O parlamentar que atua em várias frentes para apoiar os reassentados foi incisivo em cobrar a responsabilidade da Chesf na construção de uma solução definitiva para os perímetros
Nesta terça-feira (27), foi instalada a Mesa de Diálogo, no âmbito da Secretaria Geral da Presidência da República, para construir soluções efetivas para os perímetros irrigados do Sistema Itaparica.
Carlos Veras tem sido uma voz ativa na defesa dos direitos dos reassentados, e apresentou emenda para remanejar mais R$ 15 milhões em recursos para o Sistema, no Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN), de autoria do Poder Executivo, que acrescenta R$ 20 milhões ao orçamento para a Operação e Manutenção do Sistema Itaparica em 2024.
O deputado alertou que a Chesf precisa assumir as suas responsabilidades junto aos reassentados do Sistema Itaparica. “Estão sendo investidos recursos públicos para cumprir uma obrigação que também é da Chesf”, disse.
Veras também reforçou que segue atuando junto aos líderes, ao presidente Arthur Lira e ao presidente Pacheco, visando garantir a aprovação do PLN na Comissão Mista do Orçamento (CMO) e no plenário do Congresso Nacional com celeridade.
O encontro contou também com a presença do deputado Mário Negromonte Filho, do ministro Paulo Teixeira, da Secretária-Executiva da Secretaria Geral da Presidência, Kelli Mafort, do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, de representante da Advocacia Geral da União, do secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, José Almir Cirilo e de representantes dos perímetros irrigados.
Após a instalação da Mesa de Diálogo foram apontados os seguintes encaminhamentos: reunião com os movimentos na próxima sexta-feira (30), diálogo com os ministérios competentes e visita técnica aos perímetros irrigados.