Um projeto educacional realizado em uma das escolas integrais do município de Garanhuns foi classificado em meio a 3.460 inscritos. “Libras na Escola” foi selecionado na Etapa Estadual do Prêmio Educador Transformador, realizado pelo Sebrae, Instituto Significare e Bett Brasil. Desenvolvida na EFITI José Ferreira Sobrinho, no Distrito de São Pedro, a iniciativa visa a inclusão com o ensino da Língua Brasileira de Sinais no ambiente escolar.
O projeto concorreu na Categoria Ensino Fundamental – Anos Finais. Criado pela professora Juliana Di Paula no ano de 2022, o grupo de estudos envolve mais de 120 estudantes. 25 jovens atuam como monitoras, participando ativamente das aulas, que envolve o ensino básico de Libras e musicalização. Além disso, foi formado um grupo cultural que realiza apresentações em alguns eventos.
O Prêmio Educador Transformador tem o objetivo de valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todos os cantos do Brasil. São classificadas ideias que mobilizam os estudantes de instituições de ensino públicas ou privadas, descobrindo problemas e oportunidades, transformando ideias e formulando respostas para problemas reais da vida.Foto: Vinicius Vilela