Emlurb realizou os serviços de pavimentação, drenagem e calçadas na Rua Francisca Benigna Cavalcante
A Prefeitura do Recife entregou, nesta terça-feira (07), mais uma obra de pavimentação e drenagem realizada através do Programa Rua Tinindo. A Rua Francisca Benigna Cavalcante, situada no bairro da Mustardinha, foi a beneficiada da vez, com um investimento da ordem de R$ 1.804.242,01, para garantir melhor fluxo de veículos e pedestres, e garantir o escoamento da água em períodos de chuva. A obra foi executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). O prefeito do Recife, João Campos, e o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, estiveram presentes na inauguração da obra.
“Aqui, fizemos o essencial, que é cuidar de quem mais precisa”, destacou Campos. “Foram quase dois milhões de reais nessa obra. É assim que tem que ser feito. Para enfrentar os problemas e criar equipamentos públicos, é necessário ir às ruas, escutar as pessoas e colocar o trabalho na prática. Vocês me conhecem e vão continuar me vendo assim sempre: trabalhando nas ruas, botando a cara e conversando com as pessoas”, acrescentou.
Os serviços garantiram mais conforto para pedestres e motoristas da região. O trecho em questão abrange uma extensão aproximada de 330 metros em linha reta, contemplando diversas melhorias e intervenções estruturais. Entre as obras realizadas, destaca-se a instalação de 441,60 metros de rede de drenagem, fundamental para o adequado escoamento das águas pluviais. Além disso, foram pavimentados 2.365,04 m² em paralelepípedos, oferecendo maior durabilidade e segurança ao tráfego local.
“São por obras como essa que sabemos que o inverno será diferente para muitos recifenses. Os moradores agora terão a dignidade de entrar e sair de casa sem botar o pé na lama”, comemorou o vice-prefeito e secretário Victor Marques. “São mais de 300 metros de rua pavimentada. Tem calçada, tem saneamento e tem drenagem. Já foram várias ruas como essa entregues no Recife, e tem outras em andamento. É muita obra que ainda vai sair”, afirmou.
A área destinada ao passeio público também recebeu atenção especial, com a execução de 642,34 m² do lado direito e 728,99 m² do lado esquerdo da rua, ambos em piso intertravado, proporcionando conforto e acessibilidade aos pedestres. Complementando as intervenções, foram instaladas 28 caixas com grelha e 14 poços de visita retangulares, assegurando a funcionalidade do sistema de drenagem e saneamento.
Formada em Serviço Social e moradora da rua desde que nasceu, Julia Claudina de Sousa, de 25 anos, celebrou a realização da reforma e o seu impacto para todos que vivem ali. “Era bastante precário. Tivemos sempre uma estrutura muito decadente e que dificultava, porque essa rua é composta de várias famílias que já moram aqui há muitos anos, principalmente idosos. Então, quando chovia era muita dificuldade de locomoção, a água entrava até nas casas”, compartilhou. “E, agora, após a reforma, ficou bem mais acessível. Hoje em dia, as crianças estão brincando, tem um calçamento, uma estrutura boa e que facilita na vida de todos nós, como um todo”, disse.
As obras do Programa Rua Tinindo já foram concluídas em 106 ruas e iniciadas em outras 52 vias distribuídas nas seis RPAs da cidade. A implantação da rede de drenagem pluvial melhora a infraestrutura para garantir o escoamento eficiente das águas das chuvas, prevenir erosão do solo, proteger construções próximas e manter a segurança e funcionalidade da via mesmo em condições climáticas adversas.