Home » Pernambuco » Oficinas de formação do FIG possibilitam troca de saberes durante 32ª edição do evento

Oficinas de formação do FIG possibilitam troca de saberes durante 32ª edição do evento

Oficinas são gratuitas e com vagas limitadas; as inscrições vão até 11 de julho

O Festival de Inverno de Garanhuns já é tradição na agenda de quem curte música, artes e cultura. E para quem quer aprofundar conhecimentos e aprender novas habilidades, as Oficinas de Formação são uma excelente oportunidade de aproveitar o clima especial da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até quinta-feira (11). As oficinas serão realizadas entre os dias 15 a 19 de julho, na Casa dos Saberes, espaço localizado na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga).

Oficinas para crianças
Três oficinas são direcionadas ao público infantojuvenil: ‘Com cambalhotas e piruetas nasce um acrobata’, oferecida pelo instrutor circense Sérgio Muniz, foca no ensino de acrobacias e elementos da cultura circense. ‘Cine Brincadeira: Workshop de vídeo-carta para as Infâncias’, da educadora audiovisual Juliana Gleymir, propõe uma atividade de criação de cinema para crianças. Já ‘Máscaras divertidas para imaginações criativas’, do artista e criador Geibson Nanes, foca no exercício da criatividade através das máscaras de papelão.

Artes visuais
As artes plásticas são tema de diversas oficinas direcionadas para o público geral. A artista plástica Dalciane Gomes ministra a oficina ‘Eco-expressão: Conscientização Sustentável com Arte’, focando na criação a partir de materiais recicláveis. Em ‘Recria Garanhuns – Identidade Artística’, a artesã Yoleide Maranhão ensina a transformar materiais como latas de leite em novos objetos. A arquiteta e designer Anna Paulla Mota oferece a oficina ‘Cultura Quilombola em Alta – Artesanato em Palha de Bananeira’, direcionada para o aprendizado com fibras naturais. E no ‘Workshop de customização com Lara Kadichari’, a designer garanhuense foca na criação de estampas e customização de roupas.

Fotografia e audiovisual
Em ‘Cinema Acessível – Oficina de Produção de Audiovisual para Mídias Sociais’, a criadora audiovisual Ewa Amor ensina as principais técnicas para a produção focada na internet. Já a ‘Oficina de Cianotipia — introdução à revelação fotográfica alternativa’, oferecida pelo Tipia Coletivo de Fotografia, tem como objetivo ensinar a revelar imagens em tons de azul de maneira artesanal. Na oficina “Fotografia com Celular”, a fotógrafa Jade Ketlen compartilha os princípios básicos para fazer bons registros com o smartphone.

Música
Nas oficinas de formação do 32º FIG, a música não poderia ficar de fora. Thiago Lasserre oferece ‘Vivência Percussiva: Explorando os sons do Brasil’, focando nos ritmos pernambucanos. A programação conta ainda com o ‘Workshop sobre Cordel, Embolada, Repente e Rap’, ofertado pelo poeta Clécio Rimas; ‘A Cultura Pernambucana e seus Gêneros Musicais: um estudo sobre o forró e o frevo’, com César Rodrigo Produções e ‘A Música e Seus Sotaques: os caminhos do saxofone na música brasileira’, com o maestro Ivanar Nunes.

Teatro e expressão corporal
Na ‘Oficina de Palhaçaria: Jogo, Proeza e Bobagem’, Luís Eduardo, o palhaço Bambam, oferece uma inserção na técnica e prática acerca do tema. Em ‘O Teatro e a Construção da Eu-Personagem’, o ator e diretor Papa Macedo convida os participantes a explorar o processo de construção do personagem a partir de experiências e memórias pessoais. Por fim, a oficina ‘Som e Movimento: A voz e o Corpo no Teatro’, de Isabel Bortnik, foca em práticas dinâmicas unindo dança e teatro.

Produção cultural
Para quem se interessa em aprender mais sobre a produção e os bastidores da cultura, vale a pena conferir as oficinas ‘Meu primeiro edital’, da Flor de Figo Produções, o ‘Curso de Produção Técnica para Eventos’, com Marcílio Moura, ‘Ei mulher, cultura também é profissão’, com Taciana Enes e ‘Destravar ideias — Elaborar Projetos’, com Alexandre Melo.

Como se inscrever?
As inscrições podem ser realizadas através do link https://www.even3.com.br/oficinas-de-formacao-32-festival-de-inverno-de-garanhuns-472112/. É necessário preencher os dados pessoais na aba ‘Inscrições’ e, em seguida, escolher as atividades desejadas no botão ‘Quero participar das atividades’.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments