O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promoverá no Recife (PE) o primeiro evento do Programa (re)CONEXÕES na região Nordeste. O evento será realizado em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Secretaria Estadual de Turismo e Lazer.
O (re)CONEXÕES, que visa a elaboração de relatórios de sistematização e análises de conteúdos referentes ao processo de construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, acontecerá no próximo dia 4 de junho, no Centro Cultural Cais do Sertão, localizado no Armazém 10, Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, das 9h às 18h. Profissionais de museus, coletivos, pontos de memória e grupos sociais poderão participar do evento presencialmente.
“Pensar o futuro do segmento museal brasileiro exige muitas trocas e diálogos para a criação de políticas sólidas e efetivas. Pernambuco tem muito a acrescentar nessa construção coletiva, com toda sua tradição e expertise em museus, capaz de trazer contribuições que certamente fortalecerão o setor nos próximos anos”, afirma a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
As inscrições serão realizadas através do site pelo link
(https://forum.museus.gov.br/inscricao-individual/). Atenção: ao inserir os seus dados de cadastro, quando enviar a inscrição, você será direcionado para outra página, onde deverá escolher em qual região deseja participar do evento (re)CONEXÕES.
Sobre o (re)CONEXÕES
Lançado em janeiro deste ano, o (re)CONEXÕES é uma retomada do Programa Conexões, lançado pelo Ibram em 2012. Nesta edição de 2024, essa atividade tem como objetivo realizar uma consulta ampla, democrática e potente, visando coletar contribuições para a construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, um documento de planejamento global e de longo prazo voltado ao setor museológico no Brasil.
Para a presidenta do Ibram, “O Programa (re)CONEXÕES é central para restabelecer os laços entre os entes federativos e, principalmente, para discutir coletivamente a revisão da PNSM. É uma ação estruturante do Instituto, de fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e, especialmente, do setor museal, que se encontrará em novembro no 8º Fórum Nacional de Museus, em Fortaleza.”
Todas as contribuições resultantes das discussões serão sistematizadas e encaminhadas para votação e aprovação no 8º Fórum Nacional de Museus.