações culturais no Polo Multicultural. O evento, que homenageou os 80 anos da Bicharada do Mestre Jaime ficará marcado como um dos maiores e mais movimentados dos últimos anos.

Recife encerra Carnaval 2026 celebrando diversidade cultural e organização

Como manda a tradição, o frevo reinou absoluto no último dia de festa, embalando o público com apresentações de Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Alceu Valença.  O orquestrão entrou em cena para encerrar oficialmente o Carnaval do Recife 2026
O Recife se despediu, nesta terça-feira, 17, de mais um Carnaval consagrado pela celebração da diversidade cultural e pela força das manifestações populares que tomaram conta da cidade. No último dia de festa, o prefeito João Campos vistoriou a Central do Artesanato e a Central da Mulher, além de conferir de perto a programação nos polos de Jardim São Paulo, Ibura e Casa Amarela. O gestor encerrou a noite, conferindo a programação no Marco Zero, principal palco da folia.
Em coletiva de imprensa realizada no Marco Zero, o prefeito João Campos ressaltou o êxito da festa. “Chegamos a mais uma terça-feira de Carnaval marcada pelo espetáculo e pela grandiosidade que é o Carnaval do Recife, superando expectativas. Ultrapassamos a marca de 3,5 milhões de foliões que passaram pela cidade, distribuídos em mais de 50 polos funcionando de forma simultânea, assegurando uma festa democrática, gratuita, animada e muito bem estruturada. Recebemos muitos retornos positivos sobre a organização e a limpeza, e esse é um aspecto que buscamos aperfeiçoar a cada ano”, destacou.
O gestor enfatizou ainda o empenho dos trabalhadores que garantiram a realização do evento. “São milhares de pessoas atuando diariamente. Fizemos a varrição e a lavagem das ruas todos os dias, mantendo os espaços preparados para que todos pudessem aproveitar com tranquilidade. O Recife também seguiu inovando, com o sucesso da Arena Gastronômica, a nova Central de Artesanato, a nova Central das Mulheres. São ações bem avaliadas pela população, como mostram a ouvidoria e as pesquisas. Por isso, agradeço a todos que contribuíram para a realização deste Carnaval”, completou.
Antes de acompanhar os shows no palco principal, o prefeito João Campos vistoriou a nova Central do Artesanato, instalada no Bairro do Recife, onde acompanhou o funcionamento dos estandes e conversou com artesãos. Em seguida, esteve na Central da Mulher no Carnaval, iniciativa que ampliou e integrou, em um único espaço, ações de prevenção, acolhimento, orientação e incentivo à economia criativa, reforçando o compromisso da gestão municipal com a segurança e o enfrentamento à violência contra a mulher durante a festa.
Após as visitas, o gestor acompanhou o último dia de programação nos polos descentralizados. Em Jardim São Paulo, passaram pelo palco nomes como Mônica Feijó, André Rio e Fafá de Belém. No Ibura, atrações como Michelle Melo e Molejo arrastaram uma multidão. Já em Casa Amarela, Tavara Andreza, Nando Cordel e Luca de Melo comandaram o encerramento da noite.
No palco do Marco Zero, como manda a tradição, o frevo reinou absoluto, com apresentações de Nena Queiroga, Geraldo Azevedo e suas majestades Elba Ramalho e Alceu Valença. Com o espaço ainda tomado pelo público, o Orquestrão entrou em cena para encerrar oficialmente o Carnaval do Recife 2026.
“A gente brincou todos os dias. O que mais nos deixa satisfeitos é que quem não pode vir ao Marco Zero tem perto de casa um lugar para festejar também. Curtimos no nosso bairro e viemos ao Marco Zero para sentir essa energia que só esse trio tem. Já estamos indo embora com saudade e contando os dias para o próximo Carnaval”, contou o casal de foliões Mário e Fernanda, moradores de Casa Amarela.

OAB São José do Egito lança projeto “OAB Aprova” e reafirma compromisso com a formação da jovem advocacia

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseccional de São José do Egito deu mais um importante passo no fortalecimento da formação jurídica regional com o lançamento do Projeto OAB Aprova, iniciativa institucional voltada à preparação de estudantes e bacharéis em Direito para o Exame de Ordem Unificado.

O projeto nasce com foco especial na valorização da jovem advocacia e na construção de uma base sólida para os futuros profissionais do Direito, reafirmando o compromisso assumido pela atual gestão desde o primeiro ano do triênio 2025–2027, que tem priorizado a aproximação efetiva entre a OAB e a comunidade acadêmica.

O novo programa surge como continuidade natural do exitoso projeto “OAB Vai à Faculdade”, desenvolvido ao longo dos primeiros nove meses da atual gestão, período em que membros das Comissões Temáticas da Subseccional ministraram palestras semanais na Faculdade Vale do Pajeú (FVP), abordando temas essenciais da prática jurídica, ética profissional e realidade da advocacia contemporânea.

A iniciativa foi amplamente reconhecida como um marco na integração entre a instituição e o ambiente acadêmico, impactando diretamente a formação de dezenas de estudantes e fortalecendo o vínculo institucional com a futura advocacia.

Agora, com o lançamento do Projeto OAB Aprova, a Subseccional avança ainda mais, oferecendo aulões estratégicos preparatórios para o Exame de Ordem, ministrados por advogados experientes e membros das Comissões Temáticas, em uma estrutura oficial, com certificação institucional.

Para a presidente da OAB Subseccional São José do Egito, Hérica Nunes Brito, o projeto representa um compromisso concreto com o futuro da profissão:

“Desde o início da nossa gestão, estabelecemos como prioridade investir na formação da jovem advocacia. O Projeto OAB Vai à Faculdade foi um grande sucesso, e o OAB Aprova nasce como um passo seguinte, oferecendo suporte direto aos estudantes e bacharéis que estão prestes a ingressar na advocacia. A OAB precisa estar presente nesse momento decisivo, orientando, apoiando e fortalecendo aqueles que serão os futuros defensores da justiça.”

A Faculdade Vale do Pajeú permanece como parceira prioritária da iniciativa, reafirmando a integração institucional construída ao longo dos últimos anos e consolidada com as ações desenvolvidas pela Subseccional.

O Projeto OAB Aprova será realizado no auditório da própria Subseccional, oferecendo aos participantes revisões direcionadas, resolução de questões e orientação estratégica, em ambiente institucional e com o acompanhamento direto da Ordem.

A iniciativa reforça o papel da OAB não apenas como entidade de representação, mas como verdadeira instituição formadora, comprometida com a qualificação técnica, ética e profissional da advocacia.

Com o novo projeto, a OAB São José do Egito consolida sua atuação como protagonista no fortalecimento da advocacia regional, investindo no presente e construindo o futuro da profissão no Sertão do Pajeú.

Prefeitura do Recife apresenta balanço Carnaval 2026

Nesta quarta-feira (18), às 11h, a Prefeitura do Recife irá apresentar o balanço da festa de Momo na capital pernambucana em 2026. Na ocasião, o Prefeito João Campos, a secretária de Cultura, Milu Megale e o secretário de Turismo, Thiago Angelus, apresentarão os números e as pesquisas realizadas com o público acerca do Carnaval do Futuro 2026, que levou alegria a 50 polos com mais de três mil atrações. A coletiva acontecerá no Paço do Frevo, no Bairro do Recife.

Governadora Raquel Lyra acompanha o funcionamento da primeira Sala Lilás da Polícia Militar voltada ao atendimento das ocorrências de violência contra a mulher

Espaço reforça a rede de proteção já existente no Estado, que conta com Salas Lilás em delegacias da Polícia Civil e no Instituto de Medicina Legal

A governadora Raquel Lyra visitou, nesta terça-feira (17), o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), em Santo Amaro, área central do Recife, onde acompanhou o funcionamento da primeira Sala Lilás da Polícia Militar de Pernambuco (PM), voltada ao atendimento de ocorrências de violência contra a mulher registradas por meio do 190. O espaço, instalado no equipamento da secretaria de Defesa Social (SDS), amplia o atendimento especializado desde o primeiro contato da vítima com as forças de segurança. O Estado já conta com salas do tipo em delegacias da Polícia Civil e no Instituto de Medicina Legal (IML), por exemplo.

“A Sala Lilás foi criada para garantir um atendimento mais ágil, humanizado e especializado às mulheres em situação de violência. Uma agente atua exclusivamente na filtragem dessas ocorrências, mantém contato direto com a vítima e aciona rapidamente a viatura mais próxima. Com iniciativas como essa, fortalecemos a rede de proteção e damos uma resposta mais rápida a quem precisa de acolhimento e cuidado”, afirmou a governadora.

Iniciativa do Centro de Operações da Polícia Militar de Pernambuco (COPOM), com foco no aprimoramento do atendimento às vítimas e na garantia de suporte adequado, seguro e acolhedor desde o primeiro contato com as forças de segurança, a Sala Lilás foi inaugurada em 30 de janeiro pela PM, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

“O objetivo é garantir que cada mulher seja atendida com respeito, sensibilidade e segurança desde o primeiro contato com as forças de segurança. A Sala Lilás representa um avanço no cuidado e na proteção às vítimas, fortalecendo a rede de atendimento e o encaminhamento adequado de cada caso”, destacou a secretária executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti.

O serviço atua em articulação com a rede de proteção e apoio às vítimas, promovendo o encaminhamento de casos de violência doméstica, intrafamiliar e sexual aos órgãos competentes. Ao todo, 35 despachantes, todas mulheres, atuam no serviço, com jornada diária de oito horas, dedicando-se exclusivamente ao atendimento de casos de violência doméstica.

A secretária da Mulher de Pernambuco, Juliana Gouveia, reforçou que a Sala Lilás representa um passo fundamental para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres no Estado. “Mais do que o espaço físico, ela simboliza o compromisso do Governo do Estado em garantir que cada mulher seja atendida com respeito e agilidade. Para romper o ciclo de violência, é essencial assegurar que a mulher se sinta protegida, orientada e amparada. O enfrentamento à violência contra as mulheres começa pelo reconhecimento da dor e pela oferta de um atendimento digno e especializado”, pontuou.

Segunda de Carnaval embala público de todas as idades no Recife

Programação no Pina, Poço da Panela e Campo Grande amplia o acesso à folia com atrações para todas as idades, enquanto o Marco Zero reuniu milhares pessoas em noite com shows de Alok, Seu Jorge e Nação Zumbi, nesta segunda (16)

Dando continuidade à programação de vistorias do Carnaval 2026, nesta segunda-feira (16), o prefeito do Recife, João Campos, visitou polos descentralizados da festa nos bairros do Pina, Poço da Panela e Campo Grande, acompanhando de perto a estrutura, os serviços e a programação cultural oferecida à população. O gestor recifense conferiu o polo infantil no Parque Governador Eduardo Campos, além dos descentralizados em Campo Grande e no Poço da Panela. A noite encerrou com grandes show no Marco Zero, tradicional palco de folia na capital pernambucana, onde se apresentaram Alok, Seu Jorge, Nação Zumbi e Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

No Pina, o prefeito João Campos esteve no Polo Parque Governador Eduardo Campos, que fez sua estreia no Carnaval 2026 como mais uma opção dedicada ao público infantil. Instalado em um equipamento municipal entregue à população em dezembro de 2025, o espaço integra a programação carnavalesca voltada para crianças e famílias, com atividades a partir das 15h, até o dia 17 de fevereiro, a Terça-feira Gorda.

João Campos destacou a importância de descentralizar a festa e ocupar os espaços públicos com programação adequada para todas as idades. “A gente tem um polo aqui no bairro, dentro de um parque, pensado especialmente para as famílias e para as crianças”, afirmou.

A moradora Raissa Santana contou que aproveitou a programação no mais novo polo infantil de carnaval com a filha. “Eu soube que estava tendo festa aqui no parque, trouxe ela ontem, ela gostou e pediu para voltar hoje. A gente mora aqui perto e é muito bom ter essa opção”, relatou.

Além do Parque Eduardo Campos, a programação infantil do Carnaval do Recife também ocorre nos parques da Jaqueira, Santana, Macaxeira, Dona Lindu, Tamarineira e Aurora, ampliando as opções de lazer para os pequenos foliões em diferentes regiões da cidade.

POLOS DESCENTRALIZADOS – Em seguida, o prefeito visitou o polo descentralizado do Poço da Panela, na Zona Norte. Tradicionalmente instalado no Largo do Poço, o espaço é conhecido pelo ambiente charmoso e intimista, reunindo moradores e visitantes em uma celebração marcada pela proximidade com o público.

Em 2026, o polo integra o conjunto de 12 polos descentralizados distribuídos pela cidade, com programação que valoriza artistas locais e ritmos populares. Entre as atrações estiveram Pandeirada – Miguel Marinho, Matheus Gaudêncio, Sagrama (com participação de Surama Ramos), Josildo Sá, Banda Eddie e Lenine, além do DJ Baloo nos intervalos.

Durante a visita, o prefeito conversou com foliões e acompanhou parte das apresentações.

A agenda incluiu ainda passagem pelo Polo Campo Grande, que também recebeu grande público. A programação contou com apresentações de Jorge Silva, DJ Eli, Diablo Angel, Augusto Cesar Filho, Marron Brasileiro e Conde Só Brega, reforçando a diversidade de ritmos que marca o Carnaval do Recife.

Encerrando a programação da segunda-feira de Carnaval, o prefeito João Campos seguiu para o Marco Zero, no bairro do Recife, onde foliões acompanharam os shows no palco principal. A noite reuniu Maestro Forró, Alok, Seu Jorge e Nação Zumbi, em uma celebração que combinou música, cultura popular e grandes nomes da cena nacional, consolidando mais um dia de festa na capital pernambucana. Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Na Zona da Mata Norte, governadora Raquel Lyra prestigia Carnaval de Paudalho e ressalta valorização da cultura local

Em mais um dia de festejos carnavalescos, a governadora Raquel Lyra prestigiou, na tarde desta segunda-feira (16), o Carnaval de Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A festa reúne milhares de foliões e consolida o município como referência em diversidade cultural, valorização das tradições e grandes atrações. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, da prefeita Paulinha da Educação e de lideranças da região, a governadora percorreu os polos de animação, cumprimentou foliões e acompanhou de perto as manifestações culturais, além do show da cantora Elba Ramalho.

“Chegando à cidade de Paudalho, mais uma vez, para prestigiar esse Carnaval espetacular. Aqui, nós temos desfile de fantasias e carros alegóricos que mostram como a população se envolve para fazer a festa mais bonita e participativa, salvaguardando nossas tradições e promovendo esse encontro tão especial. Tudo isso movimenta a economia, com hotéis, bares e restaurantes, gerando renda para a nossa gente”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Com três polos oficiais, a programação contempla públicos de todas as idades. Ao longo dos festejos de Momo, desfilam bois, maracatus, caboclinhos, blocos líricos e o tradicional Banho de Cheiro, uma das marcas do Carnaval do município. “Somos multiculturais. Temos aqui uma efusão de cultura e de essência pernambucana que faz parte da identidade do Pernambuco Meu País”, afirmou a prefeita de Paudalho, Paulinha da Educação.

Na segurança, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social, garante até a próxima quarta-feira (18) 447 homens e mulheres que atuarão de forma integrada no reforço do policiamento e atendimento às ocorrências nos focos de animação da cidade. “Estamos garantindo a segurança aqui no município de Paudalho, para que o povo possa brincar na paz, com folia e diversão”, assegurou o titular da pasta, Alessandro Carvalho.

Presente na festividade, o deputado estadual Gustavo Gouveia destacou a importância da folia no município. “O Carnaval não é apenas festa, também impulsiona o desenvolvimento econômico da cidade”, comentou. Já o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, ressaltou os investimentos do Governo de Pernambuco. “O Carnaval de hoje conta com forte participação do Governo do Estado, por meio da Fundarpe e da Empetur, que apoiaram e seguem apoiando o nosso Carnaval e a cultura de Pernambuco”, pontuou.

Também acompanharam a governadora os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); os prefeitos Eduarda Gouveia (Carpina), Joel Gonzaga (Feira Nova) e Irmão Aluízio (Tracunhaém); além de vereadores e lideranças locais. Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Lula e Janja deixam a Marquês de Sapucaí após mais de 8 horas de desfiles

Por Jovem Pan

Depois de mais de oito horas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deixou a Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, já na madrugada desta segunda-feira, 16. Lula chegou por volta de 20h25 do domingo, 15, no camarote da Prefeitura do Rio, onde já era esperado pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), e vários de seus ministros, para acompanhar a primeira noite de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial.

A primeira escola a cruzar a avenida foi a Acadêmicos de Niterói, com enredo em homenagem ao presidente.

Lula deixou a Sapucaí por volta das 4h53 com acenos pela janela do carro a simpatizantes que chamavam por seu nome.

O camarote reuniu o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Também prestigiaram o desfile, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

Todos se recusaram a dar declarações à imprensa. Lula também entrou e saiu no camarote sem dar entrevista.

Circularam entre os convidados do presidente os atores Denise Fraga, Humberto Carrão, Silvero Pereira, Paulo Vieira e Elisa Lucinda, entre outros.

Zé Gotão desfila pela primeira vez no Carnaval e reforça importância da vacinação em clima de festa

Pela primeira vez, o personagem Zé Gotinha, símbolo nacional das campanhas de imunização, entrou no ritmo do Carnaval em formato de Boneco Gigante e foi às ruas em meio à folia para lembrar que saúde e alegria podem caminhar juntas. Em um cenário de música, cores e muita animação, o mascote do Programa Nacional de Imunizações interagiu com o público, tirou fotos e levou uma mensagem essencial: manter a caderneta de vacinação atualizada é um ato de cuidado coletivo.

A participação inédita na festa popular teve como objetivo ampliar as coberturas vacinais, aproveitando o grande fluxo de pessoas para reforçar a importância da proteção contra diversas doenças. Zé Gotão chamou a atenção de crianças, jovens e adultos, transformando a conscientização em um momento leve e educativo.

A ação também destacou que, mesmo durante o período festivo, é fundamental estar atento à saúde. Então lembre-se de sempre atualizar sua caderneta vacinal e aproveitar a folia com mais proteção, garantindo não apenas o seu cuidado, mas também a segurança de todos os foliões.