A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) apresentou nesta terça-feira (12/11) os principais avanços do Governo de Pernambuco na área da saúde para prefeitos eleitos e reeleitos, durante o Seminário Novos Gestores, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). Com o tema “Gestão Que Transforma”, o evento ocorreu em Gravatá, no Agreste pernambucano, e reuniu representantes de cerca de 175 dos 184 municípios do estado.
Na ocasião, o secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral, Anderson Oliveira, destacou as evoluções na saúde alcançadas pelo Programa Cuida PE, incluindo a realização de 134 mil cirurgias eletivas, 143 mil ressonâncias magnéticas, 773 mil consultas especializadas nas UPAEs, 429 mil tomografias computadorizadas, além do transporte de 11 mil pacientes.
“Existe uma preocupação da nossa governadora Raquel Lyra de que a saúde seja abrangente para todo pernambucano e pernambucana. E o Cuida PE veio para diminuir as filas e agilizar esse atendimento à nossa população”, comentou.
Durante a apresentação, também foram ressaltadas as mais de três milhões de vacinas aplicadas nas Campanhas de Vacinação, além da descentralização dos atendimentos em saúde, com investimentos do Governo do Estado no Recife, nas cidades próximas à capital e no interior, do Agreste ao Sertão.
Exemplo disso, as cinco maternidades em Ouricuri, Igarassu, Garanhuns, Serra Talhada e Caruaru que já estão em fase final. Foram abertos também 532 novos leitos e realizada a construção de importantes equipamentos, como o Hospital da Mulher do Agreste e o Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns.
“Além disso tudo, nós já abrimos mais de 500 leitos hospitalares em unidades conveniadas e próprias. É necessário construir novas unidades, mas também fortalecer o que já temos e temos feito isso_”, explicou o secretário executivo Anderson Oliveira.
Por fim, a tecnologia foi apresentada como uma iniciativa para melhorar a qualidade do serviço de saúde prestado à população. Anderson Oliveira ressaltou a expansão da telemedicina, que agora conta com 271 pontos de atendimento em 154 municípios. Por fim, detalhou metas importantes para a saúde do estado.
“Nosso comprometimento é para que as filas das principais cirurgias sejam zeradas até o ano que vem. Esse é o nosso intuito, porque ousadia também é uma marca do Governo de Pernambuco”, finalizou.