O programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao blog do Alberes Xavier, entrevistou a atual presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Ellen Viegas. A frente do cargo desde o último mês de fevereiro, ela é ex-secretária de Desenvolvimento Agrário, formada em Agronomia e possui mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP).
Segundo ela, o IPA, que em setembro completará 89 anos de existência, é um órgão executor fantástico, que consegue atingir as mais variadas esferas da agricultora, do pequeno, passando pelo médio, chegando ao grande agricultor pernambucano.
Ellen revelou que o segundo semestre do ano terá como uma das principais ações a execução do programa ‘Sertão Vivo’, que terá como principal objetivo, enfrentar a pobreza e a mudança climática no interior de Pernambuco, em especial no Sertão, Agreste e Zona da Mata.
A presidente do IPA revelou que a meta do ‘Sertão Vivo’ é destinar quase 300 milhões de reais, que beneficiarão diretamente 75 mil famílias, que vivem em 55 municípios do semiárido. “Seguiremos aquilo que tanto prega a governadora Raquel Lyra, que é priorizar os invisíveis, pessoas que na maioria das vezes precisam apenas de uma oportunidade, do apoio dos governantes”, disse ela.