Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Marconi une forças com o ex-vereador Manoel e consolida apoio de peso para sua pré-candidatura

O pré-candidato a Deputado Estadual Marconi Santana segue intensificando sua agenda de contatos e fortalecendo as bases de seu projeto político. Em uma movimentação que une o resgate de trajetórias históricas e a consolidação de novas alianças, Marconi esteve no Sítio Riacho do Peixe, em Carnaíba, onde selou o apoio do ex-vereador Manoel e de sua família.

O encontro teve um forte componente de reconhecimento mútuo. Marconi e Manoel compartilham a experiência de terem exercido mandatos no legislativo na mesma época — Marconi por Flores e Manoel em Carnaíba. Esse histórico de atuação paralela em favor do Pajeú serviu de alicerce para que o ex-vereador e seu grupo familiar oficializassem a adesão à pré-campanha de Marconi.

A recepção foi calorosa e demonstrou a unidade do grupo. Marconi recebeu o aval de Dona Zena, esposa de Manoel, além de João, José Carlos, Deleide e do amigo Marquinhos. Na política, o apoio de uma família com tradição e serviços prestados, como a de Manoel, é visto como um “carimbo de confiança” que projeta a pré-candidatura de Marconi para além das fronteiras de seu reduto principal.

Para observadores da cena política, o movimento de Marconi em Carnaíba sinaliza a capacidade do pré-candidato em dialogar com lideranças experientes e atrair apoios que trazem credibilidade e musculatura ao projeto. Marconi saiu do encontro fortalecido, destacando que a experiência de quem já serviu ao povo é fundamental para construir as propostas que o Sertão precisa hoje.

Discurso de Carlos Veras em Tabira chamou a atenção de políticos

Quando da passagem da governadora Raquel à cidade de Tabira, na última quinta-feira (12), a noite, o Presidente Estadual do PT e deputado federal Carlos Veras, fez rasgados elogios a governadora, e também foi enfático: “O presidente Lula nunca perguntou em que palanque você estava ou estará, você também nunca me perguntou onde eu estava ou onde eu vou estar, você sempre disse, vamos trabalhar por Pernambuco”, disse Carlos Veras. As palavras do deputado gerou apreensão nos bastidores da política pernambucana.

 

Raquel Lyra cumpre agenda no Pajeú e reforça presença do Governo de Pernambuco na região

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cumpriu uma série de agendas administrativas no Sertão do Pajeú, passando pelos municípios de Itapetim, São José do Egito, Tabira, Afogados da Ingazeira e Solidão, com entregas, anúncios e autorizações de ações importantes para a região.

A programação reuniu prefeitos, lideranças políticas e representantes da sociedade, com investimentos e iniciativas em áreas como saúde, infraestrutura e abastecimento de água, reforçando a presença do Governo do Estado no interior.

Nos bastidores, a articulação regional teve papel importante para o êxito das agendas. O gerente regional da Casa Civil, Edson Henrique, atuou diretamente na interlocução entre o Governo do Estado e os municípios do Pajeú, contribuindo para a mobilização das lideranças e organização dos compromissos da governadora na região.

A agenda também simboliza um momento importante para o Pajeú, mostrando que muitos avanços que antes pareciam difíceis ou distantes começam a se tornar realidade por meio do diálogo, da articulação política e da presença efetiva do Governo de Pernambuco no interior.

A passagem de Raquel Lyra pelo Pajeú consolida a estratégia do Governo de Pernambuco de interiorizar ações e fortalecer o diálogo com os municípios, por meio de uma agenda marcada por entregas, parcerias e desenvolvimento regional.

Festival de fotografia “Fora de Foco” abre convocatória para obras fotográficas de todo o Brasil; saiba como expor

Evento será realizado no Sertão Pernambucano em abril de 2026 e se propõe a refletir a fotografia para além das grandes cidades; inscrições para fotógrafos exporem suas produções vão até 20/3 pela Internet e são gratuitas

Fotógrafas e fotógrafos de todo o Brasil ganharam mais um espaço para exposição de suas obras: é o festival “Fora de Foco”, evento que será realizado em Afogados da Ingazeira, Pernambuco. Além de exposição e projeções, a ação ainda irá promover atividades formativas. Para sua primeira edição, o “Fora de Foco” lançou duas convocatórias.

Enquanto a convocatória “Projeção Retratos do Brasil” abrange obras fotográficas de todo país para projeção durante duas noites do festival, com obras que retratem pessoas e/ou cenários (paisagens) que representem o país, a “Exposição Sertão Nordestino” é exclusiva para fotógrafos pernambucanos, com obras devem dialogar com rostos, culturas e cenários do sertão nordestino.

O Festival não arcará com deslocamento e hospedagem dos profissionais selecionados. Podem se inscrever pessoas a partir de 16 anos, e é possível a inscrição de até duas fotos, cabendo à curadoria a escolha de apenas uma, avaliada dentro dos critérios definidos no edital. Por fim, inscrição não implica na participação direta no evento, já que as produções precisam atender às especificidades da convocatória.

O regulamento completo está disponível no link https://drive.google.com/file/d/1xEgx1lsMWqXHdcrtd-sG4–L4vOK-opT/ enquanto a ficha de inscrição está disponível em https://forms.gle/hUtmbg9nAZGHzusM9

Fomento à foto para além das grandes cidades

O principal objetivo é levar o debate sobre fotografia para o interior. “É importante perceber que a fotografia está em todas as partes. Entretanto, espaços de formação, discussão e encontros sobre a linguagem acontecem apenas nos grandes centros urbanos; propomos inverter essa logística”, reflete Bruna Tavares, diretora da Pajeú Filmes, produtora de audiovisual que atua principalmente no interior de Pernambuco há mais de dez anos.

A produtora foi uma das primeiras a inverter a lógica Capital/Interior no cinema, ao produzir o curta “Carol” no Recife mas levar uma equipe técnica composta majoritariamente por pessoas do interior.

No caso do Festival, para propor um novo eixo para fomento à fotografia, serão desenvolvidas exposições de artistas convidados, ocupações, rodas de diálogo e formação durante uma semana. As ações estão previstas para ocorrer em Afogados da Ingazeira de 20 a 26 de abril de 2026, todas as atividades serão gratuitas.

Ainda haverá emissão de certificados para os participantes das exposições e das atividades formativas realizadas durante o festival. O Festival é um incentivo da Pnab PE ciclo I, através da Secretaria de Cultura, Governo do Estado de Pernambuco, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Em Garanhuns, governadora Raquel Lyra anuncia ampliação do programa Leite para Todos

A distribuição do leite passará de 12 mil litros por dia para 24 mil litros. Anúncio da ampliação aconteceu na ExpoGaranhuns, feira de agropecuária

Durante a ExpoGaranhuns, no município do Agreste, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (13), a ampliação do programa Leite para Todos, iniciativa voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e ao combate à insegurança alimentar. Com investimento de R$ 11 milhões, a nova etapa amplia a operação do programa, dobrando a quantidade de leite distribuído para a população de 12 mil litros por dia para 24 mil. A partir de agora, mais 22 municípios serão beneficiados, chegando a 51 cidades. Assim, a previsão é de alcançar aproximadamente 100 mil pessoas beneficiadas por dia. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause e prefeitos da região, a governadora também entregou três novos tratores para reforçar o apoio ao setor da agropecuária e três ônibus escolares.

“Pernambuco voltou a ter a maior bacia leiteira do Nordeste. É claro que tem política pública envolvida nisso, a partir do momento em que trabalhamos a diminuição da tributação, tornando o ambiente de negócio favorável, voltam programas como o do Leite em Pernambuco, do jeito certo, pagando antes. Isso fortalece os pequenos produtores e as pessoas em vulnerabilidade social. Hoje também é um grande encontro nesta feira, uma rodada de negócios, aqui tem 30 expositores, mais de 60 criadores, mais de 300 animais, com gente do Nordeste inteiro acreditando na nossa potência”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O alimento é entregue, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, a famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas no CadÚnico. Com o programa, o Governo também assegura geração de renda aos pequenos produtores, pois o leite é comprado a eles a R$ 2,60 o litro, pago pela gestão estadual.

“De um lado retiramos impostos que incidiam sobre a cadeia leiteira e, de outro, passamos a comprar a produção do pequeno produtor para distribuir para quem precisa. Estamos pagando o preço pelo litro de leite acima do valor praticado no mercado, que gira em torno de R$ 2,05 a R$ 2,10. Isso ajudou a reerguer e potencializar a bacia leiteira de Pernambuco”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuário e Pesca, Cícero Moraes.

Desde a retomada do programa, em julho de 2024, a iniciativa já beneficiou 565 produtores rurais, com a aquisição de mais de 4,8 milhões de litros de leite de cabra e de vaca. A beneficiária Luana Brito reforçou o significado e o alcance do Leite para Todos. “É um programa muito importante para todas as cidades, mas principalmente nós, mães atípicas, com filhos com seletividade alimentar. Ajuda muito mesmo”, disse.

Durante a agenda, também foi feita a entrega de três ônibus escolares para o município de Garanhuns e três tratores distribuídos entre os municípios de Jurema, Saloá e Terezinha. Presente no evento, o deputado estadual Izaias Régis destacou o apoio do Executivo para a feira e a importância da ampliação do programa. “Sem o Governo de Pernambuco, nós não teríamos feito essa feira e essas entregas são mais um complemento. Isso demonstra o Governo com credibilidade e compromisso com a nossa região”, afirmou o deputado.

ExpoGaranhuns – A ExpoGaranhuns, uma feira agropecuária da região do Agreste Meridional, recebeu um aporte de R$ 1,3 milhão do Estado. No local, a chefe do Executivo estadual visitou estandes, conversou com vendedores e reforçou a realização da exposição para incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva agropecuária no Agreste.

Também estiveram presentes o secretário de Estado André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Eduardo Vieira (chefe do Gabinete da Governadora), o diretor do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Miguel Duque; os deputados estaduais Doriel Barros, Luciano Duque, Débora Almeida, Claudiano Filho e Dannilo Godoy. Além desses, os prefeitos Henrique Gois (Paranatama), Junior de Rivaldo (Saloá), Nivaldo Tirri (Caetés), Sandra Paes (Canhotinho), Edson Quebra Santo (Lagoa do Ouro), Zé Elias Filho (Calçado) e Alexandre Batité (São Bento do Una). Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Prefeito Sandrinho Palmeira discursa na inauguração do Ambulatório do Hospital Regional Emília Câmara

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, marcou presença na inauguração há pouco tem do novo ambulatório do Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira, do qual foi denominado Ambulatório Dr. Orisvaldo Inácio.

Sandrinho também enalteceu o trabalho da governadora Raquel Lyra e agradeceu pelo novo equipamento que vai benefiar a população do Pajeú.

Danilo Simões agradece a visita da governadora Raquel Lyra na sua residência

Danilo Simões, juntamente com sua família, amigos, recebeu nesta manhã, a governadora Raquel Lyra, em sua residência, em Afogados da Ingazeira. Na oportunidade, Danilo fez questão de agradecer a presença da governadora. Raquel Lyra também retribuiu a gentileza de como a família Simões o recebeu, para tomar o café da manhã. Registro do blogueiro Finfa.Registro do blogueiro Finfa

PRD aposta em Zé Guri para disputar vaga na Câmara Federal

O Partido Renovação Democrática (PRD) deve lançar o vereador Zé Guri como candidato a deputado federal nas próximas eleições. A aposta do partido é fortalecer sua presença no Agreste e ampliar a representatividade política da região em Brasília.

Zé Guri construiu sua trajetória política em Belo Jardim, onde foi eleito vereador por três mandatos consecutivos, sempre figurando entre os mais votados do município. Durante esse período, também presidiu a Câmara Municipal, consolidando liderança política e ampliando sua base de apoio.

Com perfil jovem e forte articulação regional, Zé Guri é visto dentro do PRD como um nome promissor para representar o Agreste pernambucano na Câmara dos Deputados. A expectativa da legenda é que ele consiga reunir aliados e lideranças políticas em torno de sua candidatura, fortalecendo o projeto do partido no estado.

A escolha de Zé Guri faz parte da estratégia do PRD de apostar em novas lideranças com potencial de crescimento eleitoral. Nos bastidores, avaliações internas indicam que o vereador já começa a pontuar em levantamentos preliminares na região, chegando a aparecer próximo de nomes tradicionais da política local.

Zé Guri deve protagonizar uma disputa importante no Agreste, onde poderá se firmar como uma nova força política e representar um contraponto a lideranças já consolidadas na corrida por uma vaga na Câmara Federal.

Prefeitura do Recife moderniza frota pesqueira de Brasília Teimosa com entrega de novos motores

Através do programa CredPop, 31 pescadores da Colônia Z1 do Pina recebem kits de propulsão com juro zero para impulsionar a produtividade e reduzir o esforço físico na pesca artesanal.

A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel), deu um passo significativo na modernização da pesca artesanal da capital pernambucana. Em solenidade realizada na Praia de Brasília Teimosa, foram entregues 31 kits de motores de popa para pescadores associados à Colônia Z1 do Pina. A iniciativa integra o CredPop (Crédito Popular do Recife), programa estratégico que fornece ferramentas de trabalho para trabalhadores autônomos com condições facilitadas de financiamento.

Os equipamentos entregues são compostos por motores estacionários de 6,5 HP, equipados com rabetas e hélices em aço inoxidável. A escolha técnica do material visa garantir maior durabilidade em ambiente marinho e aumentar a eficiência das embarcações de pequeno e médio porte. Na prática, a motorização transforma a rotina dos pescadores, reduzindo drasticamente o tempo de deslocamento até as áreas de pesca e a penosidade do trabalho braçal, refletindo diretamente em uma melhor qualidade de vida e maior capacidade de geração de renda.

O modelo de microcrédito aplicado nesta etapa do programa foi desenhado para ser acessível e inclusivo. Os pescadores beneficiados assumiram o financiamento dos kits em 20 parcelas mensais fixas de R$ 100,00, contando com uma taxa de juros zero. O CredPop mantém seu foco social ao priorizar o atendimento a mulheres, jovens, pessoas com deficiência, além de populações pretas e pardas, buscando promover a inclusão produtiva e estimular a economia local nos bairros.O presidente da Emprel, Vitor Pavesi, fala que a expansão do programa para diferentes setores da economia informal é um dos pilares do sucesso da gestão municipal. “O êxito do projeto, que já atendeu desde profissionais de estética (nail designers) até motoristas com kits de gás natural, demonstra a capacidade da prefeitura em dialogar com públicos que muitas vezes não teriam acesso a crédito no sistema bancário tradicional”.

O impacto social é visível em depoimentos como o da marisqueira Edileuza Silva do Nascimento, que aos 70 anos conquistou seu primeiro motor, celebrando a autonomia profissional independentemente da idade. “Fazia muitos anos que eu queria um motor e não conseguia. Agora estou muito feliz, completei 70 anos e esse foi o maior presente da minha vida”, afirmou.

Moradores do Recife que atuam de forma autônoma em setores como entregas, táxi, costura e beleza também podem buscar os benefícios do programa. O acesso ao CredPop é facilitado pela plataforma Conecta Recife, onde os interessados podem preencher um formulário digital com as informações necessárias para a análise e concessão do kit, consolidando o uso da tecnologia a serviço do desenvolvimento econômico da população.