Serviço pode ser acessado pela plataforma Conecta Recife ou diretamente no site cadunico.recife.pe.gov.br
Com o objetivo de agilizar e aprimorar o atendimento do Cadastro Único, a Prefeitura do Recife implantou um novo formato de agendamento. O cidadão pode marcar seu atendimento para uma das 16 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), por meio da plataforma de serviços Conecta Recife ou diretamente no site cadunico.recife.pe.gov.br, que foi totalmente reformulado. O Cadastro Único é um serviço essencial para que as famílias de baixa renda possam acessar diversos programas sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Minha Casa Minha Vida.
Consciente da importância deste cadastro, a gestão municipal implementou mudanças significativas para garantir uma experiência mais eficiente e satisfatória para os usuários. Com um design mais moderno e intuitivo, o novo Portal possui fácil navegação e visualização das informações. Entre as novidades, destaca-se um botão adicional para consulta e cancelamento de agendamentos realizados. Outra novidade é a comunicação via WhatsApp. Agora, além da confirmação por e-mail, os usuários receberão notificações pela plataforma de mensagens com a confirmação do agendamento, um lembrete 48 horas antes e uma pesquisa de avaliação após o atendimento. Esta medida visa facilitar a comunicação e garantir que o usuário não perca seu agendamento.
“Outra melhoria implementada é que as vagas serão disponibilizadas semanalmente, com novas oportunidades de agendamento abertas todas as segundas-feiras, às 08h. Isso permitirá aos usuários maior flexibilidade e acesso contínuo às vagas disponíveis”, explica o secretário executivo de Transformação Digital do Recife, Felipe Cadena. É essencial apresentar os documentos originais de cada membro da família durante a entrevista para um cadastro eficiente e o mais completo possível.
Com estas melhorias, a Prefeitura do Recife reforça seu compromisso com a qualidade do atendimento prestado à população e a eficiência na gestão dos serviços públicos. “Acreditamos que essas mudanças facilitarão o processo de agendamento e, consequentemente, o acesso aos benefícios do Cadastro Único”, destaca Cadena.
Ser inscrito no Cadastro Único é a porta de entrada para ter acesso a qualquer programa social do Governo Federal, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC). No entanto, a atualização no CadÚnico só precisa ser feita a cada dois anos, sendo a data definida de acordo com a inscrição de cada usuário. De acordo com o Governo Federal, apenas têm o perfil para se inscreverem no CadÚnico as famílias cuja renda mensal por pessoa seja igual ou menor que meio salário mínimo.
Caso haja alguma mudança no grupo familiar, na renda ou no endereço, a atualização precisa ser feita antes dos dois anos. Se o cidadão não sabe qual última vez que atualizou o Cadastro Único, ele pode obter essa informação por meio do site ou app meucadunico.cidadania.gov.br.
Apesar do acesso digital facilitado, é importante ressaltar que o cidadão pode procurar a Central do Cadastro Único sem a necessidade de agendamento prévio. A central fica localizada na Rua Doutor João Vieira de Menezes, 401 – Santo Amaro, Recife/PE, de segunda a sexta-feira, das 07h às 15h30.