O programa está sendo ampliado e agora já sāo 24 municípios atendidos, totalizando uma distribuição de mais de 9 mil litros/dia
O Programa do Leite chegou a Sertânia, no Sertāo do Pajeú, nesta quinta-feira (23). A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA) chegou ao município para acompanhar a implantação no PAA Leite. Cerca de 266 famílias serão beneficiadas com um litro de leite por dia, cada uma.
No total, o Governo de Pernambuco está atendendo a 24 municípios, beneficiando 36 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, que foram cadastradas e que passam a receber o alimento de alto valor nutricional.
A iniciativa atende a duas frentes importantes: ao mesmo tempo que atende às famílias, fortalece a agricultura familiar a partir da compra do leite ao pequeno produtor.
O programa foi ampliado para Sertânia, além de Serra Talhada, Sanharó, Altinho, Agrestina e Venturosa. Nesta sexta-feira (24), também chega à cidade de São José do Belmonte.
A quantidade de leite distribuída passou de 7 mil para 9 mil litros/dia. Desde que o Governo do Estado retomou a distribuição do leite pasteurizado do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite), executado pelas Secretarias de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca e de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas, de julho de 2024 até o presente momento, foram distribuídos mais de 1 milhão de litros de leite.
O investimento é de R$ 12,5 milhões de recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS, com contrapartida do Tesouro Estadual.
A entrega já acontece desde 2024 nas cidades de Flores, Triunfo, Serrita, Parnamirim, Pedra, Itaíba, Tupanatinga, Buíque, Arcoverde, Custódia, Ibimirim, São Caetano, Tacaimbó, Caruaru, Belo Jardim, Manari, Alagoinha, Pesqueira e Tabira.
No momento, as famílias contempladas pelo PAA Leite estão nas regiões onde houve adesão de cooperativas por chamada pública, com a recepção do leite – compra efetuada de mais de 300 produtores familiares das regiões do Agreste Meridional, Central, Sertão do Moxotó e Pajeú.
Toda a entrega é gratuita e o acompanhamento e definição do público-alvo do Programa é coordenado pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas, por meio dos centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que detém o cadastro das famílias em vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.