Press "Enter" to skip to content

Recife inicia nesta sexta (24) Castramóvel com mais de 500 vagas para cães e gatos

Ação da Prefeitura do Recife, equipamento percorrerá cerca de 50 bairros ao longo do ano, iniciando pelo Alto de Santa Terezinha. Agendamento para o mês de abril deverá ser feito pelo Conecta Recife a partir das 9h desta quinta-feira (23)

A Prefeitura do Recife inicia nesta sexta-feira (24) o serviço itinerante de castração de cães e gatos, o castramóvel, com capacidade para realizar mais de 500 procedimentos gratuitos por mês. A primeira ação, que também incluirá a microchipagem dos pets, será realizada no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto de Santa Terezinha, Zona Norte da cidade, das 7h às 18h. Os agendamentos para o mês de abril serão abertos nesta quinta-feira (23), a partir das 9h. O serviço é vinculado ao Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais e funcionará mediante agendamento prévio pelo site ou aplicativo do Conecta Recife. A marcação é limitada a um animal por CPF.

“A partir de amanhã, no Conecta Recife, está aberto o cadastro e agendamento do novo castramóvel na cidade. A Prefeitura já dispõe de castrações no Hospital Veterinário e, a partir de agora, de forma itinerante, para facilitar a vida de todo mundo, nesse final de semana, no Compaz Eduardo Campos, a gente já vai fazer essas castrações. Assim como vários outros serviços da Prefeitura, é só agendar no Conecta Recife. As inscrições para a marcação começam amanhã, a partir das 9h”, afirmou o prefeito Victor Marques.

“São mais de 500 vagas disponíveis para que a gente possa fazer e a partir dos próximos meses, todo final de semana espalhado na cidade. Quem tem seu cão ou seu gato poderá fazer esse agendamento, beneficiando todo mundo na nossa cidade”, acrescentou o prefeito do Recife.

No Conecta Recife, os tutores poderão agendar o procedimento para uma das datas e locais disponíveis ao longo do mês. No dia 24, o atendimento será no Alto de Santa Terezinha (Compaz Governador Eduardo Campos); no dia 26, em Beberibe (Praça da Convenção); no dia 27, na Bomba do Hemetério (Largo da Bomba do Hemetério); no dia 28, no Hipódromo (Praça do Hipódromo); no dia 29, em Campo Grande (Praça de Campo Grande); e em Dois Unidos, no dia 30 (Academia da Cidade do Alto do Capitão).

O secretário de Proteção e Defesa dos Animais do Recife, Luís dos Anjos, destacou a importância da iniciativa e o fortalecimento das ações voltadas à proteção e ao bem-estar animal. “Com a implantação do Castramóvel, a população recifense passa a contar com mais um equipamento público dedicado à saúde animal. Nós já triplicamos o Hospital Veterinário do Recife, que passou a funcionar 24 horas por dia, e, agora, estamos ampliando o acesso ao serviço de castração, com mais vagas e levando atendimento para diferentes pontos da cidade. Essas iniciativas reforçam o compromisso da gestão com o cuidado e a proteção dos animais, garantindo mais qualidade de vida aos pets de quem mora no Recife”, afirmou.

CONDIÇÕES DE SAÚDE E VACINAÇÃO – Para que a castração seja realizada com segurança, os animais devem estar em boas condições de saúde e em jejum de alimentação e água, além de outros requisitos. Os cães devem pesar até 20 quilos, ter entre 6 meses e 7 anos de idade e, no caso  das fêmeas, não podem estar no cio ou prenhas. Para os felinos, o atendimento contempla animais de 4 meses a 7 anos completos, sem restrição de peso. As felinas também precisam estar fora do cio e não prenhas. Todos os requisitos serão verificados pela equipe de médicos veterinários durante a anamnese.

Além das cirurgias de castração, o castramóvel também oferecerá vacinação antirrábica para pets com mais de 3 meses de vida, além de ações educativas para os tutores, com palestras sobre guarda responsável e prevenção de doenças. Os cães e gatos não poderão ser castrados e vacinados no mesmo dia.

Com o novo serviço, que percorrerá aproximadamente 50 bairros ao longo deste ano, a Prefeitura do Recife fortalece o cuidado com a saúde animal, promovendo o controle e a redução do crescimento desordenado da população de cães e gatos em territórios prioritários, bem como à prevenção de doenças, especialmente as zoonoses. O cronograma de atendimentos para os demais bairros será divulgado gradualmente ao longo dos próximos meses.

Fotos: Vanessa Alcântara, Edson Holanda e Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *