O Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, realizou a primeira cirurgia com o novo arco cirúrgico entregue à unidade, por meio da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), visando melhorar o atendimento à população. O procedimento, uma cirurgia de fratura de punho com fixação percutânea.
“Ficamos muito felizes com esse marco para o Hospam, pois este equipamento veio para somar ao nosso parque tecnológico, tornando as cirurgias muito mais seguras e rápidas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, tem investido significativamente na saúde pública, especialmente na saúde dos sertanejos, através da interiorização da saúde. Assim, conseguimos evitar mais transferências e proporcionar maior resolutividade dos casos no interior de Pernambuco”, comentou o diretor da unidade, Leonardo Carvalho.
O arco cirúrgico é um equipamento essencial em diversas intervenções médicas, pois oferece aos profissionais de saúde uma visão dinâmica e em tempo real das estruturas internas do paciente. Essa tecnologia possibilita incisões mais precisas e aumenta a segurança durante os procedimentos, permitindo aos médicos visualizar imagens de alta definição enquanto operam. Isso facilita ajustes rápidos e correções, caso necessário, beneficiando diretamente a segurança e o bem-estar do paciente.
No mês passado, além do arco cirúrgico, a SES-PE entregou outros equipamentos ao Hospam, em solenidade com a presença da secretária de saúde, Zilda Cavalcanti. A unidade recebeu oito monitores multiparâmetros, um aparelho de anestesia com monitor integrado, um ultrassom com todos os transdutores, 15 aparelhos de ar-condicionado, um bisturi elétrico, um motor cirúrgico, uma máquina de lavar industrial, uma secadora industrial, 16 bombas de infusão, um aparelho de raios-X digital, três berços aquecidos, 20 cadeiras de banho, 25 berços de acrílico e um compressor odontológico. O investimento total alcançou R$1,8 milhão.
Outra novidade na unidade foi a implantação do prontuário eletrônico do paciente, que representa um avanço significativo na modernização e na agilidade do atendimento médico, oferecendo maior eficiência no acompanhamento e na gestão da saúde dos pacientes.