Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Dona Teinha — a lição silenciosa de uma vida bem vivida

Por Rinaldo Remigio*

Há pessoas cuja partida não produz apenas silêncio, mas também reflexão. A professora Doroteia de Lima Guimarães, nossa querida Dona Teinha, foi uma dessas presenças raras: daquelas que passam pela vida sem alarde, mas deixam marcas profundas, duradouras e luminosas.

Conheci Dona Teinha no início da década de 1970, quando fixei residência em Afogados da Ingazeira. Morávamos quase de frente, o que, mais do que proximidade geográfica, criou laços de convivência e respeito. Ali, no cotidiano simples das ruas, aprendi a reconhecer nela uma mulher de fé firme, católica praticante, educadora por vocação e mãe por excelência.

Seus filhos — Maria Antonieta, Jorge Teobaldo e João Adriano — cresceram diante dos nossos olhos, sempre guiados por valores sólidos: honestidade, respeito, trabalho e amor ao próximo. Pessoas do bem, como a própria mãe. Não por acaso. Dona Teinha educava não apenas com palavras, mas com o exemplo diário, silencioso e constante.

Como professora, exerceu o magistério com dignidade e compromisso, ajudando a formar gerações, muitas vezes sem saber o quanto sua paciência, sua firmeza e sua doçura estavam moldando destinos. Como mulher, foi referência de equilíbrio e serenidade. Como mãe, foi abrigo. Como cristã, foi testemunho vivo da fé traduzida em atitudes.

Sua casa era um lugar de acolhimento. Dona Teinha sempre recebeu bem a todos que a procuravam. Um sorriso sincero, uma palavra ponderada, um gesto de atenção — era assim que ela se fazia presente na vida alheia. Nunca fechou portas, nunca economizou humanidade.

Dona Teinha parte no final de uma tarde, como quem se despede sem ruído, mas deixa um legado exemplar para a sociedade de Afogados da Ingazeira. Um legado que não se escreve apenas em registros formais, mas que permanece vivo na memória afetiva de quem teve o privilégio de conhecê-la.

Fica aqui registrada nossa homenagem e nossa gratidão. Algumas vidas não se encerram com a despedida: transformam-se em referência. Dona Teinha é, e sempre será, uma dessas presenças que continuam ensinando — mesmo depois da partida.

*Professor universitário aposentado, memorialista e amigo da familia!

Cayo Albino anuncia novo apoio de liderança regional para sua reeleição

Empresário e pecuarista Toninho da Constrular é mais um nome que se soma ao grupo político do deputado estadual

O deputado estadual Cayo Albino segue atraindo mais lideranças políticas em diversos municípios do estado. Desta vez o anúncio vem de Bom Conselho, agreste do estado, com o apoio do empresário e pecuarista Toninho da Constrular.

Antônio Siqueira, mas conhecido como Toninho da Constrular, gera mais de 100 empregos diretos em suas empresas, além de centenas de empregos indiretos, em Bom Conselho e Terezinha. Toninho é um líder político nato, respeitado na região, e que agrega na campanha de reeleição do deputado Cayo Albino para a Assembleia Legislativa.

Toninho foi recebido na última semana por Cayo Albino e pelo prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, onde debateram os avanços regionais, políticas de incentivo ao setor agropecuário do Agreste, as parcerias com o comércio para impulsionar a economia local e a cena política estadual, alinhando a parceria que se inicia. “O que nos motiva é ver os avanços de Garanhuns nos últimos anos, a forma como o prefeito Sivaldo Albino trata o comércio e os comerciantes, que são geradores de emprego e renda para qualquer município. E ao lado de Cayo Albino, queremos espelhar estas ações de Garanhuns em benefício da população para nossa querida Bom Conselho”, revelou Toninho da Constrular.

O deputado Cayo Albino comentou sobre a parceria. “Estamos visitando amigos, lideranças regionais, e com a força do diálogo e de um projeto de fortalecimento regional, estamos conseguindo agregar novos quadros nesta caminhada, com coerência e entrega de resultados. Estivemos recentemente no Recife, onde recebemos o apoio do vereador Hélio Guabiraba, e agora a gente tem a honra de anunciar nosso amigo Toninho da Constrular, grande liderança do nosso agreste. Vamos assim, ouvindo, trocando ideias e fazendo laços de amizade e políticos baseados em respeito e projetos de desenvolvimento”, encerrou Albino.

Carnaval de Salgueiro movimentou mais de R$ 13 milhões nos polos da folia, diz prefeito Fabinho Lisandro

Em live realizada no início da noite desta quarta-feira, 17, o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, apresentou o balanço oficial do Carnaval de 2026, com números aferidos através de pesquisa feita com uma fatia dos mais de 76 mil foliões que circularam pela cidade nos cinco dias da festa.

Durante a transmissão, o prefeito destacou que o evento gerou um grande retorno econômico para o município, com movimentação de mais de R$ 13 milhões somente nos polos da folia. Segundo a pesquisa, cada folião gastou, em média, R$ 167,39, beneficiando quem estava trabalhando no evento.

“Quando a gente faz com que mais de R$ 13 milhões girem só nos polos do evento, é sinal de que foi um sucesso absoluto. Sem falar quando a gente amplia o aspecto para tudo o que foi investido/consumido nos restaurantes fora dos polos, nos hotéis, que tiveram mais de 95% de sua capacidade ocupada, isso passa a nossa expectativa. Vai ultrapassar a casa dos R$ 20 milhões que circularam na economia de Salgueiro”, ressalta o prefeito.

Fabinho também apresentou os índices de satisfação do público em relação ao evento, com aprovação de 91,6% para o acesso, 86,4% para as atrações, 87,7% para a variedade das atrações, 89,2% para a segurança, 85,5% para a limpeza, 92,2% para a organização, 95,7% para a decoração do evento, 87% para o trânsito e 94,3% para o Carnaval de um modo geral.

A respeito de algumas áreas que não tiveram um índice muito expressivo de aprovação, como a distribuição dos banheiros químicos, aprovada por 73,4% dos foliões, o prefeito disse que o governo vai melhorar na próxima edição do Carnaval. “A gente está muito atento a todos os aspectos para que possa sempre melhorar”, garantiu.

O gestor municipal também agradeceu a todas as equipes da prefeitura envolvidas na organização do evento, citando as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Cultura e Esportes, de Desenvolvimento Social, de Saúde e de Serviços Públicos. Ele ainda fez agradecimentos especiais à Polícia Militar, que se dedicou à segurança dos foliões nos cinco dias da festa, e ao Governo de Pernambuco, que viabilizou a realização do evento.

“Nada disso seria possível sem o apoio do Governo de Pernambuco. Aqui a gente teve um investimento por parte do Governo do Estado de mais de R$ 1 milhão”, destacou, lembrando que a governadora Raquel Lyra prestigiou uma das noites do Carnaval.

Antes da realização da live para a apresentação do balanço das festividades carnavalescas, Fabinho participou do bloquinho dos garis, que fizeram a limpeza da cidade durante todos os dias da folia e tiveram uma merecida manhã de lazer nesta Quarta-feira de Cinzas.

Afogados da Ingazeira perde a professora Dorotéis de Lima Guimarães (Teinha)

Faleceu no início da noite de ontem (18), no Hospital regional Emília Câmara, a professora Dorotéia de Lima Guimarães (Teinha), aos 93 anos de falência múltipla dos órgãos. O velório acontece na sua resid~encia na Avenida Rio Brando 123 no centro de Afogados da Ingazeira, o sepultamento será às 17 horas desta quinta-feira no Cemitério São Judas Tadeu.

Teinha é mãe da ex-vereadora de Afogados da Ingazeira, Antonieta da Caixa, Jorge Teobaldo e João Adriano. Meus sentimentos a todos os familiares.

Marconi Santana exalta Raquel Lyra e aponta 2026 como o Carnaval mais seguro da história de Pernambuco

O pré-candidato a deputado estadual Marconi Santana utilizou suas redes sociais para parabenizar a governadora Raquel Lyra pela condução do que já é apontado como o Carnaval mais seguro da história de Pernambuco.

Mesmo antes da divulgação oficial dos números consolidados, Marconi destacou que a sensação de tranquilidade foi percebida nas ruas, nos polos descentralizados e nos grandes corredores da folia, do Litoral ao Sertão. “A segurança não foi discurso, foi presença. E Pernambuco viu isso de ponta a ponta”, afirmou.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, destinou cerca de R$ 12,2 milhões à Operação Carnaval 2026. A ação mobilizou mais de 68 mil postos extras de trabalho, reunindo policiais, equipes operativas e apoio logístico antes, durante e após os principais eventos carnavalescos.

Nas ruas, o reforço foi ostensivo. A Polícia Militar de Pernambuco atuou de forma estratégica nos maiores polos, incluindo o tradicional Galo da Madrugada, com cerca de 4 mil policiais distribuídos ao longo do percurso, além de plataformas elevadas e monitoramento permanente.

O investimento em tecnologia marcou a edição de 2026: 449 câmeras de videomonitoramento foram instaladas nos polos de folia, dez vezes mais que no ano anterior, somadas à ampliação do uso de drones, reconhecimento facial e monitoramento aéreo integrado.

Para Marconi Santana, o resultado evidencia a força do planejamento e da gestão. “Parabenizo a governadora Raquel Lyra por demonstrar que planejamento, investimento e presença policial firme nas ruas fazem a diferença. É possível realizar o maior Carnaval do mundo com responsabilidade, organização e compromisso com o povo. Pernambuco fez festa, e fez com ordem”, declarou.

Ex-prefeito de Flores, Marconi é filiado ao Partido Social Democrático (PSD), mesma legenda da governadora, e é apontado nos bastidores como uma das principais apostas do Palácio do Campo das Princesas no Sertão para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Coluna do Finfa

Parabéns – Não poderia deixar de registrar o trabalho que a equipe dos Garis da Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, realizou durante os dias de carnaval na cidade. Comandado pelo Jardel Braga, os garis deixaram as principais ruas da cidade com um trabalho de limpeza impecável. Exemplo a Rua Sete de Setembro no Bairro do São Francisco, que após a multidão do Bloco Mela Mela, a equipe pegou no batente e realizou um serviço de chamar a atenção e este blogueiro constatou. Essa equipe merece os maiores elogios!

Balanço – O 23º Batalhão de Polícia Militar divulgou o balanço das ações realizadas durante o período de Carnaval 2026 no Sertão do Alto Pajeú. Entre os dias 13 e 18 de fevereiro, a unidade garantiu a segurança de 53 eventos cadastrados no Grupo de Trabalho da SDS, consolidando uma operação marcada pelo planejamento estratégico, presença ostensiva e resultados positivos. Do total de eventos, 28 foram realizados em Afogados da Ingazeira, correspondendo a 53% da programação carnavalesca monitorada. “Sei o quanto é desgastante, pois há 28 anos vivo experiências como esta, algumas em regiões diferentes, com suas particularidades, mas sempre com o mesmo propósito: servir e proteger a sociedade. No meu humilde entendimento, uma missão hercúlea dessa natureza só é possível vencer e apresentar resultados de excelência com a participação de cada um dos senhores e senhoras no processo”, disse o TEN CEL QOPM Aristoteles Candido de Oliveira. Você sabia? – Que este blogueiro recebeu a informação do artista de máscaras carnavalescas de Afogados da Ingazeira, Beijamim Almeida Barros, que o primeiro ‘tabaqueiro gigante’ de Afogados da Ingazeira, foi apresentado em um evento no 10 de fevereiro de 2020, no Bora Pernambucar, realizado pelo Governo do Estado, no Marco zero no Recife, e foi levado pelo então Secretário Municipal de Cultura, Edgar Santos. O tabaqueiro foi confeccionado pelo artista Matheus Abel, com participação do artista Beijamim Almeida Barros e vários tabaqueiros afogadenses se apresentaram no evento do Marco Zero.

Atendido – O Bispo Diocesano de Afogados da Ingazeira, Dom Limacêdo Antônio da Silva, foi atendido no Hospital Regional Emília Câmara de Afogados da Ingazeira na noite desta quarta-feira de Cinzas, por precaução, após apresentar sintomas gripais desde a noite anterior. Após avaliação médica e realização de exames, o bispo foi liberado há pouco. Seu estado de saúde é considerado estável.

Frase “O Carnaval deste ano superou a nossa expectativa. A gente bateu recorde de público – 3,7 milhões de pessoas passaram pelos mais de 50 polos em todos os dias de festa. A gente também conseguiu aumentar o número de turistas. Tivemos 16% a mais de vôos e 49% a mais de turistas internacionais”. (Prefeito do Recife, João Campos – PSB).Candidatura – O grupo político liderado pelo deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) lançou, nesta quarta-feira (18), um manifesto sobre o futuro de Pernambuco e apresentou o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, como pré-candidato ao Governo do Estado. No mesmo ato, o ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago foi anunciado como pré-candidato ao Senado. O encontro reuniu pré-candidatos proporcionais, lideranças políticas e apoiadores de diversas regiões. Segundo Túlio Gadêlha, o manifesto busca inaugurar uma nova agenda política. “Pernambuco precisa romper com a polarização vazia e recolocar o povo no centro das decisões”, afirmou.

Disse“O tema da Campanha da Fraternidade deste ano dialoga diretamente com um dos principais pilares do nosso governo, a garantia de moradia digna a todos os que vivem e trabalham neste chão. Isso é dever de todos os governantes e nosso compromisso desde o início da gestão. Por meio do Morar Bem, maior programa de habitação de interesse social da história do Estado, milhares de pernambucanos têm tido acesso a esse direito tão básico e que por muito tempo lhes foi negado. Apenas dando a mão aos que mais precisam teremos, de fato, uma sociedade mais justa e igualitária”. (Governadora Raquel Lyra)

Perguntar não ofende – Por que o deputado estadual Romero Sales, que é apoiado pela oposição de Afogados da Ingazeira, não apareceu durante o carnaval?

No Recife, governadora Raquel Lyra prestigia a abertura da Campanha da Fraternidade 2026 durante celebração da Missa de Cinzas

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta quarta-feira (18), a abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2026, que tem como tema “Fraternidade e Moradia”. O lançamento foi realizado durante a Missa de Cinzas, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, na Igreja Concatedral do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, a Matriz do Espinheiro, na Zona Norte do Recife. A Campanha da Fraternidade deste ano tem como lema “Ele veio morar entre nós”, inspirado em trecho do livro bíblico de João (Jo 1,14).

“O tema da Campanha da Fraternidade deste ano dialoga diretamente com um dos principais pilares do nosso governo, a garantia de moradia digna a todos os que vivem e trabalham neste chão. Isso é dever de todos os governantes e nosso compromisso desde o início da gestão. Por meio do Morar Bem, maior programa de habitação de interesse social da história do Estado, milhares de pernambucanos têm tido acesso a esse direito tão básico e que por muito tempo lhes foi negado. Apenas dando a mão aos que mais precisam teremos, de fato, uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou a governadora Raquel Lyra, que acompanhou a cerimônia ao lado de familiares e secretários estaduais.

“A Igreja Católica aborda, todos os anos, temas sociais por meio da Campanha da Fraternidade. A questão da moradia já foi abordada em 1993 e agora, em 2026, ela definitivamente precisa entrar na pauta dos governos e das gestões. Temos orgulho de dizer que Pernambuco possui, hoje, uma política habitacional robusta com o Morar Bem”, completou a vice-governadora Priscila Krause.

A escolha do mote da campanha deste ano representa o diálogo da Igreja com o poder público para o desenvolvimento de políticas que tenham como objetivo dar à população acesso ao direito à moradia digna. “O Estado tem papel fundamental na redução do déficit habitacional do nosso país. Nós, como Igreja, temos como dar sinais. Para resolver esse problema precisamos de políticas públicas sérias, que façam frente aos desafios da moradia. A quaresma, que se inicia hoje, deve ser lida e interpretada à luz da Ressurreição. É tempo de penitência com perspectiva de esperança”, declarou o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.

A Campanha da Fraternidade nasceu na década de 1960, no Rio Grande do Norte. A partir de uma organização pastoral e comunitária, foi possível o lançamento de uma campanha nacional visando a evangelização e focada em temas sociais para promover a fraternidade.

MORAR BEM PE – Em Pernambuco, para garantir o acesso à moradia, o Governo do Estado conta com o programa Morar Bem. A iniciativa promove o direito à moradia por meio de quatro eixos, sendo eles Regularização Fundiária; Entrada Garantida, que oferece subsídios de até R$ 20 mil para pagamento da entrada do financiamento do imóvel; Reforma no Lar, que garante obras de até R$ 18 mil em imóveis; e Retomada de Habitacionais, com o objetivo de concluir obras e entregar unidades de moradia.

Arcoverde realiza o maior Carnaval dos últimos anos e reafirma sua força no cenário cultural pernambucano

De 31 de janeiro a 17 de fevereiro, Arcoverde viveu o maior Carnaval dos últimos anos. Foram 18 dias de programação integrando Baile Municipal, Baile da Pessoa Idosa, pré-carnaval, Desfile do Zé Pereira e a Folia dos Bois com polos descentralizados nos bairros Dona Didi, JK e São Cristóvão. Mais de 50 agremiações participaram do tradicional sábado de Zé Pereira, reunindo mais de 900 brincantes incentivados pelo município. Neste ano, o Carnaval homenageou Maestro Josias e Adriano do Sax (in memoriam), além de Deda da Batucada e da Troça do Urso Branco, símbolos da cultura popular arcoverdense.

A descentralização foi um dos grandes destaques da edição 2026. A cultura chegou aos bairros, ampliou o acesso da população à programação e fortaleceu a integração comunitária em diferentes regiões da cidade. A Folia dos Bois consolidou-se como um modelo de valorização das manifestações tradicionais, fortalecendo bois, ursos, troças e artistas da cidade.

A gestão municipal investiu R$ 75 mil em subvenção para 50 grupos culturais e garantiu transporte para 8 agremiações representarem o município no Concurso de Agremiações Carnavalescas no Recife. Durante a Folia dos Bois, mais de 100 artistas e grupos da cidade e da região foram contratados, com investimento total de R$ 275 mil, em parceria com o Governo de Pernambuco, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Sesc Pernambuco. A estrutura contou com mais de 30 profissionais por noite na produção e cerca de 75 pessoas na segurança, entre bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e equipe especializada.

O Carnaval também movimentou o comércio local e gerou renda para ambulantes e empreendedores durante todo o ciclo festivo. Para o prefeito Zeca Cavalcanti, “Arcoverde mostrou que sabe fazer Carnaval com responsabilidade e valorização das suas tradições.” A secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti, destacou a retomada do protagonismo cultural da cidade, e o secretário de Cultura, Pedro Brandão, reforçou que investir nas agremiações é garantir a continuidade da identidade cultural do município. O Carnaval 2026 consolida um novo tempo para Arcoverde e fortalece sua posição no cenário cultural pernambucano.

Carnaval do Recife atrai mais de 3,7 milhões de foliões e injeta R$ 2,8 bilhões na economia

Com 50 polos e mais de três mil atrações, festa gerou 60 mil empregos temporários e foi aprovada por 99% dos foliões; rede hoteleira registrou 97% de ocupação e o movimento no aeroporto chegou a mais de 500 mil passageiros, com 150 voos extras; mais de 10  mil servidores municipais trabalharam para garantir a organização e o sucesso da festa

Em seis dias de programação plural e intensa, o Recife fez mais um Carnaval para nunca mais ser esquecido. Com planejamento e organização, o evento reuniu mais de 3,7 milhões de pessoas e injetou R$ 2,8 bilhões na economia, gerando 60 mil empregos temporários. E o resultado foi sentido nas ruas: 99% dos foliões aprovaram a experiência momesca oferecida pela cidade. O Carnaval só trouxe mais público e fez mais dinheiro girar na economia porque entregou organização, cuidado e respeito com quem foi cair na folia e com quem trabalhou na festa. Chamando até o futuro pra brincar, a folia recifense espalhou, pelas ruas e em cima dos palcos dos 50 polos montados em toda a cidade, mais de três mil atrações, em apresentações e shows, desfiles e cortejos dos mais variados gêneros, tradições e importâncias. Mais de 10 mil servidores municipais trabalharam para garantir o sucesso da festa.

Em coletiva realizada nesta Quarta-feira de Cinzas (18), o prefeito do Recife, João Campos, apresentou o balanço oficial da festa, acompanhado do vice-prefeito, Victor Marques, e de secretários municipais. Ao destacar os resultados do Carnaval 2026, o gestor recifense ressaltou os números históricos alcançados pela cidade. “O Carnaval do Recife nunca decepciona, mas sempre surpreende. Tivemos recorde de público, recorde de movimentação econômica, recorde de ocupação hoteleira. Foram 3,7 milhões de foliões ao longo dos dias de festa e mais de R$ 2,8 bilhões injetados na economia”, afirmou.

João Campos também destacou o alto índice de satisfação do público. “Nas nossas pesquisas, 99% de aprovação e mais de 98% dos foliões disseram que querem voltar ao Carnaval do Recife”, pontuou o prefeito do Recife. O gestor ressaltou ainda os novos serviços implantados na festa. “A nova Arena Gastronômica, a nova Central do Artesanato, o novo Polo do Samba e a ampliação da Praça do Arsenal foram um verdadeiro sucesso. A praça ficou mais organizada, mais ampla e mais confortável para o folião”.

O Carnaval Recife do Futuro gerou 97% de ocupação da rede hoteleira, com mais de 150 voos extras e um total de 502.205 passageiros no aeroporto. Celebrando a tecnologia ancestral da alegria e das manifestações que nos confirmam um povo cheio de passado e de presente, de luta e esperança, a festa fez questão de confirmar o protagonismo de agremiações e artistas da cultura popular, que ganharam este ano mais uma passarela: o Circuito Leda Alves, que iniciou seus desfiles ainda em janeiro, abrindo alas para agremiações de todas as modalidades pelas ruas do Bairro do Recife nas sextas, sábados e domingos, saindo do Cais da Alfândega e desembocando na Praça do Arsenal, tendo a Rio Branco e a Bom Jesus como eixos centrais.

O vice-prefeito Victor Marques destacou o planejamento e o trabalho técnico que garantiram a execução da festa. “Um Carnaval desse tamanho, para tanta gente, não cabe improviso. Cada contrato, cada serviço, cada detalhe é acompanhado com rigor. É um trabalho permanente de planejamento”, afirmou. Ele também ressaltou o sentimento nas ruas. “A gente percorreu a cidade inteira e o sentimento era de satisfação. Se 2026 foi muito bom, 2027 será ainda melhor porque as pessoas confiam no trabalho que está sendo feito.”

Nas ruas, passarelas e palcos recifenses de Momo, os artistas e brincantes pernambucanos foram nada menos que 98% das mais de 3 mil atrações que encontraram e embalaram as plateias foliãs.  Ao todo, mais de 250 blocos, troças, bois, ursos, caboclinhos, afoxés e maracatus participaram dos cortejos, que chamaram até a vizinhança para pular Carnaval no Recife, recebendo o reforço luxuoso de grandes blocos carnavalescos da região metropolitana, como o Eu Acho é Pouco, Ceroula, Pitombeira, Cariri Olindense e Homem da Meia Noite.

A secretária de Cultura, Milu Megale, destacou a descentralização da festa e o fortalecimento da cultura popular. “Circulamos com 3,7 milhões de foliões pela cidade. Tivemos polos em todas as regiões, levando conforto para quem não queria se deslocar ao Centro. Essa descentralização veio para ficar”, afirmou. Ela também ressaltou o protagonismo da cultura local. “Foram mais de 3 mil apresentações, sendo 98% de atrações locais. Criamos o Circuito Leda Alves da Cultura Popular ainda em janeiro, fortalecendo as prévias e trazendo blocos tradicionais de volta ao Centro.”

OPERAÇÕES – O clima de tranquilidade nos principais focos, com baixo registro de ocorrências, foi em grande parte fruto da atuação, pelo terceiro ano consecutivo, do Centro de Operações do Recife (COP), que funcionou presencialmente numa sala no Marco Zero, onde 16 órgãos e secretarias da gestão municipal, além de entidades parceiras, estiveram, todos os dias, coordenando e atuando na resolução de ocorrências e demais serviços oferecidos à população em tempo real. Foram usadas 498 câmeras de monitoramento, que compartilhavam as imagens com as forças de segurança.

O chefe do COP, Anderson Soares, destacou as inovações implantadas. “Com 99% de aprovação, melhorar o Carnaval do Recife é sempre um desafio. Este ano fomos ousados”, afirmou. Entre as novidades, ele citou a nova Arena Gastronômica no Armazém 14 e a mudança da Central do Artesanato. “Levamos os equipamentos para uma área mais ampla e estratégica, garantindo mais conforto, mobilidade e organização para os foliões.”

NOVIDADES – Pela primeira vez, houve 46 banheiros femininos e 8 para famílias e/ou pessoas com deficiência na Avenida Rio Branco. Também de forma pioneira, os foliões que utilizarem os estacionamentos situados no edifício-sede da Prefeitura do Recife, do Tribunal Regional Federal e do Tribunal Regional do Trabalho, no Cais do Apolo, puderam doar alimentos não perecíveis. As mais de 3 toneladas de alimentos arrecadados serão destinados a 22 instituições parceiras, beneficiando mais de 29 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Todas as doações vão para o Banco de Alimentos do Recife, onde serão triados e disponibilizado para as organizações cadastradas junto ao município.

A Prefeitura criou o PIT STOP Fica de Boa, localizado na Avenida Alfredo Lisboa, que funcionou como um ambiente de acolhimento e descompressão, voltado ao cuidado temporário de pessoas que apresentem mal-estar físico ou emocional associado ao uso de álcool e outras substâncias psicoativas. O Palco do Samba, que funcionava na Rua da Moeda, ganhou mais destaque e estreou no espaço do antigo Parador.

CULTURA POPULAR – As agremiações da cultura popular, como o patrimônio vivo do Recife Pierrot de São José, o Bloco da Saudade, o Abanadores do Arruda, o Caboclinho Tupinambá, a Escola Gigante do Samba, o Maracatu Piaba de Ouro, o Afoxé Oxum Pandá e o homenageado Madeira do Rosarinho, entre muitos outros, apresentaram-se em todos os polos de cidade, desfilaram suas tradições no também tradicional Concurso de Agremiações, com 332 brinquedos e milhares de brincantes inscritos, sem falar na passarela Recife Matriz de Cultura Popular, que abriu a programação de todos os dias do Marco Zero, maior palco da festa.

Aliás, maior palco de todos os tempos e carnavais, com 70m de comprimento na fachada e inéditos 18,5m de altura, com moldura toda coberta por painéis de LED, também dispostos na cenografia e na moldura do palco em quantidade recorde, 30% maior que no ano passado. Maiores que o palco, só as histórias que ele deixou para a posteridade carnavalesca recifense, emoldurando shows que já entraram para o imaginário dos mais comentados em linha reta, como a apresentação de Liniker, com direito às participações de Priscila Senna, Amaro Freitas e diversos brincantes da cultura popular, além do apoteótico desfile da boneca gigante da cantora. Teve ainda a estreia de Alok, com efeitos pirotécnicos no palco e espetáculo garantido até no céu, com fogos e a surpreendente coreografia de mais de 200 drones.

Teve também o brega voando alto, na tirolesa e no palco de Neiff e nas apresentações de Priscila Senna, Raphaela Santos e Recife Capital do Brega. Teve ainda o show cheio de sucessos e encontros, abraços e emoções do homenageado Lenine, o samba investido de toda a sua força e sacralidade, nas vozes de artistas daqui e de fora, como Mariene de Castro e Karynna Spinelli; o Dominguinho aclamadíssimo de João Gomes, Mestrinho e Jota.pê. Teve Iza e teve Vanessa da Mata, teve Seu Jorge e Sorriso Maroto. Mas o que mais teve foi Pernambuco, traduzido à perfeição nos acordes e vozes da Ademir Araújo e a Orquestra Popular do Recife, Maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Martins, Almério, Flaira Ferro, Gabi do Carmo, Leide do Banjo, Joyce Alane, Spok, Bongar, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, entre muitos outros.

Além de desfilar e confirmar tradições  como o Ubuntu, cortejo liderado pela também homenageada Dona Carmem, abrindo alas e lavando as ruas da festa com as águas de Oxalá, e o Tumaraca, que congrega o baque de 500 integrantes de 13 nações diferentes no Marco Zero, o Carnaval do futuro lançou e aclamou novidades como as novas localizações do Polo do Samba, que saiu da Rua da Moeda e foi para a cabeceira da Ponte Giratória, com programação caprichada e muito prestigiada da sexta-feira (13) até ontem, além da Arena Gastronômica e da Central de Serviços, que migraram do Arsenal para o Armazém 14 e o Mirante do Paço, respectivamente, com o objetivo de garantir mais conforto e mobilidade aos foliões.

No Carnaval do futuro, os pequenos foliões ganharam o reforço de um polo novo, no Parque Eduardo Campos, que se somou a outros seis polos – parques da Tamarineira, Macaxeira, Santana, Jaqueira e Dona Lindu e Cais da Aurora – para convidar o Recife a germinar a folia nas próximas gerações. A festa, que começou em meados de janeiro, com os tradicionais concursos carnavalescos, acertou a marcha dos blocos líricos, elegeu seu Rei e sua Rainha do Carnaval, realizou uma edição histórica do Baile Municipal, comemorando 60 edições da festa, lotou a Aurora para receber o Bicho Maluco Beleza de Alceu, fez o Recife pulsar e pular até poucas horas atrás, quando o Orquestrão comandado por Spok raiou a quarta-feira ingrata, depois de uma terça gorda de acordes e alegrias.

TURISMO – O Carnaval do Recife reafirma, mais uma vez, sua força como um dos maiores eventos culturais e turísticos do país. A pesquisa de satisfação realizada nos últimos dias revela índices expressivos de aprovação do público, reforçando o sucesso da festa em diferentes frentes — da organização à experiência vivida por moradores e turistas.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO – Segundo o levantamento, 99% dos foliões avaliaram o Carnaval como altamente satisfatório, enquanto 95% afirmaram que a festa superou as expectativas. O alto grau de aprovação se reflete também na intenção de retorno: 98,4% dos entrevistados pretendem voltar no próximo ano e recomendariam o Carnaval do Recife a amigos e familiares, consolidando a cidade como destino de referência no período momesco.

O secretário de Turismo do Recife, Thiago Angelus, destacou o impacto econômico e social da festa. “O Carnaval é alegria para quem brinca, mas é também negócio para muitas famílias. Desde quem monta uma barraca na frente de casa até o setor hoteleiro, todos são impactados positivamente”, afirmou.

Rubinho do São João deixa cargo de Secretário do Governo em Afogados da Ingazeira

Em conversa com este blogueiro agora a pouco o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João, confirmou que confirmou que pediu a exoneração e já está exonerado pelo prefeito Sandrinho Palmeira do cargo de Secretário do Governo.

“Finfa,  tinha feito um concurso municipal da Prefeitura de Princesa Isabel-PB, anos atrás, e quando assumir em janeiro de 2025 o cargo na Prefeitura de Afogados da Ingazeira, comuniquei ao prefeito Sandrinho que a qualquer momento seria convocado para esta nova missão e chegou agora o meu chamado para assumir na cidade de Princesa Isabel, deixo o cargo sem problema algum com a gestão Sandrinho Palmeira”, disse Rubinho