O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) contra a cassação do registro de candidatura da prefeita eleita de Sertânia, Pollyana Abreu (PSDB).
Em nota divulgada nesta quinta-feira (21), a legenda reiterou seu “respeito incondicional às instituições”, mas expressou discordância da decisão do juíz eleitoral Gustavo Silva Hora, da 62ª Zona Eleitoral do município.
Com o recurso, Abreu ainda pode ser diplomada e exercer o mandato.
Leia a nota na íntegra
“O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) vem a público reiterar o respeito incondicional às instituições, à justiça e ao processo eleitoral democrático.
Entendemos, no entanto, que a decisão proferida pela 62ª Zona Eleitoral de Sertânia, na pessoa do excelentíssimo juiz eleitoral Gustavo Silva Hora é equivocada, e que a prefeita eleita do município, Pollyanna Abreu, fez uma campanha seguindo o que rege a legislação eleitoral, sem qualquer ilegalidade ou excesso sob qualquer aspecto.
Por fim, reforçamos que o PSDB e os integrantes da chapa encabeçada pelo partido em Sertânia estão trabalhando de forma conjunta e reunindo todas as provas necessárias para elucidar o ocorrido, em recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).”
Entenda o caso
A prefeita eleita Pollyana Abreu, a vice-prefeita eleita Teresa de Sinval (PSDB) e o vereador reeleito Dóia (PSDB) tiveram seus registros de candidatura cassados na última quarta-feira (20) por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2024.
Abreu teria usado sua empresa para distribuir brindes, realizar carreatas e veicular propagandas publicitárias de forma ostensiva na Rádio Cidade de Sertânia.
A ação foi movida pela Frente Popular. A chapa ficou inelegível por oito anos.