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Com recursos assegurados e obras em ritmo acelerado, Governo Raquel Lyra garante melhorias na mobilidade e urbanização na RMR

O Governo de Pernambuco tem avançado em projetos de mobilidade e urbanização em todo o Estado. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), importantes obras foram retomadas com fluxo financeiro assegurado para atender a intervenções prioritárias. Entre os destaques estão as obras de contenção de encostas, como as realizadas em Jardim Monte Verde, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), que recebem um investimento de R$ 51,8 milhões e já alcançaram mais de 30% de execução. Outro exemplo é a ampliação do Terminal Integrado de Igarassu, também na RMR, atualmente em fase final, com recursos de R$ 31,1 milhões.
 
“Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos e fazemos isso quando aplicamos investimentos nos nossos municípios. Nos últimos dois anos, realizamos entregas e tiramos obras do papel na Região Metropolitana do Recife. Desta forma, retomamos o círculo virtuoso de crescimento em Pernambuco. E esse trabalho segue em todas as regiões para levar desenvolvimento e resolver problemas que se arrastavam por anos, como estamos fazendo com a contenção de encostas, melhoria nos terminais integrados e a conclusão do Ramal da Arena”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
“Quem percorre Pernambuco hoje vê obras do Litoral ao Sertão. São obras há muito tempo esperadas pela população e que estão transformando a infraestrutura do nosso Estado, facilitando o deslocamento ou garantindo uma vida mais digna. A obra de Jardim Monte Verde é emblemática e beneficiará diretamente mais de 5 mil pessoas residentes na localidade, além de gerar impacto positivo a mais de 23 mil pessoas nos municípios de Jaboatão dos Guararapes e do Recife”, reforçou a vice-governadora Priscila Krause.
 
Em parceria com o governo federal, o Estado garantiu R$ 267 milhões para a urbanização das comunidades localizadas à margem do Rio Beberibe, em Olinda, através do Novo PAC – Periferia Viva. O Governo de Pernambuco vai investir R$ 130 milhões para o desassoreamento da área, que inclui a dragagem do rio, ampliação, aprofundamento e contenção da calha e regularização das margens do Rio, além da construção de pontes ao longo do Beberibe.
 
Além disso, foram aprovados projetos de contenção de encostas pelo Novo PAC, abrangendo municípios como Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cortês e Camaragibe. Essas obras somam R$ 155 milhões, sendo R$ 97 milhões do governo federal e R$ 58 milhões do governo estadual em investimentos no programa de contenção de encostas.
 
“As obras de contenção de encostas realizadas pela Seduh abrangem a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata Sul, áreas com alta densidade populacional e histórico de ocupação em regiões de risco. As intervenções são financiadas com recursos próprios do Estado e transferências do governo federal, beneficiando cerca de 31 mil famílias. Este investimento é quatro vezes maior do que o realizado nos anos anteriores, demonstrando um compromisso com a segurança e o bem-estar das comunidades”, detalhou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.
 
MOBILIDADE – Aguardada por muitos anos, a obra da Via Metropolitana Norte, no município de Olinda, contempla o alargamento e revestimento do Canal do Fragoso. Executada pela Companhia de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab), tem valor total de R$ 472 milhões, sendo R$ 123 milhões de recursos do PAC, R$ 11 milhões do FGTS e R$ 336 milhões do Governo do Estado. Quando for concluída, a via atenderá a um público de aproximadamente 200 mil habitantes, sendo mais uma via de ligação entre os municípios de Paulista, Olinda e Recife, cujo traçado interliga o acesso da PE-15 à ponte do Janga (PE-001).
 
A primeira etapa do complexo de obras foi concluída em fevereiro de 2020 e executou 2,3 km de canal e oito pontes. A segunda etapa, que envolve a execução da Via Metropolitana Norte II, foi iniciada em 2019 e prevê o alargamento e o revestimento dos 2,2 km finais do canal, alças de acesso a PE-15, quatro pontes e 6,1 km de vias marginais que ligam a rodovia à ponte do Janga. A obra completa tem previsão de ser finalizada em dezembro de 2025.
 
Importante intervenção para melhorar a mobilidade e a infraestrutura na Região Metropolitana do Recife, o Corredor Norte-Sul foi contemplado com o alargamento de 2,5 quilômetros da Pan Nordestina, entregue em julho do ano passado, com o aporte de R$ 27,8 milhões. Também foi entregue o alargamento da Ponte do Canal da Malária, resultado do investimento de R$ 1,14 milhão e finalizadas os serviços de instalação de pavimento, passeio e sinalização das estações Paulista e Centro de Convenções, com investimento de R$ 3,72 milhões.
 
Diferentes ações beneficiam mais de 570 mil passageiros que utilizam diariamente o Sistema Estrutural Integrado (SEI) de transportes com o investimento total de R$ 112,8 milhões. Em fase final, a reforma e ampliação do Terminal Integrado de Igarassu, conta com o investimento de R$ 31,1 milhões. Também está em estágio avançado o Túnel da Abolição (R$ 2,8 milhões), que deve ser concluído até o início de fevereiro e o Giro de Quadra da UPA já foi finalizado com o aporte de R$ 5,2 milhões. Somente o Ramal da Arena, recebeu R$ 38,4 milhões e algumas obras já foram concluídas, a exemplo do Eixo 10.000 (R$ 7,01 milhões) e a terra armada do viaduto V2 (R$ 5,88 milhões).
 
ILUMINA PE – Ainda para garantir a melhoria na urbanização dos municípios pernambucanos, uma parceria entre o Estado e a Neoenergia promove o Ilumina PE. O programa busca substituir lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio por tecnologia LED, priorizando áreas que tinham maiores registros de criminalidade. Somente em 2024, já foram substituídos 12,6 mil pontos de iluminação em 25 municípios. A previsão é alcançar 35 mil pontos até o final de 2026.  Já foram formalizadas as quatro primeiras etapas do programa. Até 2026 está prevista a troca de 25 mil lâmpadas, com investimento total de R$ 25 milhões.

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