
Cada um dos 18 coletivos de jovens selecionados receberá R$ 20 mil para colocar as propostas em prática. Um representante de cada grupo terá ainda a oportunidade de apresentar o trabalho na COP-30 em Belém (PA)
A Comissão de Seleção do Edital Jovens no Clima 2025, composta por representantes da sociedade civil e do poder público, selecionou 18 projetos de um total de 51 inscritos. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, divulgou a lista dos selecionados e também dos 18 projetos suplentes no aplicativo ou no site Conecta Recife, através do botão “Jovens no Clima 2025” nos destaques. As informações sobre o processo seletivo, as notas e o resultado final também estão disponíveis na edição nº 52 do Diário Oficial do Recife publicada no último sábado (26): https://dome.recife.pe.gov.br/.
O objetivo do Edital Jovens no Clima 2025 é apoiar projetos liderados por jovens de 15 a 29 anos do Recife, incentivando soluções criativas para os desafios ambientais e climáticos da cidade. Cada um dos selecionados receberá um valor de R$ 20 mil para a implementação das ideias, além disso, um representante de cada coletivo contemplado apresentará a proposta do grupo na COP-30 em Belém (PA).
“Este edital reforça o papel ativo da juventude na construção da pauta climática do Recife. Nossa meta é transformar projetos inovadores em iniciativas práticas que ajudem a superar os desafios ambientais da cidade. Estamos apostando na construção de uma cidade mais sustentável e na formação de jovens que serão protagonistas desse processo”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.
O edital é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, em parceria com a Rede Conhecimento Social e o Delibera Brasil, com financiamento do Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies, da United Cities and Local Governments e Bloomberg Center for Public Innovation. O primeiro encontro entre os coletivos de jovens contemplados e os realizadores do projeto ocorrerá no dia 17 de maio.
Confira a lista dos 18 projetos selecionados:
Confabulando Ibura: Juventude, território e clima
Chico no Clima
Clima em Cena: Jovens Artistas por um Pina Verde
Alerta Vermelho: Monitoramento Climático e Ações Educativas sobre a Maré Vermelha
RECORTE RECIFE
Conte uma História e Plante uma Muda
Clima em Ação: Várzea Sustentável
Entra Apulso, território de esperança: juventude, arte e clima
Comunicação Ambiental
Refúgio Verde
Jovens defensores do rio Beberibe
Recife Azul: Complexo sustentável e facilitação ecológica na RPA 4
Clima Queer: Corpos que Habitamos, Territórios que Defendemos
AGORA É A NOSSA VEZ
Semeando o Recife
Recicla Afaya a ancestralidade Nagô preservando a Natureza
Pé de Beberybe
Rota – Rede de Orientação Territorial para Ação climática
