Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Anderson Luís marca data para filiação ao PSD

De olho em conquistar uma cadeia na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o secretário de Articulação Política de Caruaru, Anderson Luiz, definiu a data em que irá se filiar ao Partido Social Democrático (PSD). O evento promete reunir lideranças políticas de expressão de Pernambuco. O ato será realizado no dia 20 de março (sexta-feira), às 18h55, no Maria José Recepções 1, em Caruaru.

O evento surge como o pontapé de Anderson Luís, que chega ao PSD como uma das apostas do partido na disputa por uma vaga na ALEPE neste ano.

A solenidade contará com as presenças do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, do deputado federal Fernando Monteiro, além de diversas lideranças políticas e autoridades do estado. O encontro também será um momento de fortalecimento político e de alinhamento do grupo que apoia o projeto de Anderson Luiz para a política estadual, consolidando apoios e ampliando diálogos.

Prefeito Rodrigo Pinheiro assina termo de cooperação com o Senai e fortalece setor industrial de Caruaru

 

Com o objetivo de fortalecer ainda mais o setor industrial do município, a Prefeitura de Caruaru firmou, na última terça-feira (10), uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE), com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica. Com isso, serão ofertadas 300 vagas gratuitas em cursos de Logística, Construção Civil, Mecânica Automotiva e Metalmecânica, destinados a jovens e adultos.

A iniciativa articulada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (Sedetec) reforça o protagonismo de Caruaru na perspectiva do desenvolvimento econômico.

Desde 2023, o município é recordista na geração de empregos formais no interior de Pernambuco e, entre os setores que mais cresceram em 2025, estão a Construção Civil, com + 14,5%, e a Indústria, com + 5,9%.

“É muito importante a gente juntar as forças do Senai e da prefeitura para ofertar essas 300 vagas, porque a prefeitura consegue mobilizar também a sociedade e as pessoas para virem participar dessa formação e usar da qualidade e do conhecimento do Senai para formar essa mão de obra”, ressaltou a diretora regional do Senai-PE, Camila Barreto.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, celebrou a iniciativa: “A preocupação minha, enquanto gestor, é a sustentabilidade econômica do município e sem mão de obra, a gente não consegue continuar avançando. Então, esses cursos de qualificação profissional, nessa parceria entre Prefeitura e Senai são importantes para inserir ainda mais jovens e adultos no mercado de trabalho”, enfatizou.

O acordo firmado também valida a representatividade econômica do Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste (PDSA) de Caruaru, que, atualmente, conta com três módulos industriais em operação, e deverá em breve ganhar expansão com mais dois módulos.

 

Governadora Raquel Lyra entrega requalificação da UTI Pediátrica do Hospital Barão de Lucena, no Recife

Após a entrega da Sala Vermelha e dos 6º e 8º andares do Hospital da Restauração (HR), a governadora Raquel Lyra inaugurou mais uma requalificação no Hospital Barão de Lucena (HBL), no Recife, nesta quarta-feira (11). A gestora entregou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da unidade de saúde. O espaço passou por recuperações que possibilitam um melhor atendimento às crianças assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Por muito tempo, esse hospital que cuida de gerações não passou por requalificações estruturadoras. Agora, estamos trazendo investimentos na compra de máquinas, de equipamentos novos e poltronas para os acompanhantes, a renovação da parte elétrica, hidráulica, o piso, o forro, o teto, as iluminações. A gente trata da saúde pública com investimento e com cuidado”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A UTI fica situada no 3º andar do HBL, e conta com novos oito leitos destinados a pacientes pediátricos em estado crítico. A intervenção incluiu adequações na estrutura física e modernização das instalações, conforme as normas técnicas e sanitárias vigentes, como detalha a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

“O Barão de Lucena é um hospital de referência em alta complexidade pediátrica, amparando todo o Estado, então é mais uma entrega muito importante para reforçar o atendimento às nossas crianças. Esta é a terceira vez que a governadora Raquel Lyra vem ao HBL para entregar UTIs pediátricas, reforçando a preocupação da gestão com a saúde em todas as idades”, ressaltou a secretária.

As melhorias implementadas também contemplaram os espaços assistenciais, disponibilizando poltronas para acompanhantes, garantindo melhores condições de trabalho às equipes e mais conforto às famílias.

Para o deputado estadual Antônio Moraes, a gestão tem feito ações importantes para a saúde. “Esse é um governo que se preocupa com todas as áreas, mas a saúde tem sido uma prioridade ainda maior. Hoje pude acompanhar a entrega de dois andares no Hospital da Restauração, e agora mais essa ala no Barão de Lucena”, pontuou.

A atual gestão está investindo aproximadamente R$ 90 milhões no HBL. Já foram entregues pelo governo, por exemplo, a requalificação da UTI Neonatal e novos elevadores, e está em andamento um processo de reforma na fachada e outros ambientes.

Deputado estadual Romero Sales visita sede do Blog

No final desta tarde, o deputado estadual Romero Sales, que encontra-se em Afogados da Ingazeira, para cumprir agenda administrativa e política, fez uma visita a sede deste blog. Na oportunidade, concedeu uma entrevista exclusiva, onde foram abordados vários assuntos pertinentes. Estarei publicando a entrevista na íntegra, na Coluna do Finfa desta quinta-feira (12).

O deputado estava acompanhado dos seus aliados Danilo Simões e do vereador Zé Negão. Fotos: Davi Mota

Álvaro Porto se filia ao MDB prometendo trabalho e fortalecimento do partido

O presidente de Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, se filiou ao MDB nesta quarta-feira (11.03), firmando o compromisso de trabalhar pelo fortalecimento do partido, em sintonia com o projeto político liderado pelo prefeito do Recife e pré-candidato a governador, João Campos (PSB).

“É uma honra passar a fazer parte dos quadros do MDB, um partido que tem a história marcada pela defesa inegociável da democracia, além de grandes serviços prestados a Pernambuco e ao país, tendo destaque inquestionável a figura do ex-governador Jarbas Vasconcelos. Agradeço à direção da legenda pela acolhida e receptividade. Estejam certos que o partido conta agora com um soldado dedicado”, disse.

Porto ressaltou o compromisso de contribuir para o engrandecimento do MDB em Pernambuco, seja por meio do mandato na Alepe, seja na luta pelo fortalecimento de chapas e palanques para disputa eleitoral que se aproxima. “Juntamente com os companheiros do partido e ao lado do prefeito João Campos, a ordem é dialogar e trabalhar para conquistar novos apoios, ampliar e solidificar alianças”, observou.

A assinatura da ficha aconteceu na sede do partido em Brasília e foi abonada pelo presidente nacional da legenda, deputado federal Baleia Rossi (SP). Participaram do ato de filiação o prefeito João Campos, o presidente estadual do MDB, Raul Henry, a deputada federal Isa Arruda (MDB-PE), o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda (MDB), a vice-presidente do partido em Pernambuco, Adriana Vasconcelos, e o superintendente parlamentar da Alepe, Álvaro Mendonça.

Prefeito Zeca Cavalcanti envia à Câmara projeto que cria bolsa mensal de R$ 150 para alunos da EJA em Arcoverde

O prefeito Zeca Cavalcanti encaminhou à Câmara de Vereadores de Arcoverde, nesta quarta-feira (11), um projeto de lei que cria uma bolsa mensal de R$ 150 para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal. A proposta tem como objetivo incentivar a permanência dos alunos em sala de aula e estimular a conclusão dos estudos.

O benefício será destinado a jovens e adultos matriculados na modalidade, funcionando como incentivo para reduzir a evasão escolar e ampliar o acesso à educação para quem decidiu retomar a trajetória escolar.

Ao anunciar o envio do projeto, o prefeito destacou a importância da iniciativa para fortalecer a educação no município. “A educação é a base de tudo. Estamos encaminhando para a Câmara um projeto importante para Arcoverde, queremos estimular que esses estudantes permaneçam na escola e concluam seus estudos”, afirmou.

Se aprovado pelos vereadores, o programa passará a integrar as ações da rede municipal voltadas ao fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos. “Acreditamos que nunca é tarde para começar ou recomeçar. Investir em educação é investir em oportunidade, dignidade e no futuro da nossa cidade”, destacou o prefeito.

Governadora Raquel Lyra entrega dois andares e Sala Vermelha do Hospital da Restauração completamente requalificados

Reestruturando a maior unidade de saúde de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta quarta-feira (11), a requalificação da Sala Vermelha e dos 6º e 8º andares do Hospital da Restauração (HR), no Recife. Foram investidos R$ 19,4 milhões para reforma. Ainda nesta etapa, foram aportados R$ 2,8 milhões para equipagem de engenharia clínica dos pavimentos. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a entrega.

Ao todo, a unidade já recebeu R$ 179 milhões em projetos das secretarias de Saúde e de Projetos Estratégicos, além da Cehab. A governadora destacou os R$ 76,4 milhões oriundos da Saúde, em modernização de equipamentos e infraestrutura.

“Desde o primeiro dia, tínhamos a clareza do desafio que é a reestruturação da saúde pública de Pernambuco, por muito tempo abandonada, e o Hospital da Restauração era o grande exemplo disso. Aqui já colocamos cerca de R$ 80 milhões, que estão em novas macas, novas poltronas, ressonância magnética e muito mais. Isso faz parte de um esforço muito grande de todos os trabalhadores, desde a equipe de projetos, licitações, até a equipe dos hospitais, porque fazer uma reforma dessa com o hospital em pleno funcionamento não é algo simples. Este será o ano da saúde pública em Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Todo valor investido foi oriundo de operações de crédito feitas pela gestão. Com a requalificação, os andares passam a ter uma nova e moderna estrutura física. As enfermarias agora contam com sistema de climatização — algo inédito no hospital — além de piso vinílico, que facilita a limpeza dos espaços e o transporte de pacientes. Ao todo, foram entregues 149 leitos.

“É uma revolução na saúde toda. Todos os equipamentos absolutamente novos para que a gente possa prestar um serviço de maior qualidade à nossa população. Fazer a reforma de um gigante, como o Hospital da Restauração, com ele funcionando, é um desafio enorme. Seguimos atendendo as necessidades da assistência e mantendo o hospital funcionando e atendendo a população nesse período”, afirmou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Além disso, os ambientes foram equipados com novos mobiliários e equipamentos hospitalares. Cada andar também passou a contar com uma sala de aula, destinada à formação e capacitação de profissionais de saúde. Para o diretor geral da unidade, Dr. Petrus Andrade Lima, isso reforça a qualidade do ambiente de trabalho.

“Hoje é uma data bem emblemática. Dois andares de internamento mais a Sala Vermelha da emergência do trauma completamente requalificados, aumentados em sua qualidade e climatizados. É o primeiro grande passo dessa grande reforma que o HR, o maior hospital de trauma do norte-nordeste, recebe. Não só trazendo conforto aos pacientes, mas também conforto aos servidores que aqui trabalham”, afirmou o diretor.

Ainda no HR, a gestora também entregou a requalificação da Sala Vermelha da Emergência Geral da unidade. Localizado no 1º andar, o espaço é a principal porta de entrada do hospital para pacientes em estado crítico, como vítimas de grandes traumas. O setor passou por requalificação estrutural, modernização do layout assistencial e reorganização estratégica do espaço, que possui cerca de 180 metros quadrados e 12 leitos voltados ao atendimento imediato de casos graves.

Presente da inauguração, o senador Fernando Dueire destacou as entregas feitas pela gestão. “É um governo que entrega na ponta. Nós estamos num hospital que é o maior de trauma do Nordeste, e ele não estava bem. E a gestão faz com que nós tenhamos hoje o HR sendo restaurado. Isso é um compromisso desde o primeiro momento em que assumiu o Governo de Pernambuco”, disse. Já a deputada estadual Socorro Pimentel destacou o ineditismo do aporte. “Temos um hospital de mais de cinco décadas e durante todo esse tempo não houve nenhum outro investimento que chegasse aos pés deste tão robusto que o Governo de Pernambuco fez nesse momento”, acrescentou.

Outros setores do HR também passaram por requalificação recentemente, como a ala norte do 7° andar, UTI Pediátrica, o Serviço de Anatomia Patológica, a Endoscopia e as salas de ultrassom e de processamento de imagem. Todos esses espaços receberam novos materiais e equipamentos. Além disso, também está sendo feita a recuperação da fachada, que conta com investimento de R$ 12,4 milhões, e a reforma do 4º andar.

NOVO PRÉDIO – O projeto de requalificação do Hospital da Restauração foi anunciado pela governadora e prevê novas intervenções estruturais nos próximos anos. Está em planejamento a construção de um novo prédio integrado ao complexo hospitalar, com área estimada em 14,5 mil metros quadrados. O edifício terá 210 novos leitos, sendo 130 de UTI, 60 de enfermaria e 20 destinados ao atendimento emergencial.

Já com licitação em andamento e investimento estimado em R$ 65 milhões, o Hospital da Restauração ganhará duas novas torres de elevadores e escadas, que vão reduzir o tempo de deslocamento de pacientes entre os pavimentos e acrescentar seis novos elevadores à unidade.

Também acompanharam as entregas o secretário estadual Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), os deputados estaduais Luciano Duque e Henrique Queiroz Filho, os prefeitos Elcione Ramos (Igarassu) e Júnior de Irmã Teca (Itapissuma) e o vice-prefeito de Olinda, Chiquinho; além dos vereadores do Recife, Davi Muniz e Alcides Teixeira.

Recife sedia evento do BNB e Apimec Brasil para Mercado de Capitais como opção de crédito para empresas

O Banco do Nordeste (BNB) e a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (Apimec Brasil) realizam, nesta quinta-feira, 12, das 8h às 12h30, no Porto Digital (Cais do Apolo, 222 – 16º andar – Recife, o seminário Mercado de Capitais para o Nordeste – Desafios e Oportunidades. O evento, realizado no Porto Digital, irá discutir as oportunidades de financiamento para empresas e investidores da região.

Estarão presentes o diretor de Ativos de Terceiros do BNB, Antônio Jorge Guimarães, o presidente executivo da Apimec Brasil, Ricardo Tadeu Martins, o superintendente estadual do BNB, Hugo Luiz de Queiroz, e o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

A programação inclui apresentações sobre financiamento à inovação, Regime Fácil (Facilitação do Acesso a Capital e de Incentivos a Listagens) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e produtos de dívida, como debêntures e certificados de recebíveis,

Programa Moradia Legal chegou a Custódia

Aconteceu ontem (10), na Quadra da Creche Marlene Feitosa, em Custódia, através do Programa Moradia Legal, a entrega de escrituras definitivas para regularizar a posse de imóveis de famílias de baixa renda, em parceria entre Tribunais de Justiça (TJPE) e Prefeitura de Custódia, para os moradores do Bairro Miguel Arraes (Mutirão).

O prefeito Manoel Messias, a vice-prefeita, vereadores, secretários municipais, marcaram presenças, além dos representantes do TJPE, Drª Fernanda Pessoas Chuahy de Paula, Juíza Coordenadora Geral do Núcleo de Regularização e Demandas Judiciais Fundiárias (NUREF – Moradia Legal) do TJPE, Sara Lima, Ângela Camarotti, Eduardo Vaz, Eunice Pinheiro de Sousa Ferreira e Bianca Rocha.“O Programa Moradia Legal vem transformar o sonho da casa própria em realidade documental, com a escritura vocês terão segurança jurídica É mais que um documento, a garantia da dignidade e o futuro da suas famílias”, disse o prefeito Manoel Messias.

OAB São José do Egito realiza capacitação de grande relevância em ano eleitoral e confirma auditório lotado

A OAB Subseccional de São José do Egito promoveu mais uma importante entrega à advocacia do Sertão do Pajeú, reafirmando seu compromisso com a formação continuada e o fortalecimento técnico da classe.

A capacitação, inserida na programação especial do mês de março, registrou auditório lotado, com as 50 inscrições efetivadas — capacidade máxima com conforto — demonstrando o engajamento da advocacia regional com a atualização profissional.

Com temática atual e estratégica, especialmente por se tratar de ano eleitoral, o encontro abordou as regras do jogo nas Eleições 2026, riscos jurídicos da disputa, pré-campanha, propaganda, financiamento e responsabilidade profissional, proporcionando aos participantes atualização técnica indispensável para uma atuação segura, ética e responsável.

*Participação na imprensa fortaleceu a divulgação

A programação do dia também contou com presença nos meios de comunicação locais. A OAB foi representada na Rádio Gazeta FM , durante o Boletim OAB, pela advogada Dra. Vitória Passos, representante da ESA na Subseccional e presidenta da Comissão da Mulher Advogada, que esteve acompanhada da palestrante, a eleitoralista Dra. Diana Câmara.

Além disso, o tema foi levado à TV Ello , em gravação para o podcast jurídico Causos & Causas, ampliando o alcance da discussão e fortalecendo o diálogo entre a advocacia e a sociedade.

Reconhecimento e integração

Ao final da capacitação, houve momento de integração com o sorteio de brinde às advogadas inscritas e presentes, dentro da programação alusiva ao Mês da Mulher. A palestrante recebeu ainda um mimo institucional entregue pela Subseccional e pela Comissão da Mulher Advogada, como forma de reconhecimento pela relevante contribuição prestada à classe.

Próxima capacitação já confirmada para 23 de março

Dando continuidade à programação do Mês da Mulher, a OAB São José do Egito já anuncia a próxima capacitação, que acontecerá no dia 23 de março, às 14h.

O painel será conduzido pela advogada Isabela Lessa , que dividirá a exposição com a advogada Dra. Flávia Santos, presidenta da Comissão de Prerrogativas da Subseccional.

A temática abordará a Nova NR-1 e seus reflexos no ambiente de trabalho, desmistificando a regra de bem-estar e seus impactos jurídicos, assunto de grande relevância prática para a advocacia contemporânea.

Compromisso permanente com a qualificação

Para a presidente da OAB São José do Egito, Hérica Nunes Brito, a capacitação contínua é eixo estruturante da gestão:

“A advocacia precisa estar permanentemente preparada. Especialmente em um ano eleitoral, a responsabilidade técnica se torna ainda maior. Cada capacitação realizada é uma entrega concreta à classe e, consequentemente, à sociedade que depende da atuação qualificada do advogado. Seguiremos firmes, interiorizando conhecimento e fortalecendo a advocacia sertaneja.”

A Subseccional reforça que o mês de março vem sendo marcado por ações que valorizam a advocacia feminina, fortalecem a qualificação técnica e ampliam o protagonismo institucional da OAB no Sertão do Pajeú.