Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Senador Fernando Dueire visita São José do Egito para comemorar avanços do seu apoio em recursos e se compromete a enviar mais investimentos para o município

O senador Fernando Dueire esteve em São José do Egito neste sábado, 14 de março, em uma agenda marcada por encontros institucionais, diálogo com a população e celebração das parcerias que já têm garantido importantes recursos para o município, especialmente na área da saúde.

A visita contou com a presença do prefeito Fredson Brito, que recebeu o senador e destacou a importância do apoio de Dueire para o desenvolvimento da cidade. A programação começou com uma entrevista conjunta na Rádio Cultura FM, onde foram apresentados avanços conquistados através das parcerias e discutidas novas possibilidades de investimentos para o município.

Em seguida, o senador participou de um encontro com o prefeito Fredson e com o poeta Vinícius Gregório, momento em que foi reforçada a importância de um projeto de lei que reconhece a poesia popular do Pajeú como manifestação cultural do Brasil. A proposta é de autoria do deputado federal Túlio Gadelha e já foi aprovada na Câmara dos Deputados.

Durante o encontro, o prefeito Fredson solicitou que o senador assumisse a relatoria do projeto no Senado Federal, etapa final antes da sanção presidencial.

Fernando Dueire prontamente se comprometeu com a causa cultural do Pajeú.

“A poesia do Pajeú é um patrimônio cultural que precisa ser reconhecido em todo o Brasil. Assumo o compromisso de ser o relator desse projeto no Senado e trabalhar para que ele seja aprovado e siga para a sanção do presidente Lula, garantindo esse reconhecimento nacional.”

Ainda durante a agenda em São José do Egito, o senador também participou, ao lado do vereador Vicente de Vevéi, de mais uma distribuição de livros Vade Mecum para estudantes de Direito, ação que tem incentivado a formação acadêmica e o acesso ao conhecimento jurídico para jovens da região.

Fernando Dueire também destacou o trabalho desenvolvido pela gestão municipal.

“São José do Egito tem um prefeito que trabalha com seriedade, planejamento e compromisso com o povo. O trabalho que Fredson vem realizando é visível e merece todo apoio para que o município continue avançando.”

O senador reafirmou ainda que pretende ampliar o envio de recursos para São José do Egito, fortalecendo áreas como saúde, educação e infraestrutura.

A visita contou com a presença de todos os vereadores da bancada de situação, além de lideranças políticas, secretários municipais, diretores e uma grande comitiva que acompanhou a agenda do senador na cidade, reforçando a importância institucional do encontro e o reconhecimento das parcerias que vêm contribuindo para o desenvolvimento do município.

Deputado Felipe Carreras e prefeito André Raimundo entregam motoniveladora e reforçam infraestrutura em Cachoeirinha

O município de Cachoeirinha recebeu, neste sábado (14), uma motoniveladora que vai reforçar a infraestrutura da cidade. Ao lado do prefeito André Raimundo, o deputado federal Felipe Carreras realizou a entrega do equipamento, adquirido por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 764.234,00.

A motoniveladora será utilizada principalmente na manutenção e recuperação das estradas vicinais, garantindo melhores condições de tráfego para a população. A ação impacta diretamente no dia a dia dos moradores, facilitando o transporte escolar, o deslocamento das famílias que vivem no campo e o escoamento da produção agrícola, atividade fundamental para a economia local.

A parceria entre o prefeito André Raimundo e o deputado Felipe Carreras tem gerado resultados concretos para Cachoeirinha. Com trabalho conjunto e compromisso com o desenvolvimento da cidade, os investimentos seguem chegando e a população já começa a colher os frutos dessa união em favor do município.

Marconi Santana recebe apoios e consolida sua pré-candidatura no Pajeú

O sábado em Afogados da Ingazeira foi marcado por uma forte movimentação política em torno de Marconi Santana. O ex-prefeito e pré-candidato à ALEPE testou sua popularidade na feira livre, onde recebeu manifestações espontâneas de apoio de afogadenses que reforçaram o sentimento de representatividade de seu projeto.

Acompanhado por um grupo sólido de lideranças, como o Tenente Gleidson, Jorginho, Madalena, João Goes e Cafu, além de vereadores e ex-vereadores e outras lideranças, Marconi demonstrou força e unidade. A agenda, que também contou com um encontro estratégico com o Senador Fernando Dueire, evidenciou que sua caminhada rumo à Assembleia Legislativa está consolidada tanto nas articulações de peso quanto no contato direto com o povo.

Para os analistas locais, o saldo da visita à Capital do Pajeú é de crescimento. Marconi sai do sábado fortalecido, com o incentivo das ruas servindo como principal combustível para a consolidação de sua pré-candidatura em todo o Sertão.

“Assumo a Amupe com o compromisso de fortalecer o apoio aos municípios pernambucanos”, diz Pedro Freitas

O prefeito de Aliança, Pedro Freitas, assumirá a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) na próxima terça-feira, 17 de março, durante assembleia extraordinária que reunirá prefeitos e prefeitas na sede da entidade, no Recife. A reunião está marcada para começar às 9h e formalizará o início da nova etapa da gestão da instituição.

Pedro Freitas sucede Marcelo Gouveia, ex-prefeito de Paudalho, que esteve à frente da Amupe no primeiro ano do atual biênio. A transição ocorre dentro de um modelo de mandato compartilhado definido previamente entre os dois dirigentes, no qual Gouveia conduziu o primeiro ano da gestão e Freitas ficará responsável por concluir o ciclo administrativo da Amupe até fevereiro de 2027.

Ao comentar o início da nova fase, Pedro Freitas destacou a continuidade do trabalho institucional da entidade e a articulação em defesa dos municípios pernambucanos. “Assumo a Amupe com o compromisso de fortalecer o apoio aos municípios pernambucanos. Nossa atuação seguirá voltada ao diálogo institucional e à construção de soluções que contribuam para o funcionamento das gestões municipais”, afirmou.

Sobre a Amupe
A Amupe reúne prefeitos e prefeitas de todo o estado e atua na representação dos municípios junto aos governos estadual e federal, além de promover debates, capacitações e articulações voltadas à gestão pública municipal. Durante a assembleia, também será discutida a atuação situação dos cachês artísticos.

Duque entrega ensiladeira à Associação de Moradores do Sítio Inveja, em São José do Belmonte

Na manhã deste sábado (14), o deputado estadual Luciano Duque realizou a entrega de uma ensiladeira à Associação de Moradores do Sítio Inveja, em São José do Belmonte, fortalecendo o apoio aos pequenos criadores da comunidade rural. O equipamento foi destinado à associação presidida por Josimar, a partir de solicitação de Suca, com articulação junto ao gerente regional do IPA, Paulinho.

Durante a entrega, o deputado destacou a importância do equipamento para a convivência com o clima do Sertão. “A ensiladeira é uma ferramenta essencial para que os criadores possam preparar e armazenar silagem, garantindo alimento para os animais principalmente nos períodos de estiagem. Nosso compromisso é apoiar quem vive da agricultura e da criação, dando condições para que o homem e a mulher do campo produzam com mais segurança”, afirmou Luciano Duque.

O presidente da associação, Josimar, agradeceu a conquista para a comunidade. “Essa ensiladeira chega em boa hora e vai ajudar muito os criadores aqui do Sítio Inveja. Em nome de todos os associados, agradeço ao deputado Luciano Duque pela atenção e pelo apoio”, declarou.

Felipe Carreras participa da assinatura da ordem de serviço para construção de nova creche em Lajedo

O município de Lajedo deu mais um passo importante no fortalecimento da educação infantil. Neste sábado (14), ao lado do prefeito Erivaldo Chagas, do deputado estadual Álvaro Porto, dos Adilson Feitosa, Adelson enfermeiro, Diogo Quintino, Dinho Santos, Aracelli Freitas, Evandro Couto e Vânia Cosme, o deputado federal Felipe Carreras participou da assinatura da ordem de serviço para a construção de uma nova creche no Loteamento Vilela.

A nova unidade será construída por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

O projeto adotado será o modelo Creche Pré-Escola Tipo 1, um padrão de infraestrutura voltado à educação infantil que garante espaços adequados para aprendizagem, convivência e desenvolvimento das crianças. A estrutura tem capacidade para atender até 376 alunos em dois turnos (matutino e vespertino) ou 188 crianças em período integral.

A iniciativa reforça a parceria entre o prefeito Erivaldo Chagas, o deputado federal Felipe Carreras e o Governo Federal para ampliar a infraestrutura educacional e garantir melhores condições de ensino para as crianças lajedenses.

Senador Fernando Dueire declara apoio à pré-candidatura de Marconi Santana

O cenário político de Pernambuco ganhou um novo e robusto capítulo na manhã deste sábado. Em um gesto de forte simbolismo e peso estratégico, o Senador Fernando Dueire reafirmou publicamente sua aliança e apoio irrestrito à pré-candidatura de Marconi Santana à Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). O anúncio, registrado em vídeo publicado nas redes sociais, consolida Marconi como uma das figuras centrais e mais articuladas na disputa por uma vaga no legislativo estadual.

Para analistas políticos, o respaldo de Dueire não é a validação de um projeto que une experiência administrativa e capilaridade regional. Durante o encontro, o Senador destacou a trajetória de resultados de Marconi, citando exemplos concretos de parcerias que já transformaram a vida dos pernambucanos, como a recente ordem de serviço para a Praça dos Eucaliptos em Flores, fruto de articulação direta entre ambos.

“Pernambuco precisa de representantes que conheçam o chão do Sertão e tenham a coragem de lutar por investimentos reais”, pontuou Dueire, sublinhando que o projeto liderado por Marconi Santana é fundamental para garantir uma voz firme e propositiva em favor do povo sertanejo.

Por sua vez, Marconi recebeu o apoio com o entusiasmo de quem vê seu trabalho reconhecido por uma das lideranças mais respeitadas do Congresso Nacional. O pré-candidato reforçou que a parceria com Dueire é baseada no respeito mútuo e no desejo compartilhado de levar mais dignidade e desenvolvimento para cada cidade do estado.

Com o apoio oficial do Senador, Marconi Santana sai fortalecido e amplia seu arco de alianças, fixando uma mensagem clara ao cenário político: sua caminhada rumo à ALEPE está fundamentada em parcerias de peso, resultados comprovados e uma conexão inabalável com as bases populares. O encontro deste sábado marca o fortalecimento de um projeto que promete ser decisivo para o futuro de Pernambuco.

Raquel Lyra anuncia Mesa de Negociação com SINPOL para segunda-feira (16)

A agenda administrativa da governadora Raquel Lyra no Agreste, nesta sexta-feira(13), abriu espaço para um importante avanço no diálogo com as forças de segurança do estado. Durante o evento, representantes dos Policiais Civis apresentaram suas reivindicações, resultando na confirmação oficial de uma mesa de negociação entre o Governo de Pernambuco e a categoria para a próxima segunda-feira

A manifestação
Integrantes do Sinpol compareceram ao evento protestando, de forma organizada, para destacar a pauta da categoria. Com camisas padronizadas e faixas pontuando a necessidade de valorização profissional, os policiais civis buscaram visibilidade para suas pautas de valorização profissional e melhorias nas condições de trabalho.

A mobilização dos Policiais, durante as falas oficiais, chamou a atenção da comitiva governamental para a urgência da pauta da categoria.

O pronunciamento da Governadora
Demonstrando abertura ao diálogo, a governadora Raquel Lyra fez questão de interromper o roteiro previsto para ouvir e responder diretamente aos manifestantes presentes. Em sua fala, Raquel reforçou o compromisso com a escuta ativa: “Vivemos em uma democracia e meu governo é pautado pelo diálogo. Sempre que há uma demanda da sociedade ou dos nossos servidores, eu faço questão de parar para ouvir. É assim que temos construído nossa gestão em todo o estado”, declarou a governadora.

Ao final de sua intervenção, Raquel Lyra formalizou o convite que a categoria aguardava: “Quero convidar vocês para estarem, na próxima segunda-feira, sentados conosco na mesa de negociação”. O anúncio foi recebido positivamente pelos policiais, que viram no gesto um passo concreto para o entendimento.

Poço da Panela recebe novo Gramadão e amplia espaços públicos para prática esportiva

Intervenções no local incluem a instalação de grama sintética, troca das traves e alambrados, pintura, iluminação e outros serviços

O Poço da Panela ganhou, nesta sexta-feira (13), um novo Gramadão requalificado pela Prefeitura do Recife. O espaço esportivo conta com mais de mil metros quadrados e recebeu grama sintética, novas traves e melhorias estruturais para incentivar a prática esportiva na região. O prefeito do Recife, João Campos, e o vice-prefeito, Victor Marques, participaram da entrega.

Durante o evento, o prefeito João Campos destacou a importância de ampliar os espaços públicos gratuitos. “Quando assumimos a Prefeitura, não existia campo com grama sintética gratuito para as pessoas jogarem. Fizemos o primeiro e muita gente duvidou que daria certo, mas hoje estamos entregando o 19º gramadão da cidade”, afirmou.

Operacionalizado pela Secretaria de Esportes, o Gramadão do Poço da Panela é mais um espaço público entregue pela gestão municipal para incentivar a prática esportiva e o convívio comunitário. As obras incluíram serviços de drenagem e terraplanagem, instalação de redes de proteção, troca dos alambrados e pintura de todo o espaço. O investimento total foi de R$ 526.597,31.

O secretário de Esportes, Eriberto Filho, destacou o impacto do novo equipamento para a comunidade, especialmente para crianças e jovens da região. “É um equipamento muito importante para a comunidade. Agora eles têm um campo de grama sintética, com alambrado e rede de proteção, garantindo mais segurança e qualidade para quem utiliza o espaço. A alegria das crianças mostra o quanto esse equipamento já está fazendo diferença”, afirmou.

O secretário também ressaltou que o espaço contará com atividades esportivas regulares por meio de programas da Prefeitura. “Nos gramadões também acontece o programa GO Recife, com escolinhas e atividades esportivas para quem está começando e também para quem já treina em nível mais avançado. É uma forma de incentivar o esporte, a disciplina e o desenvolvimento dos jovens”, completou.

O entorno do equipamento também ganhou novas cores por meio do trabalho do Gabinete de Inovação Urbana. Já a revitalização das arquibancadas e corrimãos, assim como toda a iluminação do espaço, foi realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

Moradora da comunidade, Flávia Galdino Gomes destacou os benefícios de ter o equipamento próximo de casa. “Ter o campo perto de casa deixa a gente, as mães, muito mais seguras. Antes era apenas um campo de areia, sem controle, sujo e com animais. Agora se tornou um espaço limpo, organizado e disponível para todos”, contou.

De 2023 até agora, a Prefeitura do Recife beneficiou 19 localidades com as melhorias: a Arena 1×1, no Ibura, na antiga Praça do Lixão; a Vila Aliança, no Ipsep; o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira; o da Campina do Barreto, no bairro homônimo; o do Bueirão, na Torre; o Parque do Caiara e o da Coronel Furtado, na Iputinga; a Vila Cardeal, em Areias; o Campo do Onze, em Santo Amaro; o Campo dos Milagres, no Ibura; o Campo da Chesf e o de Roda de Fogo, ambos nos Torrões; o Campo do Coque; o do Parque da Macaxeira; o Campo do Banco, na Várzea; o do Caducos, na Mustardinha; o campo do Pina, no Parque Linear; e o Campo do Cacique, na Madalena.

Marconi une forças com o ex-vereador Manoel e consolida apoio de peso para sua pré-candidatura

O pré-candidato a Deputado Estadual Marconi Santana segue intensificando sua agenda de contatos e fortalecendo as bases de seu projeto político. Em uma movimentação que une o resgate de trajetórias históricas e a consolidação de novas alianças, Marconi esteve no Sítio Riacho do Peixe, em Carnaíba, onde selou o apoio do ex-vereador Manoel e de sua família.

O encontro teve um forte componente de reconhecimento mútuo. Marconi e Manoel compartilham a experiência de terem exercido mandatos no legislativo na mesma época — Marconi por Flores e Manoel em Carnaíba. Esse histórico de atuação paralela em favor do Pajeú serviu de alicerce para que o ex-vereador e seu grupo familiar oficializassem a adesão à pré-campanha de Marconi.

A recepção foi calorosa e demonstrou a unidade do grupo. Marconi recebeu o aval de Dona Zena, esposa de Manoel, além de João, José Carlos, Deleide e do amigo Marquinhos. Na política, o apoio de uma família com tradição e serviços prestados, como a de Manoel, é visto como um “carimbo de confiança” que projeta a pré-candidatura de Marconi para além das fronteiras de seu reduto principal.

Para observadores da cena política, o movimento de Marconi em Carnaíba sinaliza a capacidade do pré-candidato em dialogar com lideranças experientes e atrair apoios que trazem credibilidade e musculatura ao projeto. Marconi saiu do encontro fortalecido, destacando que a experiência de quem já serviu ao povo é fundamental para construir as propostas que o Sertão precisa hoje.