O principal objetivo da Frente é criar Leis e implementar ações que possam dar passos significativos na luta contra a discriminação racial em Pernambuco
A manhã desta terça-feira (14) foi histórica para a Assembleia Legislativa de Pernambuco: a partir de solicitação do mandato do deputado Doriel Barros, a Casa instalou a Frente Parlamentar de Combate ao Racismo.
“Apesar de ser a maioria da nossa população, o povo negro ainda é o que mais enfrenta o empobrecimento, tem menos acesso à educação e saneamento básico e menos representatividade em cargos de poder. É por isso que essa Frente é tão importante, afinal, não existirá Democracia plena enquanto persistir o Racismo”, afirma o presidente do PT em Pernambuco.
A Frente Parlamentar de Combate ao Racismo teve alguns encaminhamentos, como: escuta sobre a questão do Racismo em cada região de Pernambuco; promoção de diálogo com a Amupe; promoção de diálogo com o Governo do Estado; diálogo com a Fundação Palmares e Ministérios da Igualdade Racial e Direitos Humanos; além da elaboração de proposições e articulações junto ao Poder Legislativo e Executivo.
Participaram do lançamento da Frente os deputados João Paulo e Diogo Moraes; a deputada Rosa Amorim; o Superintendente Geral da Alepe, Isaltino Nascimento; Lindinere Ferreira, Coordenadora Regional Nordeste da CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras; Lepê Correia, pesquisador da cultura afro e doutor em Educação; Paulo Roberto, diretor da FETAPE; Westei Conde, promotor do Ministério Público; e representantes de diversos movimentos sociais e sindicais.