Home » Pernambuco » Prefeitura do Recife entrega requalificação da Escola Profissionalizante Moacir de Melo Rego

Prefeitura do Recife entrega requalificação da Escola Profissionalizante Moacir de Melo Rego

Unidade, localizada no Vasco da Gama, também passou por expansão e ganhou um Centro Produtivo

Com o compromisso de promover mais empregabilidade e inserção de seus cidadãos no mercado de trabalho, a Prefeitura do Recife entregou, nesta sexta-feira (13), a Escola Profissionalizante Moacir de Melo Rego, no Vasco da Gama, totalmente requalificada. O investimento foi de R$ 601 mil, somando com a obra de construção do Centro Produtivo, no mesmo local. O prefeito João Campos participou da inauguração.

“Além da requalificação, também fizemos a expansão da Escola Profissionalizante Moacir de Melo Rego. Além de requalificar o que funciona há muitos anos, construímos o Centro Produtivo, com novos equipamentos. Agora, a escola tem uma estrutura ‘de primeira’ para atender a população do Recife, gerar emprego, gerar renda e formar as pessoas para o mercado de trabalho”, garantiu João Campos.

Com foco nos cursos de qualificação voltados para atender à indústria, a Escola Profissionalizante Moacir de Melo Rego, no Vasco da Gama, passou por ampla reforma. A unidade é uma das oito Escolas Profissionalizantes do Recife totalmente reformadas nos últimos três anos. A Moacir, com turmas nos turnos da manhã e noite, oferece cursos de auxiliar administrativo, solda elétrica, eletricistas predial e serralharia. Ao todo, a capital possui 17 escolas profissionalizantes, localizadas em todas as RPAs da cidade.

A reforma na unidade do Vasco da Gama inclui desde novas instalações elétricas e hidráulicas, até revestimento cerâmico, instalação de condicionadores de ar, piso, luminárias, pintura e outras obras. As Salas de Multiuso, além da reforma, foram ampliadas de quatro para cinco unidades. A quantidade de banheiros femininos aumentou de uma unidade para quatro. Além disso, houve a ampliação do espaço destinado às aulas de serralheria e solda, com a instalação do quadro de comando para cada tipo de maquinário. O refeitório, a copa e os corredores também passaram por reforma.

Cássia Silva de Paula, 32, é aluna do curso de serralharia há quase três meses e disse estar muito satisfeita com a nova infraestrutura do local. “Cheguei a pesquisar o curso particular, mas o valor não cabia no meu bolso. Então, todos nós, alunos, estamos muito felizes com a oportunidade que estamos tendo. Aqui, estamos em uma semi-indústria, totalmente equipada com as máquinas que são usadas realmente nas indústrias. E tenho a certeza que a maioria daqui está 100% preparada para ingressar no mercado de trabalho. Estou muito feliz”, comemorou ela.

Para a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Adynara Gonçalves, a reforma da escola e a construção do Centro Produtivo do Vasco da Gama vão impulsionar não somente a formação das pessoas daquela RPA, como também proporcionar mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho e possibilidades de novos empreendimentos, movimentando a economia local.

“Esta obra é de fundamental importância para a comunidade, até porque era uma escola que estava bastante deteriorada, apesar de já ter um histórico muito grande de cursos profissionalizantes industriais. A unidade estava oferecendo apenas um curso, então nós implementamos outros, organizamos a infraestrutura e conseguimos notar a reaproximação da comunidade, com interesse nas formações e na possibilidade de gerar sua própria renda”, explicou a secretária.

Além da reforma da Escola Profissionalizante, os moradores do Vasco da Gama e região ganharam dois Centros Produtivos, que funcionam ao lado da Escola nas áreas de moda e serralharia. Os Centros vão atender pessoas de todas as idades de forma gratuita, preparando os interessados para a empregabilidade e autonomia econômica e financeira, valorizando o protagonismo social e a formação cidadã. Nos períodos da manhã e noite, o espaço está disponível para quem deseja aprender uma nova profissão e, posteriormente, empreender e gerar sua própria renda.

O Centro Produtivo de Moda oferece sala de costume, com diversos tipos de máquina, sala de corte e modelagem e sala de serigrafia. O espaço atende desde pequenos serviços de conserto de roupas e customização até peças em grande escala para hotéis, hospitais e comércio em geral.

Já o Centro Produtivo de Serralharia trabalha na confecção de peças de grande e pequeno porte, como objetos de decoração, utilitários, até estruturas como portões, cenários para teatro, desfiles de Carnaval, bancos de praças, entre outros.

Fotos: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários