Home » Pernambuco » Recife se destaca e recebe selo ouro do Programa Nacional Criança Alfabetizada

Recife se destaca e recebe selo ouro do Programa Nacional Criança Alfabetizada

Promovida pelo Ministério da Educação, cerimônia de certificação aconteceu em Brasília com a presença do presidente Lula; capital pernambucana atingiu a nota máxima de 100 pontos

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, recebeu, na tarde desta segunda-feira (10), o Selo Ouro do Programa Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Com a presença do presidente Lula, a cerimônia de certificação aconteceu em Brasília e reconheceu a capital pernambucana – que atingiu a nota máxima de 100 pontos – como uma das cidades com as melhores práticas de alfabetização do país.

“Receber o selo ouro pelos nossos resultados na alfabetização só aumenta ainda mais a certeza de que estamos no caminho certo e a disposição para ampliar ainda mais o trabalho. E esse resultado veio através de programas de excelência, como o Primeiras Letras, que lançamos em 2021 para alfabetizar os estudantes na idade certa. Este é o maior programa de alfabetização da história da rede municipal de ensino do Recife, beneficiando mais de 35 mil estudantes em 260 unidades de ensino. Em tempo, agradeço por toda a dedicação, amor e compromisso público do nosso secretário e dos servidores da Secretaria de Educação, assim como dos nossos gestores, coordenadores, professores e demais profissionais da área”, destacou o prefeito João Campos.

Instituído pelo decreto presidencial 12.191/2024, o selo foi lançado em setembro do ano passado e busca reconhecer políticas públicas que assegurem o direito à alfabetização das crianças na idade certa, ou seja, até os sete anos de idade. O selo tem como eixo central o incentivo à implementação de programas e estratégias da gestão pública que reafirmam o compromisso com as metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA.

“Com muita alegria, estamos participando da cerimônia da entrega do Selo Nacional do Compromisso Criança Alfabetizada. Recife não apenas se destacou ao ser reconhecido com o selo ouro, mas também por ter sido um dos poucos municípios do país que conseguiu atingir a nota máxima de 100 pontos. É um orgulho imenso para a nossa cidade. É importante ressaltar os avanços conquistados nos últimos anos na área da alfabetização. Fico muito feliz de estar aqui, nesta tarde, na presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente Lula, comemorando mais esta conquista para a Rede Municipal de Ensino do Recife. A Educação é uma das maiores prioridades do prefeito João Campos e, apesar de todos esses avanços, ainda há muito trabalho pela frente”, diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

É importante destacar que, em 2023, a cidade do Recife registrou o percentual de 62,4% de estudantes alfabetizados na idade certa, conforme os parâmetros estabelecidos pelo MEC. Isso significa dizer que mais da metade das crianças que estudam na rede do Recife estão alfabetizadas até os sete anos de idade. Esses dados fizeram a capital pernambucana saltar 15 posições no ranking de alfabetização e alcançar o 6º lugar entre as capitais com maiores taxas de alfabetização, superando, inclusive, a média nacional de 56%. À época, Recife superou também a média geral do Estado de Pernambuco, que foi de 59%.

PROGRAMA PRIMEIRAS LETRAS – Com investimentos na ordem de R$ 20 milhões, o Programa Primeiras Letras, lançado pela Prefeitura do Recife, em 2021, é um projeto multisetorial, com seis eixos diferentes, incluindo formação de professores, de coordenadores e de gestores, material didático, matriz curricular, integração das escolas, incentivos para as escolas, além do trabalho em parceria como nossos professores, gestores e coordenadores pedagógicos a fim de apoiar atividades realizadas dentro do ambiente escolar.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários