Ação da gestão estadual também garantiu a entrega de mais um ônibus escolar para Itapetim e a recuperação de vias urbanas em São José do Egito
A governadora Raquel Lyra realizou, nesta quinta-feira (12), no Sertão do Pajeú, uma série de ações em estradas, abastecimento de água e educação. No município de Itapetim, a gestora entregou a requalificação da PE-263, no trecho que leva à divisa com o estado da Paraíba, com investimento de R$ 25,38 milhões. Na cidade, ainda foi autorizado o início das obras de construção de uma creche, com o aporte de R$ 5 milhões. Já em São José do Egito, foram entregues três novos sistemas de dessalinização nas comunidades rurais de Curralinho, Açudinho e Batata.
Durante a cerimônia, a governadora Raquel Lyra vistoriou as obras de recuperação asfáltica realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Seduh), em São José do Egito. “A PE-263 é esperada há muito tempo, e agora garantimos os investimentos acontecendo por meio do PE na Estrada. No município de Itapetim também será construída uma nova creche para que meninos e meninas possam frequentar uma unidade novinha, com toda a estrutura. Também levamos mais água para São José do Egito com os novos dessalinizadores”, destacou Raquel Lyra.
Dentro do programa PE na Estrada, através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), junto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), a PE-263 recebeu o investimentos de R$ 25,38 milhões, em um trecho de 11,7 quilômetros, garantindo mais segurança viária.
“É a implementação de uma nova estrada, ligando Itapetim até o estado da Paraíba, fazendo com que a economia gire. Dessa forma, já realizamos a recuperação de 1,5 mil quilômetros de asfalto”, pontuou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.
A prefeita de Itapetim, Aline Karina, comemorou mais uma ação do Governo do Estado na cidade. “É uma entrega muito importante. Em gestões anteriores não tinham concluído e ela teve essa atenção, esse zelo de fazer esse trecho. Já fomos agraciado com outras ações e só temos a agradecer a governadora por ter tido essa atenção e esse carinho com Itapetim”, afirmou.
A construção da creche em Itapetim vai garantir a criação de 320 vagas para crianças da pré-escola, com 10 salas. Quanto ao ônibus escolar, o novo veículo entregue se soma aos 4 ônibus entregues entre 2023 e fevereiro de 2025, totalizando R$ 2,4 milhões em compra de ônibus para a educação de Itapetim.
Para a comunidade rural de São José do Egito, os investimentos contemplaram a mobilidade e o abastecimento d’água. O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) coordena a recuperação de 25 quilômetros de estradas vicinais, investindo R$ 1,35 milhão. Já por meio do Águas de Pernambuco, executado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, está aportando R$ 600 mil para a instalação de três dessalinizadores nas localidades de Curralinho, Açudinho e Batata, beneficiando 760 pessoas.
O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, realizou um balanço dos benefícios que já estão chegando ao município, como a construção de uma Delegacia da Polícia Civil, Batalhão de Polícia Militar, calçamento de ruas, entre outras ações. “É um governo sensível que faz questão de estar perto da população urbana e rural, que leva água potável. Trazendo estradas vicinais, é uma felicidade ver tantas entregas”, declarou.
O deputado federal Fernando Monteiro, ressaltou que as entregas mostram a presença da gestão em todas as regiões. “A estrada leva a saúde e a educação, isso é prova de competência, resiliência e planejamento. A governadora ajuda independente de coloração partidária”, afirmou. “Raquel teve a coragem de retomar obras importantes que encurta distâncias. São vidas que são cuidadas e esse governo fez muito pela infraestrutura do nosso estado”, completou o deputado estadual Luciano Duque.
Acompanharam as agendas os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer), Juliana Gouveia (Mulher); o secretário executivo de Educação, Natanael Silva, o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano, Francisco Sena; o diretor-presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), João Baltar Freire, além dos prefeitos Dr. Ismael (Santa Cruz da Baixa Verde), Diógenes Patriota (Tuparetama), Pollyanna Abreu (Sertânia), Gilson Bento (Brejinho), Dr. Evaldo Bezerra (Mirandiba), vereadores e outras lideranças.
Fotos: Janaína Pepeu/Secom

A governadora Raquel Lyra, acabou de receber na residência de Danilo Simões, das mãos do vereador Edson dos Cosméticos, o documento de outorga o título de Cidadã afogadense a governadora. Foto: Finfa
Presente – O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, fez questão de participar do início do plantio de ipês na passarela da ciclovia e em ruas da sede. “Estamos trabalhando para deixar Tuparetama cada vez mais arborizada e bonita. Iniciamos o plantio de novas árvores, investindo em mais verde, mais sombra e mais cuidado com os nossos espaços. É assim que seguimos: cuidando da cidade e construindo, todos os dias, uma Tuparetama melhor para nossa gente”, disse o prefeito.
Comemorou – O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, comemorou nas suas redes sociais, a chegada do primeiro grupo de turistas, via agência especializada, para desbravar a rota “Caminhos do Ferro, Fogo e Cangaço”. “Ver esse projeto ganhar vida traz um orgulho que não cabe no peito! Esse é o resultado de um trabalho intenso do Governo Municipal de Flores, em parceria com a Secretaria de Turismo e Eventos e o Sebrae, focado em mostrar todo o potencial da nossa terra”, disse o gestor florense.
Acompanhou – A prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu acompanhou o início dos atendimentos da ação Cuida PE Mulher, realizada no seu município, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo de Pernambuco. A iniciativa integra as ações do mês dedicado às mulheres e amplia o acesso das sertanienses a exames e consultas especializadas. A unidade móvel está instalada na Rua Raul Guimarães, próximo ao Posto de César, com atendimentos gratuitos até amanhã, 14 de março,das 8h às 17 horas.
Agenda – Nesta sexta-feira (13), a governadora Raquel Lyra cumpre agenda de entregas e anúncios importantes no Sertão do Pajeú e no Agreste Meridional. Às 9 horas, em Afogados da Ingazeira, a gestora inaugura o novo ambulatório do Hospital Regional Emília Câmara (HREC), que recebeu qualificação e ampliação da assistência especializada e dos serviços ofertados. Às 10 horas, em Solidão, também no Pajeú, a governadora autoriza a implantação do novo sistema de abastecimento de água da cidade. A obra executada pela Compesa vai ampliar quase ao dobro a capacidade de produção de água, permitindo a redução do rodízio. À tarde às 15 horas, durante a Expo Garanhuns, Raquel Lyra anuncia a segunda fase do Programa Leite para Todos, com a homologação de novas cooperativas e a expansão da iniciativa para 22 novos municípios do Estado..
Confirmou saída – O pré-candidato a deputado estadual, Breno Araújo, confirmou nesta quinta-feira (12), durante entrevista concedida ao comunicador, Francys Maya, na Rádio Vila Bela, que deixará o Partido Socialista Brasileiro (PSB) para se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT). A assinatura da ficha de filiação está prevista para o próximo dia 21. Breno atualmente preside o PSB em Serra Talhada. Segundo o jornalista Júnior Campos, o ex-prefeito Carlos Evandro poderá ser escolhido o próximo presidente do PSB em Serra Talhada.
Inicia hoje – A cidade de Custódia, inicia nesta sexta-feira (13) e vai até o próximo dia 18 a tradicional Festa de São José, reunindo fé, cultura e uma programação musical que promete movimentar toda a região. A abertura será hoje às 21 horas na Praça Padre Leão com o show religiosos de Adriana Arydes. A partir de amanhã até o dia 18 os shows serão no Parque Zé do Povo, entre as atrações Xand Avião (14/03), Júnior Vianna (15/03), Alexandre Pires (17/03) e Maiara & Maraisa (18/03)
Ação realizada no Compaz Governador Eduardo Campos reuniu atendimentos de saúde, assistência social, orientação profissional e atividades culturais para moradores do Recife




Capacitação ensinou técnicas de confeitaria e incentivou a geração de renda entre os participantes.
Parceria fortalece internacionalização do Porto Digital e amplia intercâmbio entre empresas, universidades e governos das duas cidades

Iniciando uma intensa agenda no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (12), a requalificação da PE-540, no município de Moreilândia, no Sertão do Araripe. O trecho, com 12,44 quilômetros de extensão, liga a cidade ao distrito de Caririmirim e recebeu investimentos de R$ 21,6 milhões por meio do programa PE na Estrada. Na ocasião, a gestora também autorizou o início da construção e equipagem de uma creche no município e inaugurou a segunda Cozinha Comunitária da cidade.





Por Rinaldo Remígio*
Agenda – Nesta quinta-feira (12), a governadora Raquel Lyra cumprirá extensa agenda nos sertões do Araripe e Pajeú. Às 11 horas, inicia os compromissos com a entrega da segunda Cozinha Comunitária de Moreilândia, no Araripe, além da PE-540, trecho de 12,44 km de extensão que liga a sede do município ao distrito de Caririmirim. Seguindo para Itapetim, no Pajeú, às 15 horas, a gestora inaugura a PE-263, extensão que conecta o distrito de São Vicente até a divisa entre Pernambuco e Paraíba. Às 17 horas, em São José do Egito, também no Sertão do Pajeú, Raquel Lyra, através do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), autoriza recuperação de cerca de 25km de vias rurais no município, fortalecendo a mobilidade e o escoamento da produção agrícola, com investimento R$ 1,35 milhão. No mesmo município, a gestora autoriza a implantação de três dessalinizadores para a melhoria na distribuição de água na região e visita obras de recapeamento asfáltico. Finalizando o dia no Pajeú, às 19 horas, a chefe do Executivo estadual vai a Tabira para entregar a PE-304, trecho restaurado entre o entroncamento com a PE-320 até a divisa com a Paraíba, no município de Água Branca, além de inaugurar a segunda Cozinha Comunitária do município e o Centro de Referência da Mulher (CRM) Maria José Pereira de Brito, equipamento estratégico de atendimento e proteção às mulheres na região.
Recebeu prêmio – A Assembleia Legislativa de Pernambuco recebeu, nesta quarta, o prêmio Assembleia Cidadã 2025 da Unale – União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. A iniciativa agraciada foi o programa “Alepe Antirracista”, que realizou ações de enfrentamento ao preconceito racial. A cerimônia de entrega foi presidida pelo deputado Diogo Moraes, do PSDB, presidente do Conselho Fiscal da Unale. O parlamentar destacou as ações práticas promovidas pela Casa e pontuou que a premiação é um justo reconhecimento para o Estado. “O reconhecimento nacional do Alepe Antirracista é proveniente da relevância do projeto que, desde 2023, reafirma o pioneirismo no papel da casa de Joaquim Nabuco, como promotora da igualdade étnico-racial.” Ele celebrou ainda a formação de servidores, a criação de ouvidoria especializada e o debate para a valorização da cultura negra, pontos contidos no programa.
Filiação e pré-candidatura – O diálogo e a construção de alianças seguem fortalecendo o projeto político voltado ao desenvolvimento de Pernambuco. Em encontro recente, o Avante firmou uma importante parceria com o professor Erivelte, que se apresenta como pré-candidato a deputado federal. De acordo o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, a iniciativa une forças em torno do propósito de ampliar oportunidades e promover avanços reais para a população pernambucana: “Quando pessoas comprometidas caminham juntas, quem ganha é a população. Seguimos firmes, com diálogo, responsabilidade e muito trabalho por um futuro melhor para todo Pernambuco”, destacou durante o ato de filiação que aconteceu ontem (11).
Café da manhã – Este blogueiro foi informado, que nesta sexta-feira (13), após conceder entrevista à Rádio Pajeú, a governadora Raquel Lyra, vai tomar o café da manhã na residência de Danilo Simões.