Home » Pernambuco » Garanhuns passa a contar com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comseas)

Garanhuns passa a contar com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comseas)

Com a instituição do Comseas, o município promove o fortalecimento de políticas públicas para melhorias na qualidade alimentar


Na manhã desta quarta-feira (03), a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), promoveu o Fórum Municipal para instituição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comseas). O evento foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns (CDL).  O tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (Sesau/Recife), Luiz Miguel, iniciou o evento apresentando detalhes sobre a importância da instalação do conselho no município.

Nas vagas destinadas aos órgãos governamentais para composição do conselho, O Comseas passa a ser constituído pelas secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos; Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente; Educação e Saúde. Os representantes da sociedade civil passam a ser integrantes das seguintes entidades Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (Advampe); Associação Quilombo do Castainho; Cáritas; Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Garanhuns (Coopaga); Loja Maçônica; Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garanhuns (STR).

A coordenadora da Casa dos Conselhos, Rita de Cássia, detalhou a importância da instituição do Comseas para Garanhuns. “O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável é de extrema valia para o nosso município, pois traz uma pauta de debate muito importante, principalmente por ser composto por integrantes da sociedade civil e representantes governamentais. Agora, de forma ampla, poderemos discutir todo o processo de segurança alimentar das pessoas do nosso município”, enfatizou.

Neilton Falcão, secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, explicou como o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comseas), aplicará as ações que garantirão mais qualidade de vida dos garanhuenses. “A criação deste Conselho era uma necessidade do município. Agora, nós vamos não somente planejar, mas implementar as políticas públicas para a segurança alimentar da nossa gente. Além do mais, teremos a responsabilidade de coordenar as ações multisetoriais. Governo, setor privado e sociedade civil, para que melhoremos as condições de alimentação, principalmente da população mais carente”, destacou o secretário.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários