Nova unidade de ensino foi entregue nesta segunda-feira (4); cerca de 80 crianças estão sendo beneficiadas com o novo equipamento
Em março do ano passado, durante as comemorações dos 486 anos da cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, anunciou obras em dez novas creches, sendo cinco construções e cinco ampliações. Entre os compromissos assumidos pela gestão municipal, à época, estava a Creche Escola Municipal da Imbiribeira, que foi entregue nesta segunda-feira (4), com foco no fortalecimento da educação infantil na Rede Municipal de Ensino do Recife. Cerca de 80 crianças, distribuídas entre os grupos I e IV, estão sendo beneficiadas com o novo equipamento. O prefeito João Campos visitou o local para conferir o resultado do serviço.
“Todas as áreas disponíveis do Recife precisam ser usadas com interesse social, como é o caso do local aqui onde fica a Creche Escola da Imbiribeira. Ela foi construída em um local que era um depósito de lixo e atrapalhava bastante a vida das pessoas ao redor, e foi muito desejada. Ela faz parte do nosso projeto Infância na Creche, que tem o objetivo de duplicar o número de vagas em quatro anos, meta que já estamos bem perto de atingir”, explicou o prefeito João Campos. “Cada entrega dessa celebra o direito das crianças de poderem estudar em um ambiente de qualidade, cada matrícula representa um sonho, uma vida e toda a família é beneficiada, já que quando uma criança tem um espaço para aprender e está onde deveria, que é a sala de aula, os familiares têm a oportunidade de conseguir trabalhar sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados”, completou o prefeito.
Com um investimento de cerca de R$ 1 milhão, a nova creche – que está em atividade desde o início do ano letivo – amplia a oferta de vagas na educação infantil da região. A estrutura moderna inclui salas de aula; sala de recursos multifuncionais; área administrativa; banheiros masculinos e femininos para adultos e crianças; cozinha e refeitório. Com dois pavimentos interligados por escadas e uma plataforma elevatória, a Creche Escola da Imbiribeira garante a acessibilidade em todos os seus ambientes. As crianças serão atendidas na creche em regime de tempo integral.
Sara Barros, 33, mora na Imbiribeira e é mãe do pequeno Benjamin, de um ano de idade. Ela contou como a confiança na Creche Escola impactou positivamente no seu dia a dia. “Eu precisava bastante de um ambiente acolhedor para deixar o meu filho e encontrei isso aqui na Creche da Imbiribeira. Todos os profissionais são maravilhosos e Benjamin recebe todo o apoio, carinho e educação que ele precisa. Realmente é muito bom, porque eu saio para trabalhar sabendo que ele está bem, seguro e alimentado. O processo de adaptação também é da mãe e todos são muito acolhedores, desde o momento da matrícula”, comemorou Sara.
A construção da Creche Escola da Imbiribeira faz parte do Programa Infância na Creche, que tem como principais objetivos qualificar a educação infantil no Recife, ampliando a oferta de vagas. O compromisso assumido pela gestão municipal com o programa é dobrar o número de vagas em creches até o final de 2024, meta que será cumprida. Até o momento, 80% da meta já foi atingida. O Infância na Creche, que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife – em torno de R$ 150 milhões – envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).
Fred Amancio, secretário de Educação do Recife, destaca a importância da entrega da nova unidade de ensino como um passo significativo no fortalecimento da educação infantil na capital pernambucana. “É um momento de festa. A inauguração da Creche Escola da Imbiribeira não só reafirma o compromisso que o prefeito João Campos tem com a educação, mas também o comprometimento da gestão em oferecer uma educação de qualidade desde a educação infantil. Estamos investindo no futuro das nossas crianças, criando um ambiente educacional moderno e inclusivo que, sem dúvidas, vai ajudar no desenvolvimento de cada uma delas”, disse.
FOTO: Rodolfo Loepert / PCR