Parlamentar defendeu a tecnologia como aliada para ampliar a participação social nesses espaços
O deputado Sileno Guedes (PSB) participou como palestrante convidado, nesta terça (12), de um painel sobre transformação digital e o Poder Legislativo no Brasil. O debate, que ocorreu durante o evento Conecta Recife, promovido pela prefeitura, teve o objetivo de atualizar o público presente sobre iniciativas adotadas nas casas legislativas a partir das ferramentas tecnológicas.
Com base em sua experiência à frente de iniciativas de participação popular nos períodos em que foi vereador, secretário municipal e secretário estadual, Sileno elencou alguns esforços da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para ampliar a participação do povo nos espaços de decisão, a exemplo dos investimentos em comunicação e na digitalização de processos.
“Temos uma casa legislativa em que tudo tramita de forma digital e em que a população pode ter acesso a diversos canais para se comunicar com os deputados e influenciar na criação de leis, por exemplo. Nossa legislação prevê a possibilidade de projetos de lei de iniciativa popular. Digo que esse contato ficou mais facilitado com a tecnologia, que nos põe o tempo todo perto do cidadão, seja pelas nossas redes sociais ou por outros canais. O contato com as ruas, o olho no olho do cidadão, é fundamental, mas a tecnologia é uma aliada para encurtar essas distancias”, elencou o deputado.
Sileno também falou de problemas do cotidiano que envolvem soluções tecnológicas e que estão na pauta do Legislativo, a exemplo da integração temporal nos ônibus da Região Metropolitana do Recife, que é feita com o bilhete eletrônico no limite de apenas duas horas, o que tem gerado queixas dos passageiros. “Esse é o típico problema que pode ser resolvido a partir de algumas decisões que envolvem a tecnologia, mas que passam pelo Poder Executivo e também por nós do Legislativo, que podemos contribuir para que o poder público dê as respostas de que a população precisa”, avaliou o parlamentar.
O painel também contou com a participação da deputada estadual Edna Auzier (PSD), do Amapá, e do vereador do Recife Zé Neto (PROS). A mediação coube ao secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da capital pernambucana, Rafael Figueiredo.
Fotos: Wesley D’Almeida