Press "Enter" to skip to content

No Dia Nacional da Doação de Leite Materno, Eduardo da Fonte reforça pedido pela interiorização dos bancos de leite em Pernambuco

No Dia Nacional da Doação de Leite Materno, celebrado nesta segunda-feira (19), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) reiterou, por meio de ofício ao Ministério da Saúde, a solicitação pela ampliação da rede de bancos e postos de coleta de leite materno no interior de Pernambuco. A iniciativa visa garantir mais saúde e dignidade para mães e bebês em todo o estado, especialmente fora da Região Metropolitana do Recife.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Pernambuco e da Rede Global de Bancos de Leite Humano da Fiocruz, atualmente existem 18 estabelecimentos credenciados em Pernambuco. No entanto, apenas três estão localizados no interior, nas cidades de Caruaru, Petrolina e Arcoverde. Os demais estão concentrados na capital e na RMR.

“O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. Ampliar o acesso a essa rede é garantir que mães do interior também tenham condições adequadas para doar e receber leite materno, fortalecendo políticas de saúde pública e salvando vidas”, destacou Eduardo da Fonte.

No documento enviado ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o parlamentar solicita a implantação de centros de coleta e bancos de leite humano em unidades hospitalares estratégicas nas regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão. Entre os hospitais citados estão o Hospital João Murilo de Oliveira (Vitória de Santo Antão), Hospital Regional Dom Moura (Garanhuns) e Hospital Regional Inácio de Sá (Salgueiro), entre outros.

A proposta também reflete sugestões de profissionais da área e tem como objetivo promover a equidade no acesso a serviços essenciais, reconhecendo o papel da amamentação como prática de saúde, afeto e cidadania.

Seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *