Home » Pernambuco » Prefeitura do Recife inova com plataforma digital para gestão dos abrigos emergenciais 

Prefeitura do Recife inova com plataforma digital para gestão dos abrigos emergenciais 

Tecnologia permite cadastro e acompanhamento das pessoas acolhidas, além do monitoramento em tempo real da ocupação e da disponibilidade de recursos em cada unidade

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, implementou uma nova ferramenta de gestão digital, que se junta a outras soluções já adotadas: um sistema online de gerenciamento dos abrigos emergenciais da cidade. Desenvolvido em parceria com o Núcleo de Geoprocessamento da Secretaria de Ordem Pública e Segurança, a plataforma é uma inovação que permite o monitoramento em tempo real das pessoas acolhidas, das demandas de cada abrigo e da logística necessária para seu funcionamento.

A ferramenta possibilita, de forma integrada, o cadastro e o acompanhamento das pessoas acolhidas com informações como nome, endereço de origem, composição familiar, demandas específicas de saúde e alimentação, e necessidade de emissão de documentos. Todas as atualizações, como transferências para outros locais ou saídas do abrigo, também serão registradas digitalmente.

Outro diferencial do sistema é o georreferenciamento dos espaços, que permite visualizar a ocupação dos abrigos, facilitando o redirecionamento de pessoas em caso de lotação e a distribuição de recursos como refeições, colchões e kits de higiene. A gestão também poderá acessar, em tempo real, dados estratégicos como o número de abrigos ativos, capacidade de atendimento e localização por Região Político-Administrativa (RPA). A nova ferramenta integra a Ação Inverno 2025 – conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas na cidade, e que contará com investimento total de R$ 322,9 milhões. 

Segundo a secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Pâmela Alves, o sistema está pronto para ser utilizado. “Desenvolvemos a plataforma pensando em garantir uma resposta rápida e eficiente em contextos de emergência, assegurando um acolhimento mais humano, organizado e seguro para a população em situação de vulnerabilidade. Todos os profissionais envolvidos já passaram por formação e treinamento específico”, destaca. Fotos: Douglas Fagner/PCR


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *