Home » Pernambuco » SES-PE lança Caravana do Zé Gotinha por valorização da vacinação em todo Estado

SES-PE lança Caravana do Zé Gotinha por valorização da vacinação em todo Estado

Símbolo da vacinação nacional, um personagem foi convocado para reforçar a saúde da população pernambucana. Com ações durante este mês de maio, a Caravana do Zé Gotinha, estratégia da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), vai cruzar Pernambuco de ponta a ponta, com o objetivo de reforçar a imunização das pessoas, principalmente das crianças. Trata-se de mais um trabalho da SES-PE no combate às quedas progressivas de cobertura, no qual o Zé Gotinha e uma equipe capacitada de técnicos da SES-PE assumem a missão de sensibilizar a população e recuperar a confiança nas vacinas, mobilizando diferentes públicos em torno da pauta.

“A estratégia do Caravana do Zé Gotinha valoriza a vacinação como uma das ferramentas mais eficazes na prevenção de doenças e na promoção da saúde pública. Estamos acompanhando nos últimos anos, aqui no Brasil, quedas nas coberturas vacinais. Em Pernambuco, os trabalhos estão recuperando essa margem, mas é uma realidade que nos preocupa, especialmente no que diz respeito à imunização de crianças. Nada mais justo do que recorrermos ao Zé Gotinha, esse personagem emblemático da imunização, para nos ajudar”, diz Magda Costa, superintendente de imunizações do Estado.

O Zé Gotinha e a sua caravana caem na estrada nesta segunda (05/05) já com uma missão especial, no Distrito Sanitário Especial indígena (DSEI) de Carnaubeira da Penha, no Sertão do estado. A partir daí, em cada uma das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), será realizado um evento, com foco na vacinação, geralmente em locais de grande circulação – na cidade sede ou em um município estratégico -, com a participação ativa do herói da imunização. Nesses locais, Zé Gotinha, ao lado da equipe de técnicos, vai promover saúde nas escolas, mobilizar a comunidade do território e, principalmente, animar a garotada.

Como no interior, a Caravana do Zé Gotinha vai marcar presença no Recife, em locais que serão definidos com antecipação e divulgados nas mídias digitais da SES-PE. “A ideia é o Zé Gotinha ser o que sempre foi: um personagem descontraído, que gera curiosidade. Além disso, o Zé Gotinha é símbolo da vacinação e do SUS e fortalece a vacinação”, comentou Magda Costa.

ZÉ GOTINHA EM AÇÃO – Em Carnaubeira da Penha, nesta segunda, a Caravana do Zé Gotinha celebra o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) 2025. Neste momento, a ação cobre a Zona do Polo Base Atikum, que atende 38 aldeias e uma população estimada de 4.495 indígenas. Os trabalhos terão a parceria do DSEI e da XI Geres, sediada em Serra Talhada.

Já no dia 10 de maio, o Zé Gotinha vai bater o ponto no “Dia D de Vacinação contra a Gripe”, com a mobilização de todas as Geres na imunização contra a Influenza, um movimento que ocorre em todas as cidades pernambucanas – e do Brasil -, importante para elevar as coberturas vacinais.

“QUEIMOU A LARGADA” – Antes do início oficial,  a Caravana do Zé Gotinha passou, na última terça-feira (29/04), pela Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Frei Romeu Peréa, em Jaboatão dos Guararapes. Por lá, 513 alunos tiveram seus cartões avaliados, o que resultou em 170 doses de vacinas aplicadas, por meio do Programa Vacina nas Escolas, promovido pela SES-PE e pela Secretaria Estadual de Educação (SEE-PE). A iniciativa ocorreu, ao mesmo tempo, em diversas unidades de ensino por todo estado.


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *