Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

No Sertão do Pajeú, governadora Raquel Lyra inaugura novo trecho da PE-263, autoriza construção de creche e entrega dessalinizadores

Ação da gestão estadual também garantiu a entrega de mais um ônibus escolar para Itapetim e a recuperação de vias urbanas em São José do Egito

A governadora Raquel Lyra realizou, nesta quinta-feira (12), no Sertão do Pajeú, uma série de ações em estradas, abastecimento de água e educação. No município de Itapetim, a gestora entregou a requalificação da PE-263, no trecho que leva à divisa com o estado da Paraíba, com investimento de R$ 25,38 milhões. Na cidade, ainda foi autorizado o início das obras de construção de uma creche, com o aporte de R$ 5 milhões. Já em São José do Egito, foram entregues três novos sistemas de dessalinização nas comunidades rurais de Curralinho, Açudinho e Batata.

Durante a cerimônia, a governadora Raquel Lyra vistoriou as obras de recuperação asfáltica realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Seduh), em São José do Egito. “A PE-263 é esperada há muito tempo, e agora garantimos os investimentos acontecendo por meio do PE na Estrada. No município de Itapetim também será construída uma nova creche para que meninos e meninas possam frequentar uma unidade novinha, com toda a estrutura. Também levamos mais água para São José do Egito com os novos dessalinizadores”, destacou Raquel Lyra.

Dentro do programa PE na Estrada, através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), junto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), a PE-263 recebeu o investimentos de R$ 25,38 milhões, em um trecho de 11,7 quilômetros, garantindo mais segurança viária.

“É a implementação de uma nova estrada, ligando Itapetim até o estado da Paraíba, fazendo com que a economia gire. Dessa forma, já realizamos a recuperação de 1,5 mil quilômetros de asfalto”, pontuou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

A prefeita de Itapetim, Aline Karina, comemorou mais uma ação do Governo do Estado na cidade. “É uma entrega muito importante. Em gestões anteriores não tinham concluído e ela teve essa atenção, esse zelo de fazer esse trecho. Já fomos agraciado com outras ações e só temos a agradecer a governadora por ter tido essa atenção e esse carinho com Itapetim”, afirmou.

A construção da creche em Itapetim vai garantir a criação de 320 vagas para crianças da pré-escola, com 10 salas. Quanto ao ônibus escolar, o novo veículo entregue se soma aos 4 ônibus entregues entre 2023 e fevereiro de 2025, totalizando R$ 2,4 milhões em compra de ônibus para a educação de Itapetim.

Para a comunidade rural de São José do Egito, os investimentos contemplaram a mobilidade e o abastecimento d’água. O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) coordena a recuperação de 25 quilômetros de estradas vicinais, investindo R$ 1,35 milhão. Já por meio do Águas de Pernambuco, executado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, está aportando R$ 600 mil para a instalação de três dessalinizadores nas localidades de Curralinho, Açudinho e Batata, beneficiando 760 pessoas.

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, realizou um balanço dos benefícios que já estão chegando ao município, como a construção de uma Delegacia da Polícia Civil, Batalhão de Polícia Militar, calçamento de ruas, entre outras ações. “É um governo sensível que faz questão de estar perto da população urbana e rural, que leva água potável. Trazendo estradas vicinais, é uma felicidade ver tantas entregas”, declarou.

O deputado federal Fernando Monteiro, ressaltou que as entregas mostram a presença da gestão em todas as regiões. “A estrada leva a saúde e a educação, isso é prova de competência, resiliência e planejamento. A governadora ajuda independente de coloração partidária”, afirmou. “Raquel teve a coragem de retomar obras importantes que encurta distâncias. São vidas que são cuidadas e esse governo fez muito pela infraestrutura do nosso estado”, completou o deputado estadual Luciano Duque.

Acompanharam as agendas os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer), Juliana Gouveia (Mulher); o secretário executivo de Educação, Natanael Silva, o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano, Francisco Sena; o diretor-presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), João Baltar Freire, além dos prefeitos Dr. Ismael (Santa Cruz da Baixa Verde), Diógenes Patriota (Tuparetama), Pollyanna Abreu (Sertânia), Gilson Bento (Brejinho), Dr. Evaldo Bezerra (Mirandiba), vereadores e outras lideranças.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Coluna do Finfa

 

Rede Compaz celebra 10 anos com mutirão de serviços gratuitos para a população

Ação realizada no Compaz Governador Eduardo Campos reuniu atendimentos de saúde, assistência social, orientação profissional e atividades culturais para moradores do Recife

O Compaz Governador Eduardo Campos realizou uma ação de cidadania em comemoração aos 10 anos da Rede Compaz, celebrados nesta quinta-feira (12), mesma data em que o Recife comemora seu aniversário de 489 anos. Inaugurado em 12 de março de 2016, o equipamento marcou a ocasião com uma programação de serviços gratuitos voltados à população recifense, reunindo secretarias municipais e instituições parceiras. O prefeito João Campos e o vice-prefeito Victor Marques estiveram no centro para celebrar a data.

Durante a celebração, o prefeito destacou o papel do Compaz como espaço de cidadania e oportunidades para a população. “O Compaz é uma verdadeira fábrica de cidadania. Ao longo desses dez anos, crianças, jovens, adultos e pessoas idosas tiveram acesso a atividades como leitura, aulas de robótica e inglês, práticas esportivas e diversos atendimentos. Mais do que reconhecimento internacional, o mais importante é saber que essa política pública ajudou a transformar e salvar vidas”, afirmou João Campos.

Durante a atividade, a população pôde acessar atendimentos da Secretaria da Mulher, com assistente social e advogada, além de informações sobre o programa Tá Com Elas e a Rede de Mulheres. A programação também contou com oficina de turbante.

Além disso, a Secretaria de Saúde ofereceu serviços como aferição de pressão arterial e glicose, vacinação, avaliação física e orientação nutricional. A programação incluiu ainda atividades de bem-estar, como dança circular, arteterapia e auriculoterapia.

O mutirão contou também com atendimento do CRAS para atualização e inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), serviços de defesa do consumidor com o Procon Recife e orientações sobre qualificação profissional e geração de renda por meio da Agência do Emprego e da Sala do Empreendedor.

A agenda incluiu ainda oficina agroecológica, a ação Pegue, Leve e Leia de distribuição de livros, oficina de produção de ovos de Páscoa e atividades recreativas e culturais voltadas para crianças, jovens e adultos.

Para o secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife, Túlio Arruda, a comemoração reforça o alcance social da rede. “Celebrar os 10 anos do Compaz é reconhecer uma política pública que impacta diretamente a vida de milhares de pessoas no Recife. Esses equipamentos ampliam o acesso a serviços, oportunidades e acolhimento. O mutirão também fortalece a aproximação entre o poder público e a comunidade”, afirmou.

Usuária do Compaz, Risomar Silva falou que este espaço marcou sua trajetória. Ela começou a frequentar o equipamento ainda adolescente, participando de atividades esportivas como capoeira, jiu-jitsu e luta olímpica. “O Compaz foi uma porta para mim. Com a estrutura e o apoio dos professores, consegui me desenvolver no esporte e me tornei campeã brasileira de luta olímpica em 2015. Eu era uma adolescente que talvez estivesse em casa sem muitas oportunidades. O Compaz mudou minha vida e pode mudar a de muitas outras crianças e jovens também”, afirmou.

Profissionaliza Mais Caruaru conclui curso de produção de ovos de Páscoa

Capacitação ensinou técnicas de confeitaria e incentivou a geração de renda entre os participantes.

O Programa Profissionaliza Mais Caruaru concluiu mais uma edição do curso de produção de ovos de Páscoa, capacitando participantes com técnicas de confeitaria voltadas à produção artesanal de chocolates. A formação teve como objetivo estimular a criatividade e oferecer uma oportunidade de geração de renda, especialmente no período que antecede a Páscoa.

Durante o curso, os alunos aprenderam etapas de preparo, montagem e apresentação dos ovos de Páscoa, além de dicas práticas que podem ser aplicadas tanto para consumo próprio quanto para comercialização.

“É o meu primeiro curso aqui e estou aprendendo técnicas que nem imaginava para produzir ovos de Páscoa. O professor é excelente. Agora é sair daqui e produzir”, destacou a aluna do curso, Vanderly Cintra.

A capacitação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (Sedetec), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS). As aulas foram realizadas em quatro localidades: CQP Salgado, CQP Rosanópolis, CRAS Centenário e CCFV Fernando Lyra, ampliando o acesso da população à qualificação profissional.

Irmanamento: Recife e Aveiro firmam acordo de cooperação em inovação, tecnologia e economia criativa

Parceria fortalece internacionalização do Porto Digital e amplia intercâmbio entre empresas, universidades e governos das duas cidades

A Prefeitura do Recife assinou, nesta quinta-feira (12), um acordo de irmanamento com a cidade de Aveiro, em Portugal, estabelecendo uma cooperação institucional voltada ao desenvolvimento tecnológico, à inovação, ao turismo e à economia criativa. A iniciativa fortalece as conexões entre os ecossistemas de inovação das duas cidades e amplia as oportunidades de intercâmbio entre empresas, universidades e governos.

Durante a assinatura do protocolo, o prefeito do Recife, João Campos, destacou a importância da parceria para fortalecer a cooperação tecnológica entre os dois territórios. Segundo ele, a presença do Porto Digital em Aveiro já contribui para aproximar empresas e iniciativas de inovação entre Brasil e Portugal. “Esse protocolo vai ajudar a transformar essa relação em ações efetivas e concretas, principalmente na área de tecnologia entre as duas cidades”, afirmou.

A assinatura ocorreu durante a visita institucional ao Recife do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Luís Souto de Miranda, que cumpre agenda na capital pernambucana. O encontro marca um novo passo na internacionalização do ecossistema de inovação do Recife e na consolidação de parcerias estratégicas com cidades europeias.

A articulação do acordo foi conduzida pela Secretaria de Relações Institucionais do Recife (SRI), em parceria com o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), com liderança técnica da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife (SECTI). A iniciativa também envolve o Cais do Porto, unidade do Porto Digital em Portugal que atua como hub de internacionalização para empresas brasileiras interessadas em acessar o mercado europeu.

Reconhecida como um dos principais polos de inovação urbana da Europa, Aveiro tem se destacado pelo projeto Aveiro Tech City, que transformou o município em um laboratório vivo de cidades inteligentes (Living Lab). A cidade conta com infraestrutura tecnológica avançada, rede de fibra óptica e cobertura experimental de 5G, permitindo o desenvolvimento e teste de soluções voltadas à mobilidade sustentável, conectividade e gestão urbana baseada em dados.

No momento da assinatura do protocolo, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Luís Souto de Miranda, ressaltou o potencial de troca de experiências entre as cidades e a importância de que a parceria resulte em iniciativas práticas. “Tem sido uma oportunidade muito positiva conhecer a dinâmica de inovação que vocês têm aqui, envolvendo universidade, startups e o próprio município. Queremos também aprender com essa experiência e garantir que esse acordo se traduza em desenvolvimentos concretos no futuro, sempre com o objetivo de gerar benefícios para a população”, disse.

O acordo de irmanamento estabelece quatro eixos estratégicos de cooperação entre Recife e Aveiro: inovação, tecnologia e governo digital; desenvolvimento econômico e turismo; cultura e economia criativa; e cooperação acadêmica e formação profissional. A parceria também prevê o fortalecimento do intercâmbio de talentos e a atração de investimentos em áreas como inteligência artificial, economia do mar e cidades inteligentes.

No Sertão do Araripe, governadora Raquel Lyra entrega PE-540, autoriza construção de creche e inaugura segunda cozinha comunitária em Moreilândia

Iniciando uma intensa agenda no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (12), a requalificação da PE-540, no município de Moreilândia, no Sertão do Araripe. O trecho, com 12,44 quilômetros de extensão, liga a cidade ao distrito de Caririmirim e recebeu investimentos de R$ 21,6 milhões por meio do programa PE na Estrada. Na ocasião, a gestora também autorizou o início da construção e equipagem de uma creche no município e inaugurou a segunda Cozinha Comunitária da cidade.

“Hoje é um dia muito importante para Moreilândia e para todo o Sertão do Araripe. Estamos entregando a PE-540, uma estrada sonhada há décadas pela população, que melhora a mobilidade, reduz o tempo de deslocamento e garante mais segurança para quem precisa trafegar pela região. Além disso, autorizamos a construção da primeira creche do município, que vai ampliar o acesso das nossas crianças à educação, e inauguramos mais uma Cozinha Comunitária, garantindo comida de qualidade para quem mais precisa”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Sonhada há cinco décadas pela população do Araripe, a entrega da PE-540 fortalece a mobilidade regional, melhora o acesso ao distrito de Caririmirim e impulsiona o desenvolvimento econômico da região. De acordo com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, somente na atual gestão já foram entregues 57 estradas em Pernambuco.

“São mais de R$ 80 milhões investidos no Sertão do Araripe apenas em estradas pernambucanas. É uma região com grande potencial, que teve a malha viária recuperada a partir desses investimentos. O Sertão segue sendo uma das regiões prioritárias do Governo de Pernambuco”, afirmou o titular da pasta.

Na área da educação, a chefe do Executivo estadual autorizou o início da construção e equipagem de uma nova creche. Com investimentos de R$ 7 milhões, a unidade será construída no distrito de Caririmirim. Durante a agenda, também foram entregues dois ônibus escolares por meio do programa Juntos pela Educação. Com a nova remessa, o município passa a contar com oito veículos destinados ao transporte de estudantes.

Para o prefeito de Moreilândia, Teto Teixeira, as entregas entram para a história da cidade. “A PE-540 é uma obra sonhada há mais de 50 anos pela população. Antes levávamos cerca de uma hora e meia para fazer o deslocamento; agora, em apenas sete minutos, conseguimos realizar a travessia. Além disso, nossa cidade recebeu novos ônibus escolares, a segunda Cozinha Comunitária e a ordem de serviço da primeira creche. Estamos muito felizes”, afirmou o gestor municipal.

Presente na agenda, o deputado federal Fernando Monteiro ressaltou a importância das entregas da gestão estadual no município. “Aqui a gente consegue pegar os sonhos das pessoas e transformá-los em realidade, e esse é o objetivo do Governo de Pernambuco. Tudo isso é fruto de muito trabalho e de uma gestão comprometida com as pessoas”, afirmou.

Também acompanhando a governadora, a deputada estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Socorro Pimentel destacou o trabalho realizado pela gestão estadual. “Essas entregas representam conquistas do povo pernambucano. Hoje, Pernambuco e o Araripe têm governadora”, afirmou. Já a deputada estadual Roberta Arraes ressaltou que as ações representam esperança para a população. “Quando a política é feita com missão, é diferente. E é dessa forma que o Governo de Pernambuco atua em todo o Estado”, comentou a parlamentar.

Morador do município, Erivan Anacleto, transita pela rodovia todos os dias e agradeceu o investimento feito. “A palavra de hoje é gratidão. A obra da PE-540 facilita o transporte de pessoas, inclusive em situações de emergência médica. Os agricultores agradecem por essa entrega tão importante para a população de Moreilândia”, celebrou.

COZINHA COMUNITÁRIA — Ainda em Moreilândia, a governadora Raquel Lyra inaugurou a segunda Cozinha Comunitária do município e a de número 268 em funcionamento em Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS). Para a implantação, o repasse estadual foi de R$ 50 mil. Após a inauguração, o município passa a receber R$ 20 mil mensais do Governo de Pernambuco para a manutenção do serviço.

“São mais de 55 mil pessoas recebendo alimentação diariamente. Isso representa mais de 1 milhão de pratos de comida por mês. Só hoje, o Governo do Estado inaugura cozinhas em Moreilândia, Jupi e Sertânia. É um programa muito forte e robusto, com investimento de R$ 70 milhões, que tem tirado muita gente da fome e da miséria”, destacou o secretário da pasta, Carlos Braga.

A nova unidade homenageia a cozinheira Francisca Oliveira de Morais. O equipamento funcionará das 8h às 14h, oferecendo 200 refeições diárias à população em situação de vulnerabilidade social.

Acompanharam a agenda o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), André Fonseca; os prefeitos Gildevan (Santa Filomena), Xicão Tavares (Verdejante), Riva Bezerra (Cedro), Dinha Mororó (Terra Nova), Elizinho (Carnaubeira da Penha), George de Sidney (Granito), Múcio Angelim (Parnamirim) e Victor Coelho (Ouricuri); além de vereadores e lideranças locais.

Luz que atravessa gerações: A memória da família Veras

Por Rinaldo Remígio*

Há famílias que passam pela história como quem atravessa uma estrada de terra: deixam marcas que o tempo, mesmo com vento e poeira, não consegue apagar. No sertão do Pajeú das Flores, uma dessas marcas tem nome: a família Veras. E no início dessa história está um homem simples, de olhar atento e mãos firmes — José de Morais Veras.

Outro dia, em uma conversa despretensiosa, perguntei ao meu irmão Reginaldo Remígio:
— Quem é Djaci Veras? Vejo sempre esse senhor postando e comentando muitas informações nas redes sociais, principalmente no Facebook.
Ele respondeu com naturalidade:
— Djaci é filho do senhor José Veras. Você não o conheceu. Ele mora fora de Afogados.
Coincidência ou não, ontem, logo cedo, li mais um de seus comentários no Facebook e, considerando também a parceria com o jornalista Júnior Finfa, ao reler suas palavras sobre a história de sua família, resolvi prestar-lhe esta homenagem em forma de crônica.

Nascido em 10 de março de 1921, no Sítio Tabuleiro, zona rural de Tabira, José de Morais Veras era filho do sertão: da terra seca, do trabalho duro e da fé que sustenta o povo nordestino. Ainda jovem, na década de 1940, foi ao Recife aprender fotografia no tradicional Foto Beleza.

De volta ao sertão, transformou a fotografia em missão de vida. Percorreu cidades, sítios e fazendas do Pajeú, Espinharas e Vale do Piancó registrando casamentos, procissões, festas religiosas, quermesses, campanhas políticas e retratos de família. Seu transporte era simples, mas fiel: uma burra chamada Lua Branca, que o levava pelas estradas poeirentas e pelas veredas do sertão.

Durante décadas, em muitas casas da região havia um retrato feito por suas mãos. Assim, José Veras tornou-se um verdadeiro guardião da memória do povo sertanejo.

Ao lado de sua esposa, Francisca Leite Cabral, natural de Itaporanga (PB), construiu uma família numerosa e unida, criando sete filhos com valores de honestidade, fé e respeito. Também formou novos fotógrafos, montou laboratório de revelação e ajudou muitos profissionais a iniciarem na arte de fotografar, criando uma verdadeira escola informal da fotografia sertaneja.

Homem de fé católica, viveu com simplicidade e amor ao sertão que nunca abandonou. Ao partir para a Casa do Pai Celestial, foi sepultado no Cemitério de São Judas Tadeu, em Afogados da Ingazeira, onde repousa ao lado de sua esposa.

Como reconhecimento por sua contribuição à história da região, seu nome foi eternizado em uma rua da cidade — justa homenagem ao fotógrafo que ajudou a preservar a memória de gerações.

Por isso, o 10 de março não é apenas uma data de aniversário. É um momento de lembrar um homem que dedicou a vida à família, à fé e à missão de registrar a história de seu povo.

Se estivesse entre nós, José de Morais Veras estaria completando 105 anos.

Mas homens como ele não desaparecem com o tempo. Permanecem nas fotografias que deixaram, nas histórias que inspiraram e no orgulho de uma família que continua a honrar seu legado.

Porque há homens que apenas passam pela vida.

E há aqueles que, como José Veras, ajudam a eternizar a memória de um povo.

*Professor universitário aposentado e memorialista.
Imagem: Fernando Pires
Informações: Djaci Veras

TCE-PE alerta gestores sobre exigências do STF para pagamento de emendas parlamentares External

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) emitiu um alerta formal a gestores estaduais e municipais sobre a impossibilidade de iniciar a execução orçamentária e financeira das emendas parlamentares impositivas previstas para 2026.

A vedação é imediata e permanecerá em vigor até que o TCE-PE certifique o cumprimento integral dos requisitos de transparência e de rastreabilidade sobre a destinação de recursos, previstos na Resolução TC nº 302/2025.

A decisão foi tomada por unanimidade e anunciada pelo presidente Carlos Neves durante sessão do Pleno desta quarta-feira (11). A medida atende determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecida na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854/2025. No entendimento do STF, a liberação dos recursos depende da comprovação prévia de que estados e municípios adotam mecanismos de transparência e rastreabilidade que permitam acompanhar a origem e a destinação das emendas. A verificação desse cumprimento cabe aos Tribunais de Contas.

A resolução do TCE-PE lista os requisitos necessários para o estado e municípios. Entre elas estão a existência de legislação própria sobre o tema e o envio de uma declaração ao Tribunal, em formulário específico.

Até agora, a maioria dos órgãos públicos informou não atender plenamente aos critérios exigidos. Diante disso, o TCE-PE encaminhou aos gestores Planos de Ação com orientações para corrigir as falhas identificadas, mas reforçou que a simples apresentação do plano não autoriza o início da execução das emendas.

Os recursos só poderão ser utilizados após o TCE-PE emitir certificação de que o estado ou município cumpre integralmente todos os requisitos previstos nos art. 4º, § 3º, da Resolução TC nº 302/2025.

No alerta, o presidente Carlos Neves orienta os gestores a adotarem, em prazo hábil, todas as providências necessárias para evitar prejuízos à execução das emendas ao longo do ano. A situação será considerada regular apenas quando o governo estadual ou a prefeitura adotar as medidas exigidas e comunicar ao TCE-PE. Somente então o Tribunal poderá deliberar sobre o início da execução das emendas.

 

Coluna do Finfa

“Tenho plena certeza na reeleição da governadora Raquel Lyra”, disse Romero Sales – O deputado estadudal Romero Sales, fez uma visita a sede do Blog, na oportunidade concedeu uma entrevista. O parlamentar enumerou as ações que já destinou para Afogados da Ingazeira e as novas ações, falou sobre a importância da oposição lhe apoiar na sua reeleição deste ano, também comentou sobre o governo de Raquel Lyra, e cravou a vitóira da reeleição da governadora.

Agenda – Nesta quinta-feira (12), a governadora Raquel Lyra cumprirá extensa agenda nos sertões do Araripe e Pajeú. Às 11 horas, inicia os compromissos com a entrega da segunda Cozinha Comunitária de Moreilândia, no Araripe, além da PE-540, trecho de 12,44 km de extensão que liga a sede do município ao distrito de Caririmirim. Seguindo para Itapetim, no Pajeú, às 15 horas, a gestora inaugura a PE-263, extensão que conecta o distrito de São Vicente até a divisa entre Pernambuco e Paraíba. Às 17 horas, em São José do Egito, também no Sertão do Pajeú, Raquel Lyra, através do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), autoriza recuperação de cerca de 25km de vias rurais no município, fortalecendo a mobilidade e o escoamento da produção agrícola, com investimento R$ 1,35 milhão. No mesmo município, a gestora autoriza a implantação de três dessalinizadores para a melhoria na distribuição de água na região e visita obras de recapeamento asfáltico. Finalizando o dia no Pajeú, às 19 horas, a chefe do Executivo estadual vai a Tabira para entregar a PE-304, trecho restaurado entre o entroncamento com a PE-320 até a divisa com a Paraíba, no município de Água Branca, além de inaugurar a segunda Cozinha Comunitária do município e o Centro de Referência da Mulher (CRM) Maria José Pereira de Brito, equipamento estratégico de atendimento e proteção às mulheres na região.

Recebeu prêmio – A Assembleia Legislativa de Pernambuco recebeu, nesta quarta, o prêmio Assembleia Cidadã 2025 da Unale – União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. A iniciativa agraciada foi o programa “Alepe Antirracista”, que realizou ações de enfrentamento ao preconceito racial. A cerimônia de entrega foi presidida pelo deputado Diogo Moraes, do PSDB, presidente do Conselho Fiscal da Unale. O parlamentar destacou as ações práticas promovidas pela Casa e pontuou que a premiação é um justo reconhecimento para o Estado. “O reconhecimento nacional do Alepe Antirracista é proveniente da relevância do projeto que, desde 2023, reafirma o pioneirismo no papel da casa de Joaquim Nabuco, como promotora da igualdade étnico-racial.” Ele celebrou ainda a formação de servidores, a criação de ouvidoria especializada e o debate para a valorização da cultura negra, pontos contidos no programa.

Irmãos – Este blogueiro foi informado por uma fonte, que o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, será candidato a deputado federal, seu irmão o atual deputado federal André Ferreira, vai disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, para se cacifar para disputar as eleições de 2028 para prefeito em Jaboatão.

Filiação e pré-candidatura – O diálogo e a construção de alianças seguem fortalecendo o projeto político voltado ao desenvolvimento de Pernambuco. Em encontro recente, o Avante firmou uma importante parceria com o professor Erivelte, que se apresenta como pré-candidato a deputado federal. De acordo o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, a iniciativa une forças em torno do propósito de ampliar oportunidades e promover avanços reais para a população pernambucana: “Quando pessoas comprometidas caminham juntas, quem ganha é a população. Seguimos firmes, com diálogo, responsabilidade e muito trabalho por um futuro melhor para todo Pernambuco”, destacou durante o ato de filiação que aconteceu ontem (11).

Disse “Eu estou com a governadora e, se o partido for para João, eu vou para o partido da governadora. Tive uma conversa com o Lula da Fonte, e coloquei a minha posição. Ele, mais uma vez, disse que o partido não tinha fechado nada com João e que Eduardo tinha sido convidado pelo prefeito para ser candidato ao Senado”. (Deputado estadual Antônio Moraes)

Café da manhã – Este blogueiro foi informado, que nesta sexta-feira (13), após conceder entrevista à Rádio Pajeú, a governadora Raquel Lyra, vai tomar o café da manhã na residência de Danilo Simões.

Frase – – “Dê poder e dinheiro, que você sabe quem são algumas pessoas” (Vereador de Tabira Kleber Paulino, em conversa com este blogueiro, falando sobre a arrogância de alguns políticos)

Perguntar não ofende – Para quê tantos alardes da Secretaria Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira, se a população só vive cobrando remédios para diabetes?