Moradores de Candeias e de bairros vizinhos, como Piedade, Cajueiro Seco, Prazeres e Barra de Jangada, participaram, na noite de ontem (14), de mais uma edição do Bora Mudar Jaboatão, movimento de escuta popular comandado pelo ex-prefeito e pré-candidato do PT à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes.
Desde o ano passado, Elias tem percorrido as comunidades do município para dialogar com a população e elencar as prioridades de cada localidade, ao passo em que pontua as ações desenvolvidas no período em que governou a cidade, entre 2009 e 2016.
A edição de ontem, em Candeias, foi norteada pelo sentimento de emoção e a vontade do povo por mudança. Assim como ocorre nas demais comunidades, não faltaram críticas à atual gestão municipal, principalmente em áreas sensíveis como saúde, educação, infraestrutura e assistência social.
Elias observou, na ocasião, os prejuízos causados à cidade nos últimos sete anos em decorrência do abandono de projetos exitosos e da inoperância dos governos Anderson Ferreira (PL) e Mano Medeiros (PL).
“Fomos responsáveis por avanços significativos e o que vemos hoje, nas sete regionais do município, é um cenário de total sucateamento dos equipamentos públicos e as políticas assistenciais. É como se hoje a cidade não contasse com qualquer tipo de zeladoria. Não há hoje uma liderança com capacidade de dialogar em busca de recursos. E o resultado dessa inércia é sentido principalmente por aqueles que mais precisam do apoio do poder público”, ressaltou Elias.
Entre os principais pontos abordados no Bora Mudar Jaboatão em Candeias estão o abandono das obras de engorda da orla, que têm propiciado o avanço do mar; a falta de parcerias com a comunidade para alavancar serviços essenciais como a requalificação de vias e espaços públicos de cultura e lazer; e o caos instalado nas unidades de saúde da rede municipal, a exemplo da UPA de Barra de Jangada.