Por Alex Fonseca/Folha PE
O deputado estadual Diogo Moraes (PSDB) afirmou, nesta segunda-feira (9), que a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) “não está atrapalhando” o estado. Para Moraes, a narrativa de que a oposição estaria deixando o estado parado, com o impasse da Lei Orçamentária Anual (LOA), é falsa e enfatizou que os deputados têm aprovado projetos de interesse do governo. A declaração foi dada em entrevista concedida à Rádio Folha 96,7 FM.
“A Casa Joaquim Nabuco não está atrapalhando Pernambuco. (…) A gente só está exercendo aquilo que a Constituição do Brasil nos pede: legislar, fiscalizar, assessorar e fazer o que tem que ser feito. Então, nada de atrapalhar”, disse, acrescentando que Pernambuco “não está parado”.
LOA
O deputado também relembrou o impasse da Lei Orçamentária Anual (LOA) e afirmou que a disputa teria sido solucionada se a governadora Raquel Lyra (PSD) não tivesse feito, segundo ele, vetos inconstitucionais.
Ele negou, ainda, a versão dos governistas de que houve descumprimento de um acordo prévio para votar o texto e garantiu que os vetos teriam sido apreciados caso tivessem seguido o rito.
“A gente disse que votaria os vetos, mas os vetos constitucionais. Não um veto inconstitucional. Então, quando o veto vem de forma errônea (…) fica essa guerra de narrativa, mas a verdade é uma só”, afirmou.
Construção
O deputado afirmou que ainda avalia por qual partido deverá ser candidato à reeleição. Eleito pelo PSB, Diogo Moraes mudou para o PSDB no ano passado, durante o processo de articulação para tentar instalar a CPI da Publicidade.
O parlamentar relatou que recebeu um chamado do presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), para fortalecer a oposição, mas que avaliará qual caminho é melhor para fortalecer a provável candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), para o governo.
“Nós estamos conversando com Álvaro (Porto) e com todo o conjunto da Frente Popular. A nossa missão é ajudar a Frente Popular a eleger João Campos governador de Pernambuco”, revelou.
Ano eleitoral
Diogo Moraes avaliou, ainda, como será o ritmo de trabalho da Assembleia Legislativa no ano eleitoral. Para o deputado, há mudanças importantes, tendo em vista que muitos deputados estarão atendendo as bases no interior do estado.
“São deputados que realmente têm um trabalho mais intensificado no interior, com os prefeitos e associações. São agendas que são cumpridas durante a semana e que, geralmente, não dá tempo de chegar (à Alepe)”, disse.

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, entregou, nesta segunda-feira (9), a mais nova escola em tempo integral da Rede Municipal de Ensino. Localizada no Viana e Moura, a EFITI Pacífico Carlos Zoby atenderá estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Durante a cerimônia, foi anunciado que a escola receberá uma quadra poliesportiva e uma Sala Azul.


Nesta segunda-feira (09), o deputado federal Felipe Carreras recebeu o título de cidadão de Jupi, em sessão solene realizada na Câmara Municipal. A homenagem reconhece os serviços prestados e a parceria do parlamentar com o município, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população.
Na tarde desta segunda-feira (9), a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu, acompanhou o andamento da segunda etapa das obras do novo campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no município. A visita contou com a presença do reitor da instituição, Alfredo Gomes, do vice-reitor Moacir Cunha e do diretor do Centro Acadêmico do Sertão, Severino Martins.
A Prefeitura de Salgueiro abriu nesta segunda-feira, 9, as inscrições para a 2ª Corrida Mulheres em Movimento, com o tema “Mulher cidadã e consumo consciente”. O evento será realizado no dia 29 de março, com expectativa de superar o sucesso da 1ª edição, que ocorreu em 30 de março de 2025.
A Comunidade do Bode, na Zona Sul do Recife, recebeu, nesta segunda-feira (9), um conjunto de ações do Governo de Pernambuco voltadas à melhoria das condições de moradia, à regularização fundiária e à ampliação do acesso da população a serviços públicos. Durante a agenda, a governadora Raquel Lyra inaugurou o primeiro espaço comunitário do programa PE na Comunidade, iniciativa que leva atendimentos e orientações sobre políticas públicas diretamente para dentro das comunidades, além de realizar a entrega de 145 títulos de regularização de imóveis e de 87 casas reformadas por meio do programa Morar Bem Pernambuco.




Entre as medidas anunciadas estão a ampliação da rede de atendimento especializado, ações de formação e o envio de um projeto de lei para garantir oportunidades de trabalho a mulheres vítimas de violência

O senador Fernando Dueire foi homenageado nesta segunda-feira (09) com o título de cidadão de Macaparana, município da Mata Norte pernambucana. Após a solenidade realizada na Câmara Municipal Dr. Benjamim Mariz, o parlamentar também recebeu o apoio de seis prefeitos da região da Mata Norte à sua reeleição ao Senado Federal.
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), segue fortalecendo a rede hospitalar para o enfrentamento da Sazonalidade dos Vírus Respiratórios. Nesta segunda-feira (09/03), foram abertos mais 18 leitos pediátricos, sendo 8 de enfermaria, no Hospital Otávio de Freitas (HOF), no Recife, e 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), no Memorial Hospital de Goiana. Todos estão disponíveis para a Central de Regulação de Leitos do Estado.
O ritmo é acelerado e o termômetro político no Sertão não para de subir. Após uma passagem marcante e de grande repercussão por Arcoverde, o ex-prefeito Marconi Santana segue cumprindo uma maratona de agendas que reforçam sua presença na região. Depois de circular por Tabira e Afogados da Ingazeira, o destino da vez foi a cidade de Iguaracy, onde o projeto “Conversando com o povo, ouvindo Pernambuco” ganhou mais um capítulo de forte mobilização popular.


de uma agenda que nasça das bases, priorizando as demandas reais de quem vive e trabalha na região.