Pernambuco soma 1.307 novos profissionais da área atuando no Estado, que foram sendo convocados desde 2023
O Governo de Pernambuco reforça a segurança do sistema prisional com a nomeação de todos os policiais penais aprovados no último concurso público. Na edição do Diário Oficial deste sábado (28), a governadora Raquel Lyra oficializou 315 novos profissionais da área. Com os convocados deste sábado, o sistema prisional totaliza 1.307 novos policiais penais, aprovados do último concurso, que foram sendo nomeados desde 2023.
“Estamos fortalecendo a segurança pública com planejamento, responsabilidade e compromisso. Nomeamos todos os 1.307 policiais penais aprovados no último concurso público, cumprindo aquilo que foi planejado pelo Governo de Pernambuco para reforçar o sistema prisional do Estado. Essa é uma medida concreta para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e mais eficiência na gestão, contribuindo também para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade e para a tranquilidade da população pernambucana”, destacou a governadora Raquel Lyra.
A convocação integra o programa Juntos pela Segurança, eixo central da política estadual de segurança pública e defesa social. A iniciativa promove ações coordenadas em territórios prioritários, fortalecendo a atuação das forças de segurança e ampliando as estratégias de prevenção e enfrentamento à violência.
“Com a nomeação dos novos policiais penais, o sistema prisional de Pernambuco, que já avançou de forma significativa nos últimos três anos, poderá seguir ainda com a entrega de mais unidades prisionais e o fortalecimento das ações de reinserção social da pessoa privada de liberdade. Essa nomeação mostra o compromisso do Governo de Pernambuco com o sistema prisional e com a segurança pública”, ressaltou Paulo Paes, secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco.
INFRAESTRUTURA – Desde 2023, o Governo de Pernambuco entregou 1.854 vagas no sistema prisional, sendo 954 no Presídio Policial Penal Leonardo Lago (PLL) e 900 na unidade 2 do Presídio de Itaquitinga. Estão em construção 5.754 novas vagas. Desse total, 2.754 estão sendo implantadas no Complexo de Araçoiaba e 3 mil nas unidades 3, 4 e 5 do Presídio de Itaquitinga. Em Caruaru, a Penitenciária Juiz Plácido de Souza também será ampliada para ofertar 155 novas vagas.
Em 2025, a secretaria desativou 12 cadeias públicas que tinham condições precárias e transferiu os presos para outras unidades. Uma delas foi a Penitenciária Professor Barreto Campelo, que começou a ser demolida após 50 anos de funcionamento. A iniciativa resulta na redução do custo operacional e permite um melhor redirecionamento do efetivo da Polícia Penal.

A vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, está em missão oficial no Chile e, nesta sexta-feira (27), cumpriu agenda em Santiago com foco na troca de experiências sobre políticas públicas voltadas à primeira infância. O principal compromisso foi uma visita à comuna de Renca, na região metropolitana da capital chilena, onde foi recebida pelo prefeito Claudio Castro para uma reunião institucional sobre governança e projetos sociais.
A Prefeitura de Caruaru segue fazendo importantes investimentos também na zona rural. Melhorando, cada vez mais, a infraestrutura dos equipamentos públicos que estão à disposição da população. É o caso do Velório de Itaúna, inaugurado nesta sexta-feira (27), na tradicional localidade. Garantindo um suporte importante às famílias, em momentos de despedida e luto.
A obra contemplou a reforma de um prédio onde funcionou, anteriormente, uma lavanderia. A Prefeitura de Caruaru realizou a ampliação das instalações existentes, promovendo melhores condições de uso, conforto e acessibilidade aos usuários. No prédio, foram realizados investimentos para a melhoria da infraestrutura pública municipal, totalizando o valor de R$ 156 mil.
Maior programa de recuperação da infraestrutura viária da história do Estado, o PE na Estrada está aplicando, ao todo, R$ 7 bilhões na requalificação de vias em todas as regiões





A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia (SECTI), realizou, na última quinta-feira (26), o 15º Encontro da Rede NIT Recife. A iniciativa reúne Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e Instituições de Ensino Superior (IES) para ampliar a integração entre pesquisa, inovação e mercado. O encontro reuniu 20 instituições, consolidando a rede como um espaço estratégico de cooperação e construção coletiva. A ação integra o UniverCidade, programa estratégico do município voltado ao fomento da inovação no ambiente acadêmico.
Em um importante passo para o fortalecimento da agricultura local, o prefeito Gilberto Ribeiro anunciou oficialmente a chegada das sementes do programa Terra Plantar ao município. A iniciativa, que é fruto de uma colaboração entre o Governo do Estado e a administração de Flores, visa garantir que o homem e a mulher do campo tenham os insumos necessários para aproveitar o período das chuvas que se inicia na região.
Pesquisa do Instituto DataTrends para o Senado Federal em Pernambuco mostra a deputada federal Marília Arraes na liderança, com 39% das intenções de voto. Na sequência aparecem Humberto Costa, com 19%, Eduardo da Fonte e Miguel Coelho, ambos com 18%. Anderson Ferreira registra 12%, seguido por Sílvio Costa Filho, com 11%, e Gilson Machado, com 9%.
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, entregou nesta terça-feira (24) a requalificação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Padre Gabriel Hofstede, no Heliópolis. Com investimento superior a R$ 300 mil, a obra promoveu uma renovação da unidade de ensino, garantindo mais conforto, segurança e acessibilidade para as crianças matriculadas.

O senador Fernando Dueire participou, nesta quinta, de reunião do Cisape — Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano — ocasião em que prefeitos ligados ao colegiado formalizaram apoio coletivo à sua reeleição. O gesto político consolidou a força do municipalismo defendido pelo parlamentar e evidenciou o reconhecimento ao trabalho desenvolvido em favor das cidades do Sertão.