Foi realizada na manhã desta segunda-feira (06), no salão do júri do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, a abertura oficial da 2ª Semana Estadual da Conciliação. O evento é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e a Casa de Justiça e Cidadania (CJC).
O seminário “Justiça Restaurativa: a linguagem pacífica do judiciário”, abriu as atividades da semana com as palestras: “Métodos adequados de solução de conflitos: ações de direito de família no Cejusc”, ministrada pela professora de curso de Direito, Marília Cavalcanti; “O papel das instituições jurídicas no acesso à mediação dos conflitos sociais”, com a advogada Lívia Mariane e a palestra “Mudança de paradigma: cultura do litígio à cultura de paz no processo civil brasileiro”, com o professor e coordenador do curso de Direito da Aesga, Reinaldo Alves.
A abertura do seminário foi feita pela juíza titular da 1ª Vara da Família e Registro Civil e coordenadora do Cejusc Garanhuns, Dra. Maria Betânia Duarte Rolim, e a mediação pela assessora Jurídica da CJC, Clarissa Melo. A Semana Estadual da Conciliação segue até o dia 10 de maio com diversas atividades voltadas para a mediação e a conciliação extrajudiciais, além de grande Ação de Cidadania, realizada nesta quarta-feira (08), das 8h30 às 13h30, na Avenida Júlio Brasileiro – por trás do Fórum.