O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar divulgou , nesta quinta-feira (27), a lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Esse reconhecimento, conhecido como os “Cabeças” do Congresso, destaca 100 parlamentares que se sobressaem pelo poder de liderança, capacidade de articulação e influência na formulação das políticas públicas.
Entre os 513 deputados e 81 senadores, o deputado Felipe Carreras (PSB/PE) aparece na 39° colocação. Para o parlamentar, ser incluído nessa prestigiada lista é um testemunho do trabalho dedicado e do compromisso contínuo com os interesses da população brasileira. “Este reconhecimento é fruto de muito trabalho, dedicação e compromisso com os brasileiros e pernambucanos e com o desenvolvimento do nosso país. Esta conquista é de todos nós. Continuarei empenhado em representar os interesses de nossa gente com responsabilidade e transparência”, afirmou Carreras.
O reconhecimento do DIAP é baseado em critérios rigorosos, que incluem a análise da participação dos parlamentares em debates, comissões, votações e na formulação de propostas legislativas. Na definição do DIAP, os “Cabeças” do Congresso Nacional são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades. Entre os atributos que caracterizam protagonismo no processo legislativo, está a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão. É o parlamentar que, isoladamente, ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo.