Press "Enter" to skip to content

Recife convoca 352 novos servidores aprovados em concursos

Prefeito Victor Marques nomeia novos trabalhadores efetivos para as secretarias de Saúde, Educação e da Mulher. Convocações serão publicadas na edição do Diário Oficial do Município desta quinta-feira (9). Medida fortalece ainda mais funcionamento dos serviços públicos municipais

Fortalecendo o compromisso da Prefeitura do Recife com a população, o prefeito Victor Marques anunciou, nesta quarta-feira (8), a nomeação de 352 novos servidores efetivos para o serviço público municipal. Os profissionais vão atuar nas secretarias de Saúde, Educação e da Mulher, ampliando a capacidade de atendimento e proporcionando mais qualidade para toda a população. Com isso, desde janeiro de 2021 já são mais de 12 mil profissionais incorporados via concurso público nos quadros da gestão municipal.

“Venho aqui para comunicar uma notícia muito importante. Vamos fazer 352 novas nomeações dos concursos da Prefeitura do Recife. Com esse dado, a gente passa de mais de 12 mil servidores concursados desde 2021 para cá”, afirmou o prefeito do Recife. “Isso dá muito orgulho, porque quando a gente faz esse tipo de nomeação, a gente tá perenizando o serviço público e quem ganha na ponta é o cidadão”, acrescentou Victor Marques.

Na Secretaria de Saúde, a Prefeitura do Recife nomeia 219 profissionais, entre médicos (neuropediatras, psiquiatras, clínicos, pediatras, neonatologistas, obstetras, ginecologistas, angiologistas), dentistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, nutricionistas, sanitaristas, profissionais de educação física, ACS, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal. Com as novas contratações, o Recife dá continuidade à expansão da cobertura da Atenção Básica e o fortalecimento dos serviços de média e alta complexidade.

Entre as unidades beneficiadas com a nova convocação estão as policlínicas: Amaury Coutinho, Barros Lima, Arnaldo Marques, Bandeira Filho, Agamenon Magalhães, Lessa de Andrade, Albert Sabin, Ermírio de Moraes, Pina, Clementino Fraga, Gouveia de Barros, Salomão Kelner, Centro, Waldemar de Oliveira, Central de Alergologia e o Hospital Helena Moura. Também recebem profissionais as Unidades de Saúde da Família Mais (USF+) Vila do Ipsep, Amaury de Medeiros, José Dustan e Guabiraba; Centros de Atenção Psicossocial, Polos da Academia da Cidade e Centros TEA.

Os novos profissionais estavam no banco do concurso de 2024, prorrogado no final de junho deste ano, por mais dois anos e válido até junho de 2028. Somente deste concurso, 763 nomeações foram realizadas, 551 a mais em relação às vagas previstas no edital, que foi de 212. Desde 2021, 5.270 nomeações foram feitas, maior quantitativo já registrado na história da saúde municipal.

“Na Saúde, são 219 servidores para a gente garantir a expansão da atenção básica que a gente já tem feito, mas voltando a olhar agora pra média e alta complexidade, para as unidades de plantão, para os centros TEA, para os nossos CAPs”, explicou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Fortalecendo a rede municipal de ensino, a Prefeitura do Recife também está convocando 125 novos servidores efetivos para os quadros da Secretaria de Educação. Entre os convocados, estão 11 nutricionistas que atuarão na alimentação escolar, 89 Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) e 25 Professores II, reforçando o trabalho pedagógico e o atendimento aos estudantes nas escolas.

A medida faz parte da política permanente de valorização dos profissionais da educação e de fortalecimento da Rede Municipal de Ensino, garantindo melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, o atendimento especializado e a ampliação da qualidade dos serviços ofertados à população. “A gente tá chamando mais de professores, assistentes sociais, psicólogos e AADEEs para a rede municipal de ensino”, pontuou a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz.

Visando ampliar a rede de proteção das mulheres, a Prefeitura do Recife também garantiu oito novas servidoras efetivas para a Secretaria da Mulher, suprindo uma necessidade para cargos que permaneceram vagos desde a segunda chamada do concurso público, realizada no dia 8 de março deste ano. As vagas são destinadas exclusivamente a mulheres, com exceção do cargo para a área de Ciências Sociais. Elas contemplam os cargos de Analista de Promoção dos Direitos das Mulheres nas áreas de assistência social, psicologia, jurídica, pedagogia, ciências sociais, educação social e arte-educação.

O concurso foi o primeiro no Brasil específico para uma Secretaria da Mulher, fortalecendo o quadro funcional e a política pública de promoção e defesa dos direitos das mulheres. “A gente chama agora mais oito profissionais para cuidar das mulheres do Recife. Dentre esses oito profissionais, quatro são psicólogos para que a gente possa avançar nesse trabalho de apoiar a mulher para que ela saia desse ciclo de violência”, destacou Glauce Medeiros, secretária da Mulher do Recife.

Com as novas convocações, a Prefeitura do Recife reafirma o compromisso de investir no bem-estar geral da população, com equipes qualificadas para atender às demandas e promover mais qualidade de vida para os recifenses.

Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do Recife

Seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *