Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Paulo Câmara toma posse na presidência do BNB com foco na ampliação do apoio aos pequenos negócios

O economista Paulo Câmara tomou posse nesta terça-feira, 10, como presidente do Banco do Nordeste (BNB), em cerimônia realizada na sede da instituição, em Fortaleza.

Durante a solenidade, o presidente destacou o papel estratégico do Banco no desenvolvimento regional e no apoio aos setores produtivos, especialmente aos micro e pequenos empreendedores. Segundo ele, a atuação da instituição continuará voltada à ampliação do crédito com foco na inclusão produtiva e no fortalecimento da economia do Nordeste e das demais áreas de atuação do Banco.

“Agradeço ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela confiança em nos permitir continuar contribuindo com um projeto de desenvolvimento que amplia oportunidades para milhões de brasileiros. O Banco do Nordeste está presente em todos os grandes projetos estruturadores da região e tem papel estratégico no apoio aos pequenos negócios, à agricultura familiar e na promoção da inclusão financeira”, afirmou.

Ao final da cerimônia, Paulo Câmara mencionou o desempenho alcançado pela instituição no último ano e projetou avanços para o próximo ciclo. “O Banco do Nordeste teve um desempenho muito expressivo em 2025, ampliando o crédito e fortalecendo sua presença junto aos setores produtivos da região. Vamos trabalhar intensamente para que 2026 seja ainda mais promissor, ampliando o alcance das nossas ações e contribuindo para gerar mais oportunidades de desenvolvimento no Nordeste”, concluiu.

Exclusivo: Confirmada a agenda da governadora Raquel Lyra no Pajeú

Acabei de entrar em contato com um membro da Casa Civil, direto do Palácio do Campos das Princesas, e o mesmo afirmou que foi fechada a agenda da governadora Raquel Lyra, da próxima quinta-feira e sexta-feira no Sertão do Pajeú.

Quinta-feira (12)
15 horas -Itapetim
17 horas – São José do Egito
19 horas – Tabiba

Sexta-feira (13)
09 horas – Afogados da Ingazeira
10 horas – Solidão

Recife celebra aniversário de 489 anos com ampla programação gratuita

Celebrações começam amanhã (11) e só acabam no dia 29 de março, com várias alternativas de lazer, que vão de espetáculo inédito do grupo Magiluth ao Festival de Jazz do Recife, shows com nomes como Dudu Nobre, Rael, Chico Chico, Sandra Sá e Mariana Aydar, além de exibição da cerimônia do Oscar, que promete arrepiar de emoção todas as pernas cabeludas recifenses. 

No próximo dia 12 de março, a capital pernambucana completa 489 anos de história e memória, celebração e resistência, tradições e revoluções. Para comemorar, a Prefeitura do Recife preparou uma programação tão diversificada e comprida quanto a lista de predicados da cidade. No total, duas dezenas de eventos gratuitos irão animar munícipes e turistas ao longo do mês. Extensa programação inclui salto de paraquedistas, concertos da Orquestra e da Banda Sinfônica e o Recife Frevo Festival, entre outras opções.

Entre as atividades oferecidas nos espaços culturais e públicos da cidade, terão opções para todo gosto, idade, referência e preferência artística, como apresentações musicais, passeios turísticos, espetáculo do renomado grupo teatral Magiluth, feira Maré Cultural, além de exibição a céu aberto da cerimônia da entrega com Oscar, com direito a muito frevo e muita torcida pelo filme Agente Secreto. Vai ser coisa de cinema!

Intervenções urbanas, apresentações culturais, atrações tradicionais e ações de valorização do patrimônio também convidam recifenses e visitantes a ocuparem os espaços públicos e celebrarem a história, a cultura e a identidade da capital pernambucana.

Entre os destaques da programação está a instalação do novo letreiro “RECIFE”, no Marco Zero, entregue pela Prefeitura no dia 12 de março, data oficial do aniversário da cidade. O equipamento substitui a estrutura anterior e renova um dos cenários mais emblemáticos da capital. Mais do que um cartão-postal, o Marco Zero representa um ponto de encontro entre passado e presente e segue como palco de celebrações e registros que atravessam gerações.

Dias 11 e 12, 24 e 25/03 – Concertos da Orquestra Sinfônica do Recife

Em grande estilo, a programação estreia no palco do Teatro de Santa Isabel, com o início da temporada 2026 de concertos oficiais da Orquestra Sinfônica do Recife. Serão duas apresentações gratuitas, nos dias 11 e 12 de março, a partir das 20h, com regência do maestro José Renato Accioly.

O repertório será festivo e caprichado, celebrando o Recife e seus ritmos, o também aniversariante de março Chico Science e o cinema feito em Pernambuco. No programa, que será apresentado nas duas noites, estarão as músicas “Alvorada”, de Carlos Gomes, “Cangaço de Vida e Morte”, de Paulo Arruda, “Fantasia Asa Branca”, de Hilson Costa, “Suíte Brasil S.A.”, de Mateus Alves, “Suíte Nação Zumbi”, de Chico Science, e “Recife, Cidade Lendária”, de Capiba, com arranjos de Kidbone”, além da aclamada música tema do filme “Agente Secreto” e da trilha do filme “Bacurau”, ambas compostas também por Mateus Alves.  Os ingressos são distribuídos gratuitamente, a partir das 10h do dia de cada apresentação, no site https://ingressossantaisabel.recife.pe.gov.br/, e na bilheteria do Santa Isabel, a partir das 19h. A Orquestra volta a se apresentar nos dias 24 e 25 de março, com novo repertório.

Dias 12 e 14/03 – Recife Frevo Festival 

Em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Recife Frevo Festival sobe, no próximo dia 12 de março, ao palco do Teatro do Parque, celebrando as mulheres, tradicionais maestros e novos arranjos do frevo. Com acesso gratuito e ingressos distribuídos a partir das 18h, a programação terá início às 19h, com duas orquestras em evidência: a do maestro Edson Rodrigues e a Orquestra de Bolso, representando e congraçando duas gerações do frevo. A Orquestra de Bolso irá se apresentar acompanhada pelas vozes de e talentos de Jota Michiles, Nailson Vieira, Laís Senna e Isadora Melo e Rafael Marques. Também subirá ao palco o projeto Duo Frevo, de César Michiles e Romero Medeiros, além dos alunos da Companhia de Dança da Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges. O festival recebe ainda intervenções artísticas da dançarina, pesquisadora e passista Inaê Silva e, no encerramento, o público poderá conferir, na parte externa do teatro, o projeto multimídia Enigma do Frevo, de DJ Dolores.

Já no dia 14 (sábado), o festival promove sua etapa formativa no Paço do Frevo, também com acesso gratuito. A programação inclui a Roda de Diálogo “O Frevo é Delas: Tradição, Mercado e Inovação em Movimento”, reunindo mulheres que atuam na música, na dança e na circulação do gênero para discutir ancestralidade, mercado, renovação estética e os desafios de manter o frevo ativo para além da sazonalidade. Antes da roda, o público assiste à performance “Olindina”, de Rebeca Gondim.

Dia 15/03 – Exibição de Kleber Mendonça no Cine Apipucos, Apresentação da Orquestra Cidadã e Festival Nova Brasil

No Parque Apipucos, em parceria com o projeto Cine Apipucos, a partir das 16h30, tem documentário que emociona, comédia para dar aquela risada boa, dramas potentes e até um especial com os curtas de Kleber Mendonça Filho para quem ama as histórias do nosso Recife. É aquele esquema: garantir o melhor lugar e curtir a telona ao ar livre. Depois segue com apresentação dos Guerreiros do Passo, das 20h30 às 21h, e termina no tapete vermelho da cerimônia do Oscar, que será transmitida até a meia-noite. Os intervalos serão embalados pela discotecagem infalível do DJ Pepe Jordão.

Festival Nova Brasil: Também no dia 15, a partir das 16h, no Cais da Alfândega, acontece o Festival Nova Brasil, realizado em parceria com a Prefeitura do Recife, reunindo artistas de diferentes gerações, estilos, regiões e trajetórias num encontro único. Com apresentação do artista Lucas Mamede, o evento receberá grandes nomes da música, como Dudu Nobre, Luciana Mello, Rael, Vitor Kley, Almério, Martins, Chico Chico, Sandra Sá, Mariana Aydar e Jorge Vercillo, além de uma atração surpresa selecionada para emocionar o público. O acesso será gratuito.

Orquestra Cidadã: O Recife será ainda convidado a celebrar seu aniversário em uma de suas paisagens mais cativas: o rio. A partir das 16h30, a Orquestra Cidadã realiza a quarta edição de seu concerto sobre as águas, em frente ao pier do Parque das Graças, confirmando a programação que já virou tradição e sinônimo de festa na cidade. No repertório, músicas clássicas e populares, executadas pelo grupo de cordas e percussão da Orquestra Sinfônica Jovem Criança Cidadã.

Dia 22 – Paraquedistas no Pina 

Mantendo uma tradição já consolidada no calendário da cidade, a demonstração de paraquedismo volta a acontecer no bairro do Pina. O treinamento da equipe está previsto para o dia 21 de março e o salto oficial ocorre no dia 22, às 10h, reunindo moradores e turistas para acompanhar o espetáculo aéreo.

Dia 25/03 – Concerto Banda Sinfônica

Também abrindo a temporada 2026 de concertos gratuitos, a Banda Sinfônica do Recife subirá ao palco do Teatro do Parque, no próximo dia 25 de março, sob a regência do maestro Fabiano André. A apresentação começa às 20h e os ingressos serão distribuídos gratuitamente, na bilheteria do teatro, a partir das 19h.

O repertório contará com sete peças, começando por “Silverado”, de Bruce Broughton, seguida do medley cinematográfico “Little Mermaid”, com as músicas mais conhecidas da animação: “Under the Sea”, “Kiss the Girl”, “Part of Your World”. Serão tocadas ainda “Isso Aqui é o que é”, de Ari Barroso, com a participação da solista Amanda Cabral. A noite termina com quatro medleys. O primeiro, “Chorus LINE”, contará com músicas de Marvin Hamlisch e Edward Kleban. O segundo será dedicado aos sucessos do Coldplay, incluindo “A Sky of Stars”, “Clocks”, “The Scientist” e “Viva La Vida”. O repertório celebrará ainda clássicos das bandas Jackson 5 e ABBA.

Dias 28 e 29 – Maré Cultural na Rio Branco 

No coração do Bairro do Recife, a maior e mais consolidada feira pública de artesanato desembarca no Boulevard da Rio Branco. A iniciativa movimenta o centro do Recife com atividades artísticas gratuitas e incentivo ao comércio local.

Dia 28/03 – Espetáculo O Cão (Grupo Magiluth)

Resultado da colaboração inédita entre dois dos mais celebrados grupos teatrais do país, o espetáculo “O Cão” reúne as verves, identidades cênicas e talentos dos grupos Clowns de Shakespeare (RN) e Magiluth (PE). A peça, que lança luz sobre a questão do trabalho precário e o lugar do trabalhador no Brasil contemporâneo, na América Latina e no mundo, fará sua estreia recifense no Teatro de Santa Isabel, às 20h, depois de passar pelas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.

O projeto nasceu de uma pesquisa sobre o Brasil contemporâneo, suas contradições, afetos e resistências, com foco na questão do trabalho precário em suas diversas facetas. No enredo, um grupo de trabalhadores de eventos, entre cerimonialistas, técnicos de som e luz, cenógrafos, produtores e seguranças, após trabalharem ininterruptamente por 48 horas, para viabilizar e produzir a posse do recém-eleito líder da jovem república do Lácio, recebe uma notícia que interrompe toda a programação e os coloca em uma situação de extremo estresse e submissão aos interesses de pessoas poderosas, cujas motivações lhes são incompreensíveis.

Dias 28 e 29 – Festival de Jazz do Recife 2026

Encerrando a programação comemorativa, o Recife recebe o Festival de Jazz do Recife 2026, nos dias 28 e 29 de março, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Com apresentações gratuitas, o evento reúne artistas locais, nacionais e internacionais e presta homenagem ao maestro Edson Rodrigues.

A abertura contará com um cortejo musical na Rua do Bom Jesus, às 15h, reunindo Móbile Jazz, Maracatu Nação Erê, Maracatu Leão Coroado e o Bonde – Bloco Carnavalesco Lírico. Ao longo da noite, o público poderá acompanhar encontros entre o jazz e o frevo, além de shows de artistas como Ana Cañas, Adriano Grineberg e Derico Sciotti, em tributo a Billie Holiday e Ray Charles, da cantora norte-americana Claudette King e de Rosa Passos com convidados.

No domingo (29), a programação continua com apresentações do Trio Corrente, Joabe Reis, Tia Carroll, Prado Brothers Band e o espetáculo “Fernando Anitelli Toca o Teatro Mágico”.

Zeca Cavalcanti recebe vice-governadora de Pernambuco e anuncia avanço da duplicação da BR-232 até Arcoverde após décadas sem projeto

Durante audiência pública sobre o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da duplicação da BR-232, realizada nesta terça-feira (10), em Arcoverde, foi destacado que, até 2023, não existia projeto estruturado para a continuidade da duplicação da rodovia após o município de São Caetano. A informação foi apresentada pela vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, ao explicar que o atual governo iniciou do zero a elaboração do projeto e o processo de licenciamento ambiental para viabilizar a obra que ligará o Agreste ao Sertão.

Segundo a vice-governadora, o último grande avanço na rodovia ocorreu há cerca de duas décadas, durante o governo de Jarbas Vasconcelos, quando foi executada a duplicação entre Recife e Caruaru. “Quando assumimos o governo, não havia estudo nem projeto para continuar a duplicação. Foi necessário começar do zero, estruturar o projeto e buscar os recursos para tornar essa obra possível”, afirmou. O plano prevê aproximadamente 264,9 quilômetros de duplicação, ligando São Caetano a Serra Talhada, com prioridade inicial para o trecho até Arcoverde.

Presente na audiência pública, o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, destacou a importância da duplicação para o desenvolvimento do interior do estado e para a mobilidade regional. “Durante muitas eleições se falou em duplicar a BR-232, mas nada avançava porque não existia projeto. A governadora Raquel Lyra teve a coragem de começar do zero e transformar essa promessa em realidade. Para Arcoverde, é uma notícia extraordinária, porque essa primeira etapa chega até a nossa cidade”, afirmou.

O Prefeito também ressaltou que a ampliação da rodovia tem potencial para impulsionar o crescimento econômico do interior. “Depois da duplicação até São Caetano, aquela região deu um salto econômico. Agora Arcoverde e o Sertão entram nesse novo momento de desenvolvimento, com mais mobilidade, mais investimentos e mais oportunidades, graças à boa gestão da governadora Raquel Lyra para o nosso povo”, destacou.

Prefeitura de Custódia e TJPE entregaram títulos de propriedade a famílias do Bairro Miguel Arraes

Acontece nesta terça-feira às 16 horas, na Quadra da Creche Marlene Feitosa, em Custódia, a  entrega de escrituras e títulos de propriedade no pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Prefeitura Municipal, realizada através do programa Moradia Legal, que visa a regularização fundiária de núcleos urbanos informais ocupados por população de baixa renda.

“Hoje será um dia muito importante para os moradores do Bairro Miguel Arraes (Mutirão) pois diversas famílias que ali habitam irão receber as escrituras definitivas de suas residências através de uma ação conjunta da Prefeitura municipal de Custódia e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, por meio do programa Moradia Legal. Para darmos um maior brilhantismo a essa tão importante solenidade contamos com a participação de todos”, disse o prefeito Manoel Messias.

Solenidade na Alepe celebra os 80 anos do Grupo João Duque e os 98 anos do empresário João Duque

A Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou, na noite desta segunda-feira (9), uma solenidade especial em homenagem aos 80 anos de história do Grupo João Duque. A cerimônia aconteceu no auditório Sérgio Guerra e foi proposta e presidida pela deputada estadual Socorro Pimentel.

A homenagem teve um significado ainda mais especial, já que nesta mesma data o empresário João Duque completou 98 anos de vida. Reconhecido como um dos empresários mais longevos em atividade no estado, ele foi celebrado por sua trajetória marcada pelo empreendedorismo, pela fé e pelo compromisso com o desenvolvimento de Serra Talhada e do Sertão pernambucano.

O evento reuniu empresários, lideranças políticas e representantes do setor produtivo de diversas regiões do estado, com forte presença de empreendedores de Serra Talhada. Também participaram familiares do homenageado, entre filhos, noras, netos e bisnetos, além de amigos, funcionários do grupo empresarial, que fazem parte da história construída ao longo de oito décadas de trabalho.

Entre as autoridades presentes estavam o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e neto do homenageado, Miguel Duque, que representou a governadora Raquel Lyra; o presidente do Sistema Fecomércio PE, que também integra o Sesc Pernambuco e o Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto; além do empresário e presidente da APAE Serra Talhada, Chico Mourato.

Também prestigiaram a solenidade os empresários Antônio Caiçara, Maurício Melo, Maninho Ferreira, Chico Terto, Everaldo de Melo Lima, Carlito Godoy, Gerson Gonçalves de Lima e Kleber Carvalho, o sociólogo José Arlindo, entre outras lideranças empresariais do Sertão e de Pernambuco.

Durante a cerimônia, o deputado estadual e filho do homenageado, Luciano Duque destacou o legado construído pelo pai ao longo de décadas de trabalho, fé e solidariedade.

“Meu pai construiu muito mais do que uma empresa. Ele construiu confiança, amizade e esperança para muita gente. São 80 anos de portas abertas, gerando emprego, ajudando quem precisa e mostrando que o verdadeiro sucesso está em servir às pessoas. Para mim, como filho, é uma honra e uma responsabilidade carregar esse exemplo de trabalho, fé e generosidade”, afirmou.

A solenidade destacou a contribuição do Grupo João Duque para o desenvolvimento econômico de Serra Talhada e da região, além do legado social do empresário, conhecido em todo o Sertão pelo apoio a diversas iniciativas comunitárias e pela ajuda constante às pessoas mais simples.

Flores celebra protagonismo feminino com festa histórica e consolida políticas públicas de valorização

O Pátio de Eventos de Flores foi palco de uma celebração memorável em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O Encontro de Mulheres, realizado pelo Governo Municipal de Flores, reuniu centenas de cidadãs em uma noite marcada pela emoção, entretenimento e, sobretudo, pelo reconhecimento da força feminina na construção da sociedade florense. O evento foi definido como um momento mágico, unindo uma organização impecável a um ambiente de acolhimento e alegria.

A festividade foi fruto de um planejamento detalhado, onde cada detalhe da decoração temática, a recepção com drinks exclusivos e a logística foram pensados para valorizar a mulher em sua totalidade. A Secretária de Turismo e Eventos, Lucila Santana, esteve à frente de toda a organização, coordenando com sensibilidade e dedicação cada etapa para garantir que a noite fosse inesquecível. Sua liderança foi fundamental para traduzir o carinho da gestão em uma estrutura acolhedora, que contou ainda com os shows marcantes de Lila, a Rainha da Seresta, e Hanny Mendonça.

Para além da celebração, o evento destacou o sólido trabalho desenvolvido pelo Prefeito Gilberto Ribeiro no fortalecimento das políticas públicas. Um dos grandes diferenciais da atual gestão é o compromisso real com a paridade de gênero: em Flores, mais de 50% do secretariado municipal é composto por mulheres. Esse dado coloca o município em posição de destaque na administração pública, provando que a participação feminina em cargos estratégicos é uma realidade consolidada.

O Secretário de Governo, Marconi Santana, também acompanhou de perto a realização, reforçando a integração das secretarias para garantir que as ações de cuidado cheguem a todas as florenses. Esse suporte institucional foi simbolizado também pela importante presença da Polícia Civil no evento, representada pelo Delegado Alexandre Barros da Fonseca, pela Comissária Leydiana Almeida de Souza e pela Escrivã Larissa Silva Sousa, reforçando a rede de proteção e segurança montada para o público feminino.

Sob a gestão de Gilberto Ribeiro, o Governo Municipal de Flores mantém um cronograma contínuo de cuidados que se estende por todo o ano, com serviços essenciais nas áreas de saúde, assistência social, educação e segurança. O Encontro de Mulheres reafirmou o compromisso da gestão em garantir direitos e autonomia, consolidando Flores como uma cidade que investe no potencial e na dignidade de suas mulheres todos os dias.

Prefeitura de Garanhuns distribui nove toneladas de alimentos arrecadados no “Corre Garanhuns”

Mantimentos foram destinados aos Cras da sede e do distrito, além de famílias da Liberdade e Massaranduba, atendidas pelo AABB ComunidadeA Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou a entrega de nove toneladas de alimentos arrecadados durante o evento “Corre Garanhuns”. Os Cras Heliópolis, Várzea, Bela Vista, Magano, Boa Vista – incluindo anexo do Cras na Cohab 2 -, além das unidades de Iratama, Miracica, São Pedro e do Cras Quilombo, receberam os mantimentos ao longo do mês de fevereiro.“A ação reforça o compromisso firmado pelo Prefeito Sivaldo Albino de combater a insegurança alimentar em nosso município. Com essa arrecadação, ampliamos o alcance da distribuição e garantimos mais apoio às famílias que mais precisam”, ressalta a secretária de Assistência Social, Gorete Ferro. As famílias da Massaranduba e Liberdade que são atendidas pelo projeto AABB Comunidade, também foram contempladas com o recebimento dos alimentos.Cestas básicas – A SASDH destaca que as famílias atendidas pelas cozinhas comunitárias da Cohab 3 e da Duque de Caxias continuam sendo contempladas com s cestas básicas, distribuídas mensalmente desde dezembro.

Governo de Pernambuco, atraés da SEDEPE, lança Programa Conecta e Avança Mulher

Iniciativa reúne palestras, feira de economia solidária, capacitações e serviços voltados ao fortalecimento da autonomia feminina e ao acesso das mulheres ao mercado de trabalho

Com uma programação voltada à qualificação profissional, geração de renda e bem-estar das mulheres, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), promove durante o mês de março o Programa Conecta e Avança Mulher.

A iniciativa reúne palestras, feira de economia solidária, orientações profissionais e atividades formativas com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres ao mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo feminino.

A programação acontecerá ao longo do mês e busca conectar mulheres a serviços, orientações e oportunidades que contribuam para o desenvolvimento profissional e a autonomia econômica. As atividades também promovem espaços de troca de experiências e fortalecimento do protagonismo feminino.

Entre os serviços disponibilizados estão atendimentos da Casa do Trabalhador e da Casa da Trabalhadora, além de orientações sobre empreendedorismo, formalização de negócios e acesso a crédito por meio da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (AGE).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Emmanuel Fernandes (Manuca), o programa reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a ampliação das oportunidades para as mulheres.
“O Programa Conecta e Avança Mulher foi pensado para aproximar as mulheres das oportunidades de trabalho, qualificação e empreendedorismo. Nosso objetivo é fortalecer a autonomia feminina e ampliar o acesso das mulheres às políticas públicas que incentivam o desenvolvimento profissional e a geração de renda”, destacou o secretário.

A Casa da Trabalhadora é um dos equipamentos centrais da iniciativa e atua como espaço de acolhimento, orientação e apoio às mulheres que buscam inserção ou recolocação no mercado de trabalho. O local oferece suporte por meio de orientação profissional, encaminhamento para vagas de emprego e acesso a informações sobre qualificação e empreendedorismo.

A secretária executiva de Trabalho e Qualificação, Tatiana Ferraz, ressalta que a iniciativa também busca ampliar o acesso à informação e às oportunidades de capacitação.
“Essa programação foi pensada para oferecer conhecimento, orientação e oportunidades para que as mulheres possam se desenvolver profissionalmente e ampliar suas possibilidades no mercado de trabalho. É uma forma de fortalecer o protagonismo feminino e incentivar a autonomia econômica das mulheres”, afirmou.

Além da oferta de serviços, o programa também contará com atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional das participantes.

Programação
* 11 de março – Feira da Economia Solidária – A partir das 9h;
* 12 de março – Palestra: Mercado de Trabalho para Mulheres – Com Fernando Joaquim de Santana – Das 10h às 12h;
* 13 de março – Palestra: Conhecer para Prevenir: o Papel da Musculatura Íntima na Saúde Feminina – Com as fisioterapeutas Bruna Gominho, Elizabeth Bezerra, Juliana Bonanni e Wiliane Gomes – Das 10h às 12h;
* 18 de março – Análise de Coloração Pessoal: como usar as cores ao seu favor – Com Manuela Pulina (Senac) – Das 10h às 12h
* 19 de março – Maquiando-se com a Mary Kay – Com Fabiana Galvão – Das 10h às 12h.

Coluna do Finfa

Prefeito Flávio Marques tem derrota acachapante na Câmara de Vereadores – A Câmara de Vereadores de Tabira derrubou, por ampla maioria, o veto do prefeito Flávio Marques ao Projeto de Lei nº 002, que trata das diárias dos vereadores e servidores da Casa Legislativa.

A votação ocorreu por escrutínio secreto, conforme determina a Lei Orgânica do Município. O resultado foi de 10 votos pela derrubada do veto e apenas 1 pela sua manutenção, representando uma derrota política para o prefeito na matéria.

Com a decisão do plenário, o veto foi rejeitado e o projeto segue mantido pela Câmara. “Ainda estou no governo, mas meu voto é pela derrubada do veto”, disse o vereador Kleber Paulino, líder do governo.Visitaram as comunidades – O prefeito de Custódia, Manoel Messias, acompanhado da sua vice-prefeita Anne Lira, neste último final de semana, percorreram várias comunidades do município. Começaram na sexta-feira (06) feriado de Data Magna e seguiram pelo sábado e domingo. “Foram momentos importantes de escuta, diálogo e valorização de quem trabalha todos os dias para fortalecer a agricultura local e garantir alimento na mesa da nossa população. Ao lado dos vereadores de cada região visitada, tivemos a oportunidade de conhecer de perto as demandas, conquistas e a força das nossas comunidades rurais”, disse Messias.

Surpresa – O pré-candidato a deputado federal pelo Podemos, o ex-deputado Ricardo Teobaldo, após participar do almoço no Bar Chef no Shopping Rio Mar, do ex-governador João Lyra Neto, pai da governadora Raquel Lyra (PSD), com o ex-deputado Sílvio Costa, que estava acompanhado do filho Carlinhos, pré-candidato a deputado federal, conversou com o jornalista Magno Martins, e saiu cantando vitória de Raquel. “Estou impressionado com o crescimento de Raquel e a melhora da sua gestão. Não tenho dúvidas de que a governadora será reeleita e já passará João Campos em pesquisas antes das convenções em agosto”, disse. Perguntado sobre quem seriam os candidatos da governadora ao Senado, afirmou que haverá surpresas.Participou – O prefeito de Itacuruba, Juninho Cantarelli, participou ontem (09), da entrega de sementes de milho e feijão do programa Terra Plantar, beneficiando mais de 500 agricultores do município. A ação ocorreu no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC) e reuniu produtores da zona urbana e rural, além de representantes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e do Governo do Estado.  “A agricultura familiar tem um papel fundamental para Itacuruba. Cada semente entregue aqui representa mais oportunidade de plantio, mais produção e mais renda para nossas famílias agricultoras”, afirmou o prefeito.

Ordens de Serviços – O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, comandou ontem (09), o evento com assinatura das ordens de serviço, com a pavimentação de quase 50 ruas em diversos pontos do município. “É um investimento de R$ 2,7 milhões focado diretamente na mobilidade e no fim da poeira e da lama na porta de casa. Além disso, a área em frente ao Cemitério Municipal ganhará um novo destino com a construção da Praça dos Eucaliptos. O espaço foi planejado para se tornar um novo cartão-postal, valorizando o urbanismo e trazendo mais beleza para quem transita por ali. Um dia de celebração para todos que acreditam no desenvolvimento da nossa terra”, disse o prefeito.

Frase “Muitas vezes as diferenças são transformadas em convergências. E Pernambuco nunca precisou tanto de convergência como neste momento.” (Ministro Silvio Costa Filho, durante a entrega de equipamentos ao APM Terminals, no Complexo Industrial Portuário de Suape, ao lado da governadora Raquel Lyra)Comemorou – Ontem (09), São José do Egito, a Terra da Poesia, comemorou os seus 117 anos de emancipação política, e logo cedo às 06 horas, com alvorada festiva e hasteamento das bandeiras. No fim da tarde um grande desfile cívico movimentou a cidade, com participação das escolas municipais e estaduais.

Screenshot

Disse “Devo dizer do meu fraterno agradecimento a toda a minha família, em especial ao meu filho Luciano, cérebro deste acontecimento. A todos que cruzaram meu caminho clientes, parceiros e colaboradores que tiveram a generosidade de sair de Serra Talhada para estar aqui. Minha leal gratidão a todos vocês, amigos e empresários que saíram do seu conforto para engrandecer esta solenidade. “Sensibilizado, encerro minhas palavras declarando minha eterna gratidão a Deus e a todos que fizeram este ato acontecer. Muito obrigado.” (Empresário João Duque, ontem durante a sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco pelos 80 anos de atuação do Grupo João Duque)

Agenda – A governadora Raquel Lyra está em Brasília em busca de recursos e vai tentar um encontro com o presidente Lula (PT). A vice Priscila Krause participará das audiências sobre a BR-232: em Arcoverde, às 9 horas, e em Belo Jardim, às 15 horas.

Perguntar não ofende – Há mais de 30 dias o MPE se pronunciou pela cassação da chapa Sandrinho Palmeira e Daniel Valadares, por abuso de poder econômico e uso de caixa 2 na campanha e até agora nada de sentença. Até quando os eleitores de Afogados da Ingazeira vão esperar o desfecho desse caso ocorrido nas eleições de outubro de 2024?