Home » Pernambuco » Sileno Guedes é eleito presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Alepe

Sileno Guedes é eleito presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Alepe

Deputado prometeu trabalho coletivo e atuação vigilante para garantir efetividade do SUS e do SUAS em Pernambuco

 O deputado Sileno Guedes (PSB) foi eleito, nesta terça-feira (18), presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A votação unânime ocorreu no processo de instalação dos colegiados da Casa para o biênio 2025-2026. Na ocasião, o parlamentar reforçou seu compromisso com essas bandeiras e prometeu uma atuação vigilante para garantir a efetividade dos sistemas únicos de Saúde (SUS) e de Assistência Social (SUAS) no estado.

“Agradeço a confiança dos colegas parlamentares e reforço que vou me empenhar ao máximo para corresponder às expectativas. Tenho certeza de que vamos fazer um grande trabalho coletivo para cobrar as medidas necessárias para a saúde pública funcionar e para as políticas sociais chegarem à ponta”, declarou o deputado, que, no biênio passado, havia sido vice-presidente da comissão e participado de ações como a Blitz da Saúde, voltada à fiscalização de hospitais públicos.

Sileno destacou que a primeira atividade da comissão será receber a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, na próxima quarta (26), para apresentação do relatório referente às atividades da pasta no quadrimestre passado. “Um primeiro ponto que temos que discutir é a qualidade desse relatório, para que possa retratar a realidade do que está acontecendo na saúde pública de Pernambuco, e não ser apenas um ato para cumprir uma formalidade legal, como, na minha impressão, vem sendo feito nos últimos anos. Nossa primeira tarefa será mudar a forma como esse relatório vem sendo apresentado”, disse.

O deputado também prometeu dar mais protagonismo à assistência social dentro da comissão, defendendo programas sociais como o 13º do Bolsa Família, uma bandeira do seu mandato. “A assistência social, por vezes, fica em segundo lugar no seio desta comissão. Vamos buscar dar mais ênfase às políticas sociais”, afirmou o deputado, que comandará a comissão tendo como vice-presidente o deputado Adalto Santos (PP), parlamentar que esteve à frente do colegiado até 2024.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – Também nesta terça-feira, Sileno foi eleito vice-presidente da nova Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e Atipicidades. A implantação de um colegiado permanente com essa temática na Alepe foi apresentada por entidades da sociedade civil há dois anos e abraçada pelo deputado na forma do Projeto de Resolução 715/2023, proposto em conjunto com outros parlamentares. Em 2024, a Mesa Diretora da Casa acolheu a sugestão e criou o novo espaço. A presidência caberá ao deputado Gilmar Jr. (PV).


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários