Home » Pernambuco » Para Diogo Moraes, resultado das urnas em 2024 mostra fragilidade de Raquel Lyra

Para Diogo Moraes, resultado das urnas em 2024 mostra fragilidade de Raquel Lyra

Na avaliação do socialista, o PSB, além de ter o maior número de prefeito, também se consagrou com a maior liderança do partido, o prefeito João Campos

Líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) avaliou o resultado das eleições 2024 no cenário político estadual. Para o parlamentar, o pleito mostra a força que o PSB representa em Pernambuco. O partido conquistou o maior número de prefeituras do Estado, à frente inclusive do PSDB da governadora Raquel Lyra. A legenda tem 31 prefeitos eleitos, enquanto a sigla tucana, que detém o comando estadual, tem 30.

“Na história recente de Pernambuco, esse é o pior resultado para uma governadora, que fez apenas  87 prefeitos, seguido de 81 da oposição. Vale destacar que 11 são independentes, 3 estão sub judice e 2 disputam o segundo turno. O mínimo de um Governo, desde o início deste século, era de ao menos 120 prefeitos ligados ao Governo do Estado”, afirmou Diogo Moraes.

Diogo Moraes avalia que o resultado da eleição na capital pernambucana foi ainda mais pífio, onde o candidato da governadora perdeu até para os nulos, obtendo amargos 29 mil votos. “A verdade é que até seus aliados têm medo de mostrar que estão ao lado da governadora. Prova disso é que na campanha do Recife, ela não deu as caras”, destacou o deputado.

Na avaliação do socialista, o PSB, além de ter o maior número de prefeito, também se consagrou com a maior liderança do partido, o prefeito João Campos, obtendo uma votação história no Recife, com 78,1% dos votos válidos, uma bancada de 15 vereadores, além de vitória em 100% das zonas eleitorais. “A verdade é que o PSB de Pernambuco e o prefeito João Campos mostraram a grande liderança nas eleições 2024”.

O PSB vai governar cidades que somam 26% da população do Estado, enquanto o partido da governadora representa apenas 10,8% do povo pernambucano. Mesmo sem o Recife, a soma de votos na legenda socialista foi de 700 mil votos, contra os 600 mil dados ao PSDB.

No balanço geral, ainda é possível verificar que, dos 10 maiores colégios eleitorais do Estado, a Frente Popular obteve resultado positivo em 06 cidades. Um município é independente (Jaboatão), um é do partido da governadora (Caruaru) e outros dois disputam o segundo turno (Olinda e Paulista).

Fotos: Divulgação 


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários