A imagem lembra situações como as dos anos 70, onde o transporte predominante era o velho e bom carro de boi, mas isso já não é concebível em 2024, onde os recursos federais que chegam aos municípios são de milhões.
Nesse sábado (20), à 1 km da Itã, distrito de Carnaíba, o senhor Zé Leite que vinha de Serra Talhada após tratamento de hemodiálise foi levado por familiares, sendo empurrado em um carro de boi para atravessar o rio Pajeú.
O local onde há anos devia ter uma ponte, recebeu na semana passada uma comitiva da gestão municipal com várias máquinas e caçambas, porém sem nenhum planejamento técnico, fizeram uma obra que durou menos de uma semana porque foi levada pela água.
O município de Carnaíba vive hoje uma precariedade quando se trata de mobilidade, várias comunidades ficam isoladas em períodos de chuva por falta de pequenas pontes e passagens molhadas. Comunitários alegam que vêm se investindo muito em quadras de esportes e muitas delas ficam sem uso e que seria mais adequado investir em pontes e passagens molhadas.
A família de senhor Zé Leite vive essa situação três dias por semana, a ambulância que em virtude das estradas deveria ser um veículo 4×4, na verdade é uma Fiat Fiorino e só faz o transporte do paciente na parte asfaltada, depois é a família quem leva até a sua residência no sítio Itã dos Leites, no velho e bom carro de boi.
Na última sexta-feira, o vereador Neudo da Itã denunciou em vídeo o mal uso dos recursos, exatamente nesse local: “São 20 anos sem dar atenção às estradas e agora no ano eleitoral vem fazendo obras irresponsáveis, sem projeto e sem planejamento, só para mandar para o lixo o dinheiro do povo”, disse Neudo ao blog PE Notícias.