Após 3 meses de acompanhamento, as equipes do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e CAPS – Centro de Atenção Psicossocial se deslocaram no dia 31 de outubro (quinta) até a cidade de Fortaleza para proporcionar o reencontro entre a senhora Silvia e seus familiares, após 17 anos desaparecida e longe da família.
No mês de agosto de 2024 as referidas equipes foram informadas da existência de uma senhora em situação de rua. A partir daí, iniciou-se toda a mobilização que o caso requeria, acionando todos os órgãos do sistema de garantia de direitos.
A equipe de saúde solicitou internação para tratar o adoecimento mental, a mesma passou pelo hospital psiquiátrico de Recife e no CAPS 3 de Afogados, retornando para Itapetim após melhora no quadro. Com isso ficou definido em reunião intersetorial os cuidados de cada equipe visando sanar a situação de vulnerabilidade vivenciada.
Durante o período que esteve no município, a gestão arcou com todas as despesas, incluindo estadia, alimentação, produtos de higiene e medicamentos. Após grande mobilização por parte da equipe de referência do CREAS, foi encontrado o contato de um pastor da IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, onde Silvia frequentava. No último domingo, dia 27 de outubro, o pastor localizou a família de Silvia.
Desse modo, se iniciava uma nova etapa na vida dessa família. Ressignificar vidas e devolver a dignidade são conceitos essenciais na política de Assistência Social.