Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Com mais 315 convocados, Governo de Pernambuco nomeia todos policiais penais do último concurso

Pernambuco soma 1.307 novos profissionais da área atuando no Estado, que foram sendo convocados desde 2023

O Governo de Pernambuco reforça a segurança do sistema prisional com a nomeação de todos os policiais penais aprovados no último concurso público. Na edição do Diário Oficial deste sábado (28), a governadora Raquel Lyra oficializou 315 novos profissionais da área. Com os convocados deste sábado, o sistema prisional totaliza 1.307 novos policiais penais, aprovados do último concurso, que foram sendo nomeados desde 2023.

“Estamos fortalecendo a segurança pública com planejamento, responsabilidade e compromisso. Nomeamos todos os 1.307 policiais penais aprovados no último concurso público, cumprindo aquilo que foi planejado pelo Governo de Pernambuco para reforçar o sistema prisional do Estado. Essa é uma medida concreta para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e mais eficiência na gestão, contribuindo também para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade e para a tranquilidade da população pernambucana”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A convocação integra o programa Juntos pela Segurança, eixo central da política estadual de segurança pública e defesa social. A iniciativa promove ações coordenadas em territórios prioritários, fortalecendo a atuação das forças de segurança e ampliando as estratégias de prevenção e enfrentamento à violência.

“Com a nomeação dos novos policiais penais, o sistema prisional de Pernambuco, que já avançou de forma significativa nos últimos três anos, poderá seguir ainda com a entrega de mais unidades prisionais e o fortalecimento das ações de reinserção social da pessoa privada de liberdade. Essa nomeação mostra o compromisso do Governo de Pernambuco com o sistema prisional e com a segurança pública”, ressaltou Paulo Paes, secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco.

INFRAESTRUTURA – Desde 2023, o Governo de Pernambuco entregou 1.854 vagas no sistema prisional, sendo 954 no Presídio Policial Penal Leonardo Lago (PLL) e 900 na unidade 2 do Presídio de Itaquitinga. Estão em construção 5.754 novas vagas. Desse total, 2.754 estão sendo implantadas no Complexo de Araçoiaba e 3 mil nas unidades 3, 4 e 5 do Presídio de Itaquitinga. Em Caruaru, a Penitenciária Juiz Plácido de Souza também será ampliada para ofertar 155 novas vagas.

Em 2025, a secretaria desativou 12 cadeias públicas que tinham condições precárias e transferiu os presos para outras unidades. Uma delas foi a Penitenciária Professor Barreto Campelo, que começou a ser demolida após 50 anos de funcionamento. A iniciativa resulta na redução do custo operacional e permite um melhor redirecionamento do efetivo da Polícia Penal.

Dayse Silva cumpre missão no Chile e conhece modelo inovador de governança para a primeira infância

A vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, está em missão oficial no Chile e, nesta sexta-feira (27), cumpriu agenda em Santiago com foco na troca de experiências sobre políticas públicas voltadas à primeira infância. O principal compromisso foi uma visita à comuna de Renca, na região metropolitana da capital chilena, onde foi recebida pelo prefeito Claudio Castro para uma reunião institucional sobre governança e projetos sociais.

Durante o encontro, Dayse e o prefeito conversaram sobre as estratégias adotadas em Renca para o fortalecimento das políticas públicas destinadas à primeira infância. A vice-prefeita destacou a importância da troca de experiências. “Conversamos sobre governança de primeira infância e tudo o que eles estão fazendo aqui. Também trocamos algumas figurinhas sobre as ações que estamos desenvolvendo em Caruaru”, afirmou.

Um dos pontos centrais da visita foi a apresentação de projetos desenvolvidos na chamada “La Fábrica”, um centro de inovação comunitária localizado em Renca. O espaço integra empreendedorismo, inovação social, inovação tecnológica, além de serviços privados e comunitários, funcionando como um polo de articulação entre poder público e sociedade civil.

A experiência chamou a atenção da comitiva caruaruense pela capacidade de integrar diferentes setores em torno de políticas estruturantes, especialmente voltadas ao desenvolvimento infantil. Para Dayse Silva, a missão internacional reforça o compromisso de buscar referências bem-sucedidas que possam inspirar e fortalecer as ações já implementadas em Caruaru, ampliando o olhar estratégico sobre a primeira infância e promovendo mais oportunidades para as novas gerações.

Prefeito de Caruaru em exercício, Bruno Lambreta, inaugura o Velório de Itaúna

A Prefeitura de Caruaru segue fazendo importantes investimentos também na zona rural. Melhorando, cada vez mais, a infraestrutura dos equipamentos públicos que estão à disposição da população. É o caso do Velório de Itaúna, inaugurado nesta sexta-feira (27), na tradicional localidade. Garantindo um suporte importante às famílias, em momentos de despedida e luto.

O Cemitério de Itaúna não contava com um velório. E a nova estrutura desempenhará um papel fundamental no apoio às famílias, oferecendo um espaço digno, acessível e estruturado. Contribuindo, inclusive, para o bem-estar coletivo e para a humanização dos serviços públicos. A intervenção reflete o compromisso da gestão municipal com a melhoria dos serviços essenciais. A obra contemplou a reforma de um prédio onde funcionou, anteriormente, uma lavanderia. A Prefeitura de Caruaru realizou a ampliação das instalações existentes, promovendo melhores condições de uso, conforto e acessibilidade aos usuários. No prédio, foram realizados investimentos para a melhoria da infraestrutura pública municipal, totalizando o valor de R$ 156 mil.

O prefeito de Caruaru em exercício, e presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Bruno Lambreta, conduziu a inauguração e destacou a importância do equipamento. “Esta inauguração mostra a sensibilidade do prefeito Rodrigo Pinheiro e da sua equipe. É um momento difícil [sepultamento de um ente querido] para os familiares, para os amigos. E quando você possibilita um espaço de conforto, você tem um lugar digno, isso tem grande relevância. Acho que é uma medida sensível e importante”, explica.

Em Frei Miguelinho, no Agreste, governadora Raquel Lyra entrega a restauração da PE-121 e autoriza mais R$ 2 bilhões em investimentos no PE na Estrada

Maior programa de recuperação da infraestrutura viária da história do Estado, o PE na Estrada está aplicando, ao todo, R$ 7 bilhões na requalificação de vias em todas as regiões

Fortalecendo a infraestrutura viária do Estado, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (27), em Frei Miguelinho, no Agreste Setentrional, as obras de restauração e implantação da PE-121. A ação, que foi realizada em um trecho de 13,3 quilômetros da via, recebeu recursos da ordem de R$ 27,9 milhões do Governo de Pernambuco. Durante a entrega, a chefe do Executivo estadual também autorizou a aplicação de mais R$ 2 bilhões em obras de requalificação em rodovias pernambucanas por meio do programa PE na Estrada, totalizando R$ 7 bilhões garantidos para essa finalidade.

“Com a entrega que fizemos hoje e diversas outras, garantimos que o Governo do Estado esteja presente na vida dos municípios pernambucanos. Além dos R$ 5 bilhões que já havíamos anunciado quando lançamos o PE na Estrada, estamos autorizando mais R$ 2 bilhões em investimentos nas nossas vias, porque com estradas novas e requalificadas trazemos desenvolvimento para as nossas cidades e, mais do que isso, mudamos a realidade das pessoas, sempre entregando o melhor para a nossa gente”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

A intervenção na PE-121 beneficia diretamente, além de Frei Miguelinho, os municípios de Riacho das Almas (Agreste Central), Vertentes e Cumaru (Agreste Setentrional). A entrega fortalece a mobilidade regional, o escoamento da produção agrícola e impulsiona o desenvolvimento socioeconômico da região. “Essa é mais uma obra que reforça o nosso compromisso em garantir segurança viária nas estradas. Temos requalificado todas as estradas da região, garantindo também mais desenvolvimento para o Agreste, que tem pujança econômica em várias áreas e precisava de investimentos para garantir esse escoamento”, disse o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

O prefeito de Frei Miguelinho, Lindonaldo da Farinha, enfatizou que este foi um dia histórico para o município. “Eu estou emocionado, há muito tempo a PE-121 estava abandonada. Quando solicitei ao Governo do Estado, logo fui atendido, a obra saiu do papel e está sendo entregue para a população”, disse.

Presente no evento, o deputado federal Waldemar Oliveira disse que “vir em Frei Miguelinho e entregar a PE-121, que é tão importante para o município e para o Agreste pernambucano, é uma grande alegria”. Já o deputado estadual Romero Salles Filho destacou que o Governo do Estado tem devolvido a esperança para o povo pernambucano. “O governo tem obras entregues em todo o Estado, está mudando a vida das pessoas”. O também deputado estadual Henrique Queiroz Filho disse que “hoje é um dia feliz, estamos participando de um dia histórico para Frei Miguelinho. Em todos os cantos do Estado vemos obras do Governo de Pernambuco, que está atendendo as demandas da população com qualidade”.

Ainda durante o evento, a governadora Raquel Lyra entregou as chaves de dois novos ônibus para a educação de Frei Miguelinho, totalizando nove entregas de veículos deste tipo para a cidade desde 2023. Na ocasião, a gestora também recebeu o título de cidadã do município.

Acompanharam a governadora no evento o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga; o diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco (DER/PE), André Fonseca, e os prefeitos ⁠Sérgio Colin (Toritama), ⁠Gena Lins (Taquaritinga do Norte), ⁠Biu Abreu (Orobó), Zé Martins (João Alfredo), ⁠Silvestre (Passira), Joia (Salgadinho), Joel Gonzaga (Feira Nova), ⁠Dr. Histenio (Vertente do Lério), Janjão (Bom Jardim), Chaparral (Surubim), Juliana de Chaparral (Casinhas), Dió Filho (Riacho das Almas) e diversas outras lideranças políticas da região. Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Recife amplia articulação entre academia e ecossistema de inovação no 15º Encontro da Rede NIT

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia (SECTI), realizou, na última quinta-feira (26), o 15º Encontro da Rede NIT Recife. A iniciativa reúne Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e Instituições de Ensino Superior (IES) para ampliar a integração entre pesquisa, inovação e mercado. O encontro reuniu 20 instituições, consolidando a rede como um espaço estratégico de cooperação e construção coletiva. A ação integra o UniverCidade, programa estratégico do município voltado ao fomento da inovação no ambiente acadêmico.

Nesta primeira edição de 2026, o encontro evidenciou a integração entre as IES e o ecossistema de inovação do Porto Digital, destacando o Recife como território de convergência entre conhecimento científico, empreendedorismo e políticas públicas orientadas a resultados.

A abertura do encontro foi conduzida pelo secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha, que destacou a Rede NIT Recife como um canal permanente de diálogo entre a Prefeitura e a comunidade acadêmica. “A Rede NIT é esse ponto de contato contínuo, criando conexões e caminhos para que o conhecimento se transforme em soluções para a cidade, com foco na melhoria da qualidade de vida do cidadão”, afirmou.

Durante a reunião, foram discutidos os projetos e programas que irão estruturar a atuação da Rede em 2026, com foco na ampliação da conexão dos NITs com o mercado, no fortalecimento de parcerias e na construção de agendas colaborativas. Como destaque, foi realizado o pré-lançamento do Programa Nitro, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital, com o objetivo de ampliar a capacidade das instituições de transformar pesquisas em soluções com inserção no mercado.

Com encontros periódicos ao longo do ano, a Rede NIT Recife segue como plataforma de articulação entre academia, governo e ecossistema de inovação, contribuindo para a transferência de tecnologia, a proteção de ativos intelectuais e o desenvolvimento econômico e social do Recife.

Gilberto Ribeiro celebra chegada de sementes e destaca parceria estratégica com Raquel Lyra e Marconi Santana 

Em um importante passo para o fortalecimento da agricultura local, o prefeito Gilberto Ribeiro anunciou oficialmente a chegada das sementes do programa Terra Plantar ao município. A iniciativa, que é fruto de uma colaboração entre o Governo do Estado e a administração de Flores, visa garantir que o homem e a mulher do campo tenham os insumos necessários para aproveitar o período das chuvas que se inicia na região.

Durante o anúncio, Gilberto Ribeiro fez questão de expressar sua gratidão à governadora Raquel Lyra. Segundo o prefeito, a agilidade no envio das sementes foi fundamental para que o cronograma de plantio não fosse prejudicado, demonstrando a sensibilidade da gestão estadual com as demandas do Sertão. O material recebido já começou a ser organizado para distribuição imediata entre as associações rurais do município.

Outro ponto de destaque no pronunciamento do gestor foi o reconhecimento do papel desempenhado por Marconi. Gilberto enfatizou que a articulação de Marconi junto ao Governo do Estado e ao Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) foi o diferencial para assegurar que Flores fosse contemplada em tempo hábil. Essa atuação política próxima aos órgãos estaduais tem sido um pilar para a viabilização de recursos e programas que beneficiam diretamente a zona rural.

Com a chegada desses insumos, a expectativa é de que a produtividade agrícola em Flores ganhe um novo fôlego. O prefeito reiterou o compromisso de sua gestão com o desenvolvimento rural, afirmando que o trabalho conjunto com o Estado e o apoio de lideranças atuantes são essenciais para levar esperança e dignidade aos produtores sertanejos. A distribuição nas comunidades deve seguir um cronograma rigoroso para alcançar o maior número possível de famílias agricultoras. Da Assessoria 

Raquel Lyra autoriza ações nas PEs 430 e 357 após reunião com Sebastião Oliveira

A governadora Raquel Lyra recebeu, na tarde desta quinta-feira (26), o presidente estadual do AvanteSebastião Oliveira e o prefeito de Calumbi Joelson, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. A reunião resultou na autorização de medidas relacionadas às rodovias PEs 430 e 357, no Sertão do Estado.

Para São José do Belmonte, foi autorizada a elaboração do projeto de restauração da PE-430, no trecho que liga o entroncamento de Bom Nome ao município.

Já em relação a Calumbi, o Governo do Estado autorizou a abertura do processo licitatório para a obra da PE-357.

Durante a agenda, Sebastião Oliveira afirmou que acompanhou a situação das rodovias ao longo de sua atuação como secretário de Transportes de Pernambuco. “Quando recebo uma missão, só sossego quando consigo cumpri-la. Fui secretário de Transportes de Pernambuco em duas ocasiões e conheço de perto a condição das estradas e a importância de cuidar das nossas vias. Agradeço, em especial, à governadora Raquel Lyra e à população das duas cidades pela confiança em nosso trabalho. Essas duas importantes obras representam desenvolvimento”, declarou.

Segundo ele, as intervenções devem contribuir para a melhoria das condições de tráfego e para o escoamento da produção local. Blog do Nil Júnior

DataTrends: Marília Arraes lidera disputa ao Senado em Pernambuco

Pesquisa do Instituto DataTrends para o Senado Federal em Pernambuco mostra a deputada federal Marília Arraes na liderança, com 39% das intenções de voto. Na sequência aparecem Humberto Costa, com 19%, Eduardo da Fonte e Miguel Coelho, ambos com 18%. Anderson Ferreira registra 12%, seguido por Sílvio Costa Filho, com 11%, e Gilson Machado, com 9%.

Mais atrás aparecem Fernando Dueire, com 3%, Armando Monteiro e Jô Cavalcanti, ambos com 2%.

Brancos e nulos somam 33%, enquanto 34% dos entrevistados se declaram indecisos.

Como a eleição para o Senado permite que cada eleitor vote em dois candidatos, a soma dos percentuais pode chegar a 200%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PE-04513/2026. O levantamento ouviu 1.200 eleitores por telefone nos dias 23 e 24 de fevereiro. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Prefeitura de Garanhuns entrega requalificação do CMEI Padre Gabriel Hofstede com investimento de mais de R$ 300 mil

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, entregou nesta terça-feira (24) a requalificação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Padre Gabriel Hofstede, no Heliópolis. Com investimento superior a R$ 300 mil, a obra promoveu uma renovação da unidade de ensino, garantindo mais conforto, segurança e acessibilidade para as crianças matriculadas.

As intervenções contemplaram pintura interna e externa, o telhado foi substituído, portas e janelas foram trocadas em todos os ambientes, e toda a instalação elétrica passou por manutenção completa, assegurando segurança no dia a dia da unidade.

Para o prefeito Sivaldo Albino, a entrega reforça a prioridade da gestão municipal com a educação infantil. “O dia de hoje confirma tudo que estamos fazendo nos últimos anos na Educação de Garanhuns. Atualmente temos mais de 10 obras sendo realizadas ao mesmo tempo somente na área da Educação. Investimentos que trazem o cuidado com a população garanhuense”, disse o prefeito.

A secretária de Educação Wilza Vitorino destaca que a requalificação faz parte de um planejamento amplo de manutenção e melhoria das unidades da rede municipal, com foco na qualidade do ambiente de aprendizagem para as crianças de Garanhuns. “É com muita alegria que entregamos essa importante requalificação, mais de 200 crianças estão matriculadas neste espaço. Este CMEI foi aberto em 2021, fazendo parte da ampliação do atendimento às crianças de até 5 anos”, afirmou a secretária.

Prefeitos do Araripe formalizaram apoio coletivo à reeleição do senador Fernando Dueire

O senador Fernando Dueire participou, nesta quinta, de reunião do Cisape — Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano — ocasião em que prefeitos ligados ao colegiado formalizaram apoio coletivo à sua reeleição. O gesto político consolidou a força do municipalismo defendido pelo parlamentar e evidenciou o reconhecimento ao trabalho desenvolvido em favor das cidades do Sertão.

O Cisape reúne municípios do Araripe com o objetivo de fortalecer a cooperação regional, buscar soluções conjuntas e ampliar a capacidade de investimento das gestões municipais. Declararam apoio à reeleição do senador as gestoras e gestores das cidades de Lagoa Grande (prefeita Catharina Garziera), Santa Filomena (prefeito Gildevan Melo), Granito (prefeito George de Sidney), Ouricuri (prefeito Victor Coelho), Trindade (prefeita Helbinha Rodrigues), Araripina (prefeito Evilásio Mateus), Moreilândia (prefeito Teto Teixeira), Dormentes (prefeita Corrinha de Geomarco), Bodocó (prefeito Dr. Otávio Pedrosa) e Afrânio (prefeito Cloves Ramos).

O presidente do consórcio e prefeito de Moreilândia, Teto Teixeira, destacou a unidade do grupo. “Esse apoio coletivo simbolizou o reconhecimento ao trabalho firme e presente do senador Fernando Dueire”, disse. “Ele tem sido um parceiro constante dos municípios, ouvindo nossas demandas e ajudando a transformá-las em ações concretas”, afirmou a prefeita Catharina Garziera.

O prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, também ressaltou a importância da atuação municipalista do senador. “Fernando Dueire demonstrou compromisso com as cidades. Seu mandato foi marcado pela defesa dos municípios, pela busca de recursos e pelo diálogo permanente”. “Nosso apoio é também um reconhecimento por todo trabalho do senador “, pontuou a prefeita Corrinha de Geomarco.

Na mesma linha, a prefeita de Trindade, Helbinha Rodrigues, enfatizou a construção coletiva. “O senador sempre entendeu que é na cidade que a vida acontece”. “A atuação de Dueire fortaleceu as prefeituras e garantiu mais condições para que pudéssemos atender melhor nossa população”, explicou o prefeito Cloves Ramos.

Na avaliação do prefeito de Bodocó, Dr. Otávio Pedrosa, o trabalho do senador Dueire é reconhecido em todo estado de Pernambuco. “Nenhum senador pisou tanto na nossa terra quanto ele. Falo por mim e por dezenas e dezenas de prefeitos”. “Reconhecer, valorizar e fortalecer essa atuação é nossa prioridade”, afirmou o prefeito Vitor Coelho. “Sabemos reconhecer e ser gratos a quem tanto nos ajuda”, completou o prefeito Gildevan Melo.

A manifestação conjunta dos prefeitos representou um movimento político expressivo no Sertão do Araripe. A base municipalista construída pelo senador, com foco no fortalecimento do pacto federativo e na defesa das gestões locais, foi apontada como o principal alicerce da adesão coletiva.