Home » Pernambuco » Recife inicia 2025 com saldo positivo na geração de empregos

Recife inicia 2025 com saldo positivo na geração de empregos

Dados do CAGED, divulgados nesta quarta-feira (26), capital pernambucana registrou saldo de 1.173 postos formais de trabalho no mês de janeiro, enquanto Pernambuco fechou mês passado com resultado negativo de 5.230 empregos com carteira assinada

A cidade do Recife fechou o último mês de janeiro com saldo positivo no número de empregos com carteira assinada gerados. A capital pernambucana registrou no primeiro mês do ano 1.173 novos postos de trabalho, frente a um cenário de redução global no estado de Pernambuco, que teve resultado negativo de 5.230 empregos formais para o mesmo período. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados nesta quarta-feira (26).

“Seguimos numa trilha importante para tornar a cidade um ambiente cada vez mais competitivo. O resultado do CAGED com os dados do último mês ratifica a vocação do Recife para a oferta de serviços, setor que impulsionou o maior número de empregos gerados”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Andrade Lima. “Temos promovido uma agenda intensa para atrair novos investimentos para a cidade e, com isso, ampliar ainda mais as ofertas de empregos. Fazemos este trabalho de forma estratégica pensando não só na atração como na permanência desses novos possíveis negócios na nossa cidade”, conclui.

Em janeiro deste ano, o Recife registrou 21.940 contratações com carteira assinada, frente a 20.767 desligamentos. O estoque atual é de 561.595 empregos. No período, a capital pernambucana obteve crescimento de 0,21%, em relação ao mês anterior.

No levantamento do CAGED, o setor de Serviços alavancou as contratações no Recife, posicionando a cidade num cenário favorável na geração de empregos contabilizando 15.172 contratações contra 13.300 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 1.872 postos. O resultado traz na sequência a Construção Civil, com saldo positivo de 518 empregos, e a Indústria, com 97 novas contratações formalizadas.

Na contramão das contratações, o setor de Comércio foi o que mais encerrou vagas, com a demissão de 1.305 trabalhadores, seguindo o movimento já esperado com a demissão dos contratados no final das festas de 2024. O segmento de Agropecuária apresentou uma redução de nove vagas de trabalho.

No Nordeste, o Recife foi a terceira capital que mais gerou empregos formais em janeiro desse ano, ficando atrás apenas de Salvador (BA), com saldo de 4.524 postos de trabalho, e São Luís (MA), com saldo de 1.493 vínculos formais. Já Pernambuco foi o que mais fechou postos de trabalho no período na região, ficando na última colocação entre os nove estados.


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *