Evento oferece atendimento e atividades voltadas para a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência
Nesta segunda (26), Serra Talhada vai receber a Caravana da Inclusão, uma iniciativa da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. O evento, que faz parte da campanha “Pernambuco: fortalecendo a participação social através da inclusão e acessibilidade”, será realizado no Erem Professor Adalto de Carvalho – Serra Talhada, das 9h às 15h.
O objetivo é proporcionar serviços e atrações voltadas para a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência. Entre os serviços oferecidos, destacam-se a emissão de Carteiras de Identidade (RG), certidão de casamento e de nascimento, em parceria com a Secretaria de Defesa Social, e o Balcão SEAD, que fornecerá informações sobre a Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo (Ciptea), um documento de identificação e prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, além do cartão PE Livre Acesso, que dá gratuidade no transporte coletivo intermunicipal.
Outro serviço da caravana será o Balcão Casa do Trabalhador, com orientação e serviços para a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e o balcão BPC (Benefício de Prestação Continuada), que será um ponto de informação sobre direitos sociais. “Esta iniciativa é crucial para promover a conscientização e a inclusão social, assegurando que todos tenham acesso a serviços e informações essenciais para a melhoria da qualidade de vida”, destaca Marcos Gervásio, Superintendente Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência.
O evento contará também com atrações artísticas promovidas pela Secretaria de Turismo e Lazer, uma sala de apoio para acomodar crianças e uma exposição de materiais pedagógicos para Atendimento Educacional Especializado (AEE). Essas atividades visam não apenas fornecer serviços, mas também conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e acessibilidade. “A Caravana da Inclusão é um esforço significativo que visa democratizar o acesso a direitos e oportunidades, combatendo a segregação social e promovendo um ambiente mais harmonioso e inclusivo para todos. Através desta ação, reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde cada cidadão tem a oportunidade de participar plenamente e contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”, finaliza Marcos.
Programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência
A programação da semana inclui diversos eventos voltados para a inclusão social e a acessibilidade:
- Caravana da Inclusão (21 e 26/08): Serviços especializados em Gravatá, e Serra Talhada, como orientações sobre o PE Livre Acesso e Ciptea, emissão de RG, balcão BPC, orientação profissional e exposições pedagógicas.
- Lançamento do livro “O Mistério de Duas Cabeças” (22/08): Obra acessível por audiodescrição para pessoas com deficiencia visual, na Associação Pernambucana de Cegos (APEC) R. Conselheiro Silveira de Souza, 85 – Cordeiro, Recife, às 15h.
- Dia D de Empregabilidade (23/08): Orientações e serviços para inserção no mercado de trabalho, com atividades na Casa do Trabalhador em Recife, das 8h às 17h.
- Visita guiada ao Palácio do Campo das Princesas (24/08): Visita acessível para deficientes visuais, incluindo maquete tátil e visita ao Museu do Estado de Pernambuco.
- Praia Sem Barreiras (25/08): Experiência inclusiva em Boa Viagem para pessoas com deficiência usuárias de cadeiras de rodas.
- Lançamento Pernambuco Acessível (27/08): Anúncio do Programa Pernambuco Acessível no Palácio do Campo das Princesas, incluindo apoio a organizações da sociedade civil.