O presidente da Comissão Eleitoral Nacional da OAB, Marco Aurélio de Lima Choy, determinou, o envio de um observador externo para acompanhar a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), que será realizada na próxima segunda-feira (18). Cerca de 29 mil advogados e advogadas estão aptos a votar presencialmente ou online.
O pedido foi feito por Almir Reis, candidato à presidência pela chapa “Renova OAB”. Na ocasião do registro de sua candidatura, em 17 de outubro, Almir Reis antecipou que solicitaria a presença de um observador externo para garantir a lisura do pleito e evitar problemas observados na última eleição, como a disseminação de fake news e irregularidades atribuídas à chapa da situação.
No requerimento enviado à Comissão Eleitoral Nacional, a equipe jurídica de Almir Reis, destacou a gravidade do contexto atual, que inclui condenações de membros da chapa de Ingrid Zanella e a propagação de informações falsas. “Os ataques rasos, a violência política, estão cada vez mais frequentes e tomando uma proporção fora do normal, o que prejudica toda classe pernambucana”, diz o trecho do requerimento assinado por Thiago Gondim, Raphael Souto e Renato Bevilaqua.
A eleição vai definir o próximo presidente da OAB-PE para o triênio 2025-2027. Os advogados e advogadas poderã