O presidente da Agência Condepe/Fidem, Jaime Prado compôs a comitiva de representantes do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (Fnem), que participou em Brasília, esta semana, de diversos encontros envolvendo questões e políticas públicas metropolitanas, que impactam nas cidades integrantes destes territórios.
Além do presidente, a Condepe/Fidem esteve representada pelo diretor de Governança Metropolitana Interfederativa, Cláudio Manguinho. Durante a programação, os gestores da autarquia fomentaram a pauta ao lado de representantes de entidades metropolitanas de Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
A primeira reunião do grupo, na terça-feira (02), foi realizada com o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia. Na ocasião, a comitiva fez uma apresentação do FNEM e as principais atividades que vem desenvolvendo, incluindo a organização de três reuniões preparatórias à Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças do Clima (COP-30), que acontecerá em novembro de 2025, em Belém/PA.
O secretário Denis Andia foi convidado a participar da primeira destas reuniões Pré COP-30, que ocorrerá em Recife em novembro deste ano (sob a organização da Condepe/Fidem e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo). Outros dois eventos neste sentido serão realizados no Maranhão e no Paraná no primeiro semestre de 2025. Estes encontros definirão o protocolo e agenda de atuação do que será apresentado no evento internacional.
Na reunião com o secretário Denis Andia também houve a tratativa sobre os projetos do Novo PAC para as regiões metropolitanas brasileiras e a possibilidade da participação do FNEM no Estudo Nacional de Mobilidade.
A segunda pauta ocorreu na Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, contando com a presença do secretário Carlos Tomé e dos diretores de Estruturação e Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Cristiana Scorza e de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital, Iuri Della Giustina. Os gestores tiveram a oportunidade de conversar sobre o Estatuto da Metrópole e a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
Por fim, a comitiva do FNEM foi recebida na Câmara dos Deputados pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Eunício Oliveira. Eles dialogaram sobre a possibilidade de uma maior interação com a Comissão Nacional de Desenvolvimento Urbano com relação às políticas referentes às regiões metropolitanas. Ficou acordado que, após o termino do recesso do legislativo, a Comissão de Desenvolvimento Urbano promoverá uma audiência pública para tratar sobre o tema metrópole.
Para Jaime Prado a agenda em Brasília criou interfaces entre a FNEM e Secretarias Nacionais, com todos concordando com a importância da participação das entidades metropolitanas no processo de promoção do desenvolvimento urbano nas metrópoles.