Em Londres, o prefeito eleito de Petrolina, Simão Durando, iniciou, nesta segunda-feira (18), um programa promovido pela Fundação Índigo, do partido União Brasil, para troca de experiências em gestão pública. A missão internacional (sem custos para a prefeitura) levou prefeitos e vice-prefeitos de vários estados para apresentar projetos, modelos de administração e iniciativas inovadoras praticadas na capital inglesa, com foco em capacitar os gestores para aplicar as experiências nas cidades brasileiras.
A dinâmica do primeiro dia ocorreu em um local emblemático de Londres: a famosa roda-gigante London Eye, símbolo de visão ampla e inovação. Durante a atividade, prefeitos e gestores debateram com o especialista André Coutinho sobre estratégias para envolver os cidadãos nos processos de desenvolvimento das cidades. No encontro também foram apresentados modelos de mobilidade inovadores e a importância de integrar o setor público com o privado para promover um desenvolvimento sustentável e participativo. No segundo momento, o grupo de lideranças visitou a região de King’s Cross, área histórica que já foi uma área industrial degradada e com índices elevados de criminalidade e passou por uma profunda transformação até, atualmente, abrigar diversos espaços de convivência social e escritórios de empresas gigantes de tecnologia.
Após o roteiro intenso, o prefeito Simão destacou a troca de conhecimento e como experiências transformadoras aplicadas em Londres podem ser adaptadas a cidades brasileiras. “Hoje, conversamos sobre gestão pública e a importância de todos terem um sentimento de pertencimento. Aqui na Inglaterra quem atua no serviço público trabalha justamente com esse sentimento de fazer parte e cuidar da cidade como nossa casa, de preservar nossas riquezas naturais e históricas. Esse pertencimento é algo que a gente já pratica em Petrolina, mas que é importante ver sobre um outro ponto de vista. Também foi muito importante ver projetos que transformaram a mobilidade, o transporte público e o ambiente urbano. Com soluções inovadoras e corajosas foi possível mudar uma região que tinha tráfico de drogas em um centro de empresas de tecnologia, gerando emprego, renda e segurança social. Muito do que aqui foi tratado a gente sabe que é possível fazer também em nossa realidade, por isso, mais que conhecimento, essa missão é um passo para aplicar novos projetos que vão mudar o futuro de muita gente”, ressaltou Simão.
A programação do evento, que se estenderá pelos próximos dias, terá ainda como foco a inovação na gestão pública. Serão abordados temas como tecnologia aplicada à administração, práticas sustentáveis e novos modelos de governança participativa. Ao todo, participam da missão 14 prefeitos, além do presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e o vice ACM Neto.